Arália - Fatsia japonica

Cuidar a Arália - Fatsia japonica
Nome cientifico: Fatsia japonica
Família: Araliaceae
Género: Fatsia
Origem: Ásia, China, Japão
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares
: Arália, Arália japonesa, Fátsia.

A Arália (Fatsia japonica) é uma planta atraente e particularmente resistente, que pertence à família Arilaceae.
 
Apresenta uma linda folhagem e pode desenvolver-se tanto no interior como no exterior. Do seu caule ereto e semi lenhoso, surgem as folhas de tonalidade verde escuro, fortemente lobadas, que podem alcançar os 30 centímetros de largura.

As inflorescências da Arália aparecem no Outono. As flores são agrupadas em jeito de pequena esfera, de cor branco creme, das quais surgem aglomerados de pequenas bagas pretas carnudas não comestíveis.

Como cuidar a Arália (Fatsia japonica)



 Luz: Apesar de suportar a exposição solar direta a Arália cresce melhor em espaços sombrios e húmidos. O excesso de sol pode provocar o amarelecimento e queimadura das folhas. A Fatsia japonica var. variegata é uma outra variedade que apresenta manchas brancas na ponta das folhas e precisa de maior exposição solar para manter o contraste de cores.

 Temperatura- É tolerante ao frio e a geadas ligeiras. Apesar de ser uma planta relativamente resistente a várias temperaturas, a arália encontra as condições ótimas entre os 5 e os 10º no Inverno e os 15 e os 18º no Verão. As temperaturas baixas levam á perda da cor das folhas e posteriormente à sua queda, mas depois da planta ser reposta às condições ideais, elas voltam a rebentar.

 Regas: A irrigação deve ser regular nos meses mais quentes e deverá ser reduzida no inverno. A Arália aprecia o solo húmido, sendo recomendada a rega antes que este seque por completo. Em climas secos é recomendado fazer pulverizações foliares com água da chuva ou de nascente.

 Transplante: Apesar de a Fatsia ser uma planta que alcança  tamanhos consideráveis, não se deve exagerar no tamanho do novo vaso. Pode ser cultiva em vários tipos de solos, desde que sejam ricos em matéria orgânica e apresentem boa drenagem. Não tolera solos demasiado secos ou encharcados.

 Fertilização: Durante o período de crescimento acrescente adubo liquido indicado às plantas de folhagem na água da rega, com intervalos de 15 dias.

 Poda: Com o tempo a arália tende a perder folhas nas partes inferiores, ficando com aspeto um pouco desgrenhado. É recomendado o corte dos troncos de modo a promover nova rebentação e garantir a densidade desejada. Depois do corte recomenda-se a aplicação de enxofre em pó para favorecer a cicatrização da incisão.

 Cuidados: Não deixe acumular o pó nas folhas da planta. Devido ao tamanho das suas folhas, é muito fácil remover o pó, basta passar uma esponja ou pano húmido regularmente.

 Pragas e doenças: A presença de folhas pegajosas e deformadas, é um forte indicio de que a arália está a ser atacada por pulgões, cochonilha ou ácaros. Eles sugam a seiva e enfraquecem a planta. Passe as partes afetas com um algodão embebido em álcool, ou aplique uma solução natural (Inseticida de bicarbonato de sódio).

Multiplicação da Arália


A panta pode ser multiplicada por semente, por estaca, pelos rebentos laterais ou mergulhia aérea. Seja qual for o método a propagação é muito fácil, contudo a utilização dos rebentos laterais é o processo mais rápido.

Sementeira:  Na Primavera semeie as sementes que o próprio exemplar produz durante o inverno. Escolha um substrato ligeiro e mantenha em local protegido com temperaturas entre os 10 e os 15º. As novas mudas devem ser replantas e colocadas em ambiente protegido até alcançarem alguma resistência.
Estacas de caule: Aproveite as estacas da poda, elimine as folhas basais e plante num substrato leve, com o cuidado de o manter húmido. Poderá facilitar o processo usando um enraizador: (Hormonas de enraizamento caseiras)
➢ Rebentos laterais: Este procedimento é muito simples, retirem-se as pequenas plantas que surgem à volta do tronco da planta mãe. Faz-se com ajuda de uma faca, com o cuidado de retirar algumas raízes e facilitar o pegamento.

Curiosidades sobre a Arália


A maior vantagem de ter uma arália, é o facto de ela dificilmente ficar doente e exigir poucos cuidados, sendo uma boa opção para quem não têm muito tempo.

A variedade Fatsia elegantíssima, também denominada por Arália falsa ou Arália elegante, apresenta folhas palmadas de tonalidade verde, compostas por 10 folíolos muito recortados.

Sem comentários:

Enviar um comentário