Columéia batom - Aeschynanthus radicans

Como cuidar a Columéia batom - Aeschynanthus radicans
A columéia batom (Aeschynanthus radicans), também conhecida por planta batom, é  nativa da Asia e pertence á família Gesneriaceae.

É uma planta pendente perene, rizomatosa, epífita, que apresenta flores vistosas, com um formato que lembram pequenos batons, surgem no Verão e atraem os beija flor.

Suas folhas surgem em ramos finos e longos, são ovaladas, opostas, um tanto carnudas e cerosas, de tonalidade verde levemente bronzeado.

Como cuidar a columéia batom (Aeschynanthus radicans)


Condições favoráveis: A columéia é uma planta de clima equatorial, sub tropical, tropical. A flor batom aprecia locais bem iluminados, com luz difusa, sem a incidência direta do sol. Se a planta apresentar caules demasiadamente alongados, poucas folhas e poucas flores, é indicativo de pouca luminosidade. Procure dar-lhe mais luz, caso contrário ela não irá resistir.
Gosta de ambiente quente, com temperaturas situadas entre os 18 e os 20º, com alto grau de humidade. Em Invernos mais rigorosos, recomenda-se que a columéia seja cultivada sob proteção, não suporta as correntes de ar, nem as geadas.

Transplante: A cada dois anos mude a sua columéia de vaso, procurando escolher um que tenha o diâmetro ligeiramente acima. O solo de cultivo deve ser fértil e apresentar uma boa drenagem e ser rico em detritos vegetais. Escolha uma mistura bastante porosa e arejada, inclua elementos como fibra de coco, musgo, casca de árvores, turfa.

Rega: A irrigação deve feita em intervalos regulares, mas sem excessos, a planta não tolera o encharcamento. Evite a água muito fria, a planta batom aprecia ser regada com água morna. No Inverno as regas devem ser reduzidas, sob o risco de lavarem as raízes da planta ao apodrecimento.
Se os ramos da columélia começarem a apodrecer e as folhas a caírem, quer dizer que ela está demasiado húmida. Se for o caso, deixe o substrato secar, diminua a quantidade de regas e forneça uma menor quantidade de água em cada irrigação. Caso as folhas enruguem ou sequem nas pontas, poderá ser falta de água.

Reprodução : A columéia batom propaga-se pela divisão da planta ou por estacas de caule, postas a enraizar na Primavera. Corte uma ponta do ramo com 10 a 15 centímetros, retire as folhas mais próximas da base e espete em subtrato poroso. Regue a estaca de modo a aconchegar a terra e mantenha em local protegido e bem iluminado, fora da incidência direta dos raios solares.
Geralmente o enraizamento é fácil, no seu ambiente natural, os caules das columéias enraízam quando encostam aos ramos da árvore

Usos : A columeia têm um grande valor decorativo, mesmo quando não está em floração, geralmente é usada em jardins verticais, jardineiras altas, cestas e vasos pendentes, pelo facto de os seus ramos chegarem a atingir um metro de comprimento e produzirem cascatas vistosas e abundantes. Presta-se ao plantio em placas de fibras, juntamente com outras plantas epífitas como algumas orquídeas, ripsális ou bromélias. Em climas amenos pode ser colocada no tronco das árvores.

Cuidados com a columéia batom


Evite trocar a sua columéia batom de lugar, elas não gosta de mudanças.
Borrife a planta regularmente com água tépida, de modo a aumentar a humidade do ar. Um dos principais sintomas de falta de humidade atmosférica é quando a planta apresenta um aspeto cansado e as suas folhas secam.
Se pretender obter uma planta mais densa corte as pontas dos ramos, esta prática vai permitir a formação de novas gemas. Pode sempre acima de um nó.
Adube a planta com um adubo equilibrado cada 2 semanas, pare no Inverno. Se os caules da sua planta se mostrarem finos e delgados, poderá ser um indicativo de falta de nutrientes.
Após a floração elimine a ponta dos galhos, cortando os caules pela metade do seu tamanho.

Curiosidades sobre a Aeschynanthus radicans


A columéia batom pertence ao género botãnico A eschynanthus, que conta com mais de 150 espécies. No seu ambiente natural é uma planta epífita, cresce no ramos das árvores, nas florestas tropicais, alimenta-se de resíduos que se acumulam nas fendas ou cavidades dos ramos. São da mesma família das violetas, apesar de diferirem muito no aspeto e nos cuidados. Leia também: Cultivo da Violeta Africana.

Nomes populares: Columéia batom, Planta batom, flor batom, lipstick (inglês).

Sem comentários:

Enviar um comentário