Cultivo da stevia

Cultivo e plantação da stevia a planta adoçante
 A stevia (Stevia Rebaudiana) é uma planta herbácea originária do Paraguai e actualmente é cultivada em várias partes do mundo. É uma planta perene de crescimento rápido, que pode manter o ciclo de vida por 4 a 6 anos. Apresenta um sistema radicular desenvolvido, caules erectos pilosos e frágeis, com folhas simples, inteiras e lanceoladas.
O grande potencial da stevia e a grande finalidade vai para a produção de adoçantes naturais, porém a planta também apresenta características e propriedades terapêuticas de grande interesse à saúde: Benefícios da stevia

As condições do clima e os cuidados determinam a produtividade e a qualidade do produto. A stevia é uma planta tropical, como tal gosta de clima quente e dias longos, mas apesar desta preferência a planta cresce bem noutras partes do mundo, apesar de apresentar um comportamento diferente. A planta aprecia solos ricos em matéria orgânica e húmidos, mas com boa drenagem. O pH do solo deve se situar entre os 5,5 e 7,5. Embora a stevia se desenvolva em pleno sol, ela prefere a meia sombra, onde apresenta um maior crescimento vegetativo. A temperatura ideal situada entre os 15ºC e o 30ºC.

Multiplicação e plantação da stevia

A maneira mais viável de multiplicação da stevia é por enraizamento de estacas, contudo também é possível fazê-la por sementeira apesar de ser menos plausível, pode originar uma variedade de plantas diferentes, não garantido a qualidade do produto.

Recolha uma estaca de stevia com aproximadamente 10 centímetros, certifique-se que não termina em flor. Retire 2 a 3 folhas da base da estaca e enterre essa porção em turfa humedecida e pressione o galho com os dedos. Mantenha a terra húmida mas sem exageros. Coloque os vasos em lugar quente e sombreado, fora da incidência directa dos raios solares.
Poderá também enraizar as estacas de stevia colocando as hastes da planta em água. Troque a água regularmente até as hastes enraizarem.

Ao cabo de aproximadamente 30 dias, dependendo das condições, começam a surgir brotos novos, nessa fase coloque a nova planta num local mais eliminado. Cerca de um mês depois, transplante directamente para o local definitivo, com o cuidado de não desfazer o torrão de terra.

Tratos culturais e colheita da stevia


Em condições equilibradas a stevia é resistente a fungos e a pragas. O excesso de regas, ou de adubos nitrogenados pode quebrar esse equilíbrio.

A stevia é uma planta que não tolera longos períodos de seca, exige que o solo mantenha sempre um nível de humidade adequada, de modo a proporcionar um nível de desenvolvimento satisfatorio. Durante o verão regue a planta diariamente, dando preferência à rega matinal. Na primavera e no Outono, as regas devem ser mais controladas, o ideal é ir vigiando de modo não encharcar o solo e manter uma suave humidade.

A stevia é muito sensível ao excesso de adubos químico, eles podem danificar gravemente ou matar a plantas. A melhor maneira de a nutrir será com matéria orgânica, que quando é de boa qualidade uma aplicação por ano é suficiente.

A remoção das ervas daninhas é essencial, a stevia não se dá bem com a concorrência, além disso as ervas daninhas podem contaminar o produto quando recolhidas acidentalmente junto com os raminhos da stevia.

A colheita é feita 3 a 4 vezes por ano, realiza-se com um corte proximo ao solo, deixando pelo menos um par de folhas, de modo a permitir nova germinação. O momento mais oportuno da colheita corresponde ao inicio da formação de botões florais, é nesta fase que a planta apresenta maior teor de carboidratos.
As folhas devem ser secas fora da incidência dos raios solares. Escolha um local quente escuro e seco, de modo a permitir uma secagem uniforme.

Curiosidades

No inicio do ciclo a stevia não apresenta ramificações, mas depois da primeira poda, chega a gerar aproximadamente 25 caules.

A China é dos maiores produtores de stevia, contudo as suas folhas não são tão doces quanto as produzidas na América do sul. A planta também começa a ser produzida noutros países, porém a comerciabilidade é um pouco mais difícil devido à competição de preços com a China.

1 comentário:

  1. Adoro Stevia Alguém sabe onde é que posso comprar a planta aqui na zona de Leiria? Obrigada

    ResponderEliminar