Cultivo da melancia

Cultivo da melancia

A melancia (Citrullus lanatus) é uma planta herbácea anual com crescimento rasteiro e características trepadeiras, que pertence à família das cucurbitáceas. Possui sistema radicular superficial, os ramos podem atingir vários metros de comprimento, as folhas são trilobuladas triangulares, as flores são  pequenas e amarelas, separadas em femininas e masculinas. O fruto apresenta forma arredondada ou ovalada, casca lisa e brilhante, com polpa macia e sumarenta, que além de fresca, deliciosa e baixa em calorias, é rica em propriedades medicinais: (Benefícios da melancia para a saúde)

Condições favoráveis à cultura da melancia


Solo: A melancia pode ser cultiva em diversos tipos de solos, desde que não sejam muitos húmidos e apresentem uma boa drenagem, devem igualmente ser ricos em matéria orgânica e pH situado entre os 6 e os 6,8.

Nutrientes: A melancia é uma cultura de ciclo curto, por isso exige uma boa disponibilidade de nutrientes, eles são indispensáveis ao bom desenvolvimento da planta e à qualidade do fruto. O fornecimento dos nutrientes faz-se com uma boa incorporação de composto orgânico ao solo, complementado com aplicação de biofertilizantes que podem ser aplicados via foliar ou via rega.

Temperatura: A melancia aprecia climas quentes, é pouco tolerante ao frio, a temperatura ideal localiza-se entre os 20ºC e os 34ºC. Os períodos frios provocam baixa de floração e propiciam frutos pequenos e deformados. As temperaturas demasiado quentes também são prejudiciais, podem levar ao rachamento dos frutos.

Localização: As melancias apreciam sol direto e baixa humidade ambiental. O período ideal do desenvolvimento e maturação dos frutos coincide com os dias longos e noites quentes. Nas condições de baixa humidade relativa do ar, as melancias atingem maior qualidade e sabor.

Uma boa produção de melancias depende de uma polinização eficiente, que é garantida pelas abelhas, na ausência destes insectos polinizadores é recomendada auxiliar com a polinização manual.

Sementeira e plantação da melancia


A época de sementeira da melancia inicia-se entre Abril e Maio. Cave o solo e execute a limpeza eliminando pedras e ervas daninhas. Abra uma cova, fertilize-a com composto orgânico à razão de 0,5 L a 1,5 L por cova, dependendo do nível de matéria orgânica do solo. Poderá adicionar cinza de madeira na altura da plantação, ela é rica em potássio que aumenta o teor de açúcar no fruto (As vantagens da cinza na agricultura). Tape a cova com a terra, semeie 3 a 4 sementes a uma profundidade de 3 a 4 centímetros e regue. Geralmente a germinação leva entre 4 a 14 dias.

O espaçamento entre plantas deve regular 1,5 m x 2.00 a 2,00x3,00m, dependendo das variedades. O espaço é essencial para permitir que os ramos da melancia se expandam sem empecilhos, já que estes podem atingir os 3 a 5 metros de comprimentos. Depois da germinação elimine as plantas que apresentem menos vitalidade, mantendo apenas uma por cova. O arranque deve ser feito apos uma irrigação, de modo a não danificar a raiz da planta escolhida.

Em regiões de clima mais frio poderá efetuar a sementeira da melancia em vasos com 10 centímetros de largura e colocá-los num ambiente protegido e com boa luminosidade. Deverá realizar o transplante quando passar o risco de geadas e as plantas apresentarem 2 folhas definitivas.


Tratos culturais da Melancia



  • Controle as ervas daninhas ente as plantas de melancia, repita a operação as vezes necessárias de modo a manter a cultura limpa e evitar a competição pelos nutrientes.
  • Regue a planta regularmente mas sem encharcar, tendo o cuidado especial de não deixar faltar água no período da frutificação. Na fase próxima à maturação da melancia reduza as regas, o excesso de água pode levar a frutos insípidos e ao seu rachamento.
  • Nas épocas de grande humidade a planta é muito susceptível ao ataque de fungos, principalmente ao oídio. É recomendado aplicação preventiva de uma calda protetora. Encontrará essas qualidades na calda de leite, ela atua no controle da doença e como fonte de nutrientes. Veja aqui os pormenores: (Leite de vaca no tratamento das plantas)
  • Elimine os frutos que apesentem anomalias fisiológicas e mantenha apenas 3 a 4 frutos por planta.
  • É recomendado evitar o contato direto do fruto com o solo, coloque o fruto sobre sobre uma cama de palha, preferencialmente na vertical (a parte apical voltada para baixo), este método reduz a superfície de encosto e melhora o aspeto do fruto.  


Colheita das melancias


Geralmente a maturação dos frutos dá-se 80 a 85 dias após a sementeira nas variedades mais precoces e 120 dias nas variedades mais tardias.
A melancia deve ser colhida com o talo, de modo a prevenir podridões na conservação.
A maturação verifica-se quando a parte em contacto com o chão fica amarela (passa de esbranquiçada a amarela), o pedúnculo do fruto começa a secar e quando se bate no fruto com os dodos dobrados ela imite um som meio oco. Segundo a crença popular a melancia está madura quando o píncaro encaracolado perto do pedúnculo se apresenta seco. Uma crença válida e fiável.


Curiosidades sobre a melancia


A melancia é uma das cucurbitáceas mais cultivadas do mundo, sendo a China a maior produtora mundial e a Espanha a maior produtora da Europa. 
Cresce espontaneamente nas savanas Africanas, sendo encontradas em abundancia nas planícies. Foram domesticadas há mais de 5000 anos.

As flores masculinas e femininas da melancia apresentam-se separadamente na mesma planta. Sendo que cada flor conserva-se aberta apenas por um dia. As abelhas são as principais agentes polinizadoras da melancias, sendo totalmente desaconselhada a aplicação de produtos tóxicos na época de floração. 

1 comentário: