Cultivo do amendoim

Cultivo do amendoim

Os amendoins pertencem à familia das leguminosas, tal como as ervilhas e os feijões. É uma planta curiosa com a particularidade de possuir flores auto polinizadoras, que crescem em direcção ao solo, entranham-se e ai desenvolvem as vagens.

O ciclo do amendoim leva em média 100 a 120 dias e cada pé de amendoim quando cultivado em condições ideais dá em média 30 a 50 amendoins.Trata-se de uma planta que gosta de locais com boa exposição ao sol e temperaturas amenas entre os 17 e os 30º. Prefere solos arenosos, férteis, com boa drenagem e quentes. Não tolera solos ácidos e quando necessário é aconselhado fazer uma calagem 1 a 2 meses antes da sementeira.

Sementeira do amendoim


Normalmente a sementeira do amendoim dá-se entre Abril e Maio. Planeie a sementeira em dias secos, a chuva pode comprometer todo o processo e levar ao apodrecimento da semente do amendoim.

Prepare o local de sementeira, elimine as pedra e remova as ervas daninhas e incorpore matéria orgânica. Geralmente o amendoim não necessita de fertilizantes, mas caso opte por eles evite os que contenham alto teor de nitrogénio, que estimula o crescimento da folhagem em declínio do fruto.

Abra covas com aproximadamente 10 centímetros de profundidade e de largura e regue, de modo a facilitar a germinação. Deposite 3 a 4 sementes  por buraco na terra húmidae e  tape com terra seca.
Regue apenas depois da germinação, o amendoim é muito sensivel ao excesso de húmidade.

Tratos culturais do amendoim


À medida que a planta cresce o pé vai desenvolver hastes que vão dar origem a flores que vão murchar e encaminhar-se para o solo e dar origem às vagens de amendoim. Após esta fase e quando a planta atingir uma média de 30 cm, amontoe com terra à volta da planta.

Procure manter a terra húmida até à germinação, contudo deve evitar o encharcamento.
O amendoim agradece regas frequentes, mas apesar de gostar de alguma humidade a raiz da planta não resiste ao encharcamento.
Quando as plantas alcnçarem 15 a 20 cm, faça um sacha leve ao redor da planta de modo a soltar a terra.

Colheita e armazenamento do amendoim


Quando a planta do amendoim começar a adquirir uma coloração amarelada, é sinal que está na hora da colheita.
Desenterre a planta com uma forcada, enterre-a por baixo da planta levante e sacuda a terra com cuidado.
Depois de desenterrar o pé de amendoim, pendure-o no sitio quente e seco, este processo vai permitir ao amendoim acabar de amadurecer e secar. Após uma secagem de três a quatro semanas, separe as vagens de amendoim dos caules e deixe-os continuar a secagem num lugar quente e seco.

Como preparar  amendoim


Para consumir o seu amendoim leve-o a torrar no forno a 170º por uma média de 20 minutos. Depois de torrado feche-o hermeticamente de modo a conservar as características desejadas.
Sugiro que leia os: benefícios dos amendoins para a saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário