Calda Insecticida de folhas de tomateiro

Calda Insecticida de folhas de tomateiro

O tomateiro Solanum lycopersicon é uma planta conhecida no meio das pequenas e grandes hortas. O principal interesse desta planta está nos seus saborosos frutos frescos e suculentos, o tomate (Benefícios do tomate). Mas os seus beneméritos não se ficam pela alimentação, as folhas do tomateiro têm propriedades inseticidas. São ricas em alcaloides, que repelem vários tipos de insetos, vermes e lagartas. Uma alternativa natural que substitui os perigosos químicos, que matam as pragas, mas também alteram o equilíbrio da natureza e tornam os alimentos nocivos.

Como fazer uma calda inseticida de folhas de tomateiro


200 gr de folhas de tomateiro picado
1/2 litro de água
2 litros de água

Poderá preparar a calda de folhas de tomateiro de duas maneiras:
1-Coloque as folhas de tomateiro picado a macerar na água, por 12 horas. Coe e acrescente os  restantes 2 litros de água.
2- Ferva as 200 ge de folhas de tomateiro no meio litro de água. Deixe arrefecer, coe e dilua em 2 litros de água antes de utilizar sobre as plantas.
Aplique o preparado com um pulverizador, pulverize as plantas nas horas de menos calor.

As aparas resultantes da poda do tomateiro podem perfeitamente ser utilizadas. Nesta solução todas as parte aéreas do tomateiro são aproveitadas, os ramos também apresentam as propriedades inseticidas e repelentes. Poderá igualmente guardar a calda inseticida antes de a diluir, numa garrafa bem fechada e guarda-la em local escuro.

A calda que aqui foi proposta, tal como foi descrita, serve para afastar insetos, pulgões, lagartas e vermes. Dentro das mesmas características naturais, sugiro uma outra calda (Calda de cavalinha), que também atua contra pragas e contra doenças fúngicas como míldio, oídio, lepra dos pessegueiro, entre outros.

5 comentários: