Cultivo das laranjeiras e citrinos no geral

Cultivo dos Citrinos
Os citrinos são uma especie, que pertencem à família Rutaceae, originários do sudeste tropical e subtropical da Asia. São árvores de folha perene, que podem atingir 5 a 10 metros de altura. Os frutos são ricos vitamina C, antioxidantes essenciais e em ácido cítrico, que lhes confere o sabor característico ácido.

Os citrinos são o grupo de árvores frutíferas nos quais se integram a laranjeira (Citrus sinesis), laranja amarga (Citrus aurantium), tangerina (Citros deliciosa), clementina (Citrus reticulata), limoeiro (Citrus limon), limeira (Citrus aurantifolia), entre outros.

A citricultura têm um grande peso em Portugal, sendo a região do Algarve a principal região de citrinos. O prestigio das laranjas do Algarve é reconhecido no mercado nacional e no Europeu, as suas características devem-se às condições edafoclimáticas da região e ao modo de cultivo pouco intensivo.

Manutenção e tratamento dos citrinos


A melhor localização para plantar um citrino é em locais abertos, em pleno sol, com pelo menos 6 a 8 horas de sol direto. Requerem muito calor e uma localização abrigada dos ventos fortes. Em zonas frias recomenda-se proteger o pé da árvore com uma camada de palha. Os citrinos resistem ao frio e a geadas ligeiras, desde de que a chegada do frio se verifique de um modo gradual, a descida brusca da temperatura na maioria das vezes danifica a madeira nova. É recomendado pulverizá-los com calda bordalesa, além de ser um fungicida preventivo ela enrijece a planta e torna-a mais resistente ao frio.

Os citrinos requerem um solo ácido ou neutro, com boa drenagem e rico em matéria orgânica, eles são muito exigentes, necessitam de ter todos os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento, sofrem facilmente de cloroses provocadas por carência de minerais.

Periodicamente remova as ervas daninhas ao redor do tronco da árvore, de modo a evitar elas roubem os nutrientes aos citrinos. 

Os citrinos são exigentes em água, apreciam regas abundantes na época de calor. A falta de água pode induzir a importantes perdas de produção e na altura da formação do fruto pode levar ao rachamento.

Plantação e propagação de citrinos


Todas as culturas comerciais são obtidas por meio do enxerto, é o método que garante manter a variedade pretendida. Para o porta enxerto é escolhida uma especie resistente às doenças e às pragas.
Embora também seja possível semear a semente dos citrinos com sucesso, as árvores obtidas só frutificarão muito mais tarde e a qualidade da fruta não é garantida, apesar de existirem algumas sementeiras bem sucedidas em que a nova planta produz fruta correspondente à variedade semeada. A germinação da semente é estimulada pelo frio, se quiser experimentar coloque a semente 2 semanas no frigorifico, na gaveta do frio antes da sementeira, em fim de Março, principio de Abril.

A plantação dos citrinos deve ser realizada na Primavera, quando já não há riscos de geadas. Ao plantar um citrino, abra uma cova 4 vezes mais larga que o torrão, coloque estrume bem curtido no fundo e cubra com alguma terra, de modo a que as raízes da planta não entrem em contato com ele. Coloque o torrão da planta e aconchegue-o com a terra. Não cubra acima do nível do vaso, enterre apenas até ao nível do ponto de inserção do caule com a terra. Calque muito bem a terra e no final regue abundantemente, de modo a eliminar as bolsas de ar que possam existir à volta das raízes.

Poda dos citrinos


A condução dos citrinos deve ser realizada desde cedo, de modo a educar e formar a arquitetura da planta.
Os citrinos não apreciam podas severas, elas deverão ser essencialmente podas de limpeza e de desbaste, que devem ser realizadas após a colheita dos frutos. É recomendado remover as partes secas e os ramos ladrões (ramos eretos com espinhos). Todos os ramos que estão virados para o interior da planta devem ser eliminados, devemos manter o  citrino come se fosse uma taça, de modo a manter a planta arejada e favorecer a entrada do sol.
Os cortes de maiores dimensões devem ser protegidos com uma pasta à base de cobre, de forma a a prevenir a entrada de doenças. (Utilidades e preparação da calda bordalesa)

Pragas dos citrinos


Os citrinos são atacados por vários tios de pragas, entre os ataques mais comuns encontram-se a mosca branca lanígera, a cochonilha, afídeos, mosca da fruta, fumagina e a lagarta mineira.

Cochonilha dos Citrinos
As cochonilhas são uma praga recorrente destas fruteiras, são pequenos insetos cinzentos que sugam a seiva da planta e segregam um óleo, que atrai outros insetos e torna a hospedeira susceptível ao ataque de fungos. Encontram-se habitualmente nas partes mais inacessíveis da planta como axilas das folhas, no veio das folhas, nos caules e até mesmo no fruto. Pode ser combatida com óleo de verão, um produto facilmente encontrado nas lojas de pecuária e que é permito em agricultura biológica.

Mosca branca dos CitrinosA mosca branca lanígera dos citrinos são pequenos insetos com asas brancas, que se encontram geralmente na parte inferior das folhas mais novas. As fêmeas depositam os seus ovos na superfície inferior da folha, após eclodirem as ninfas começam a sugar a seiva dos tecidos foliares, enfraquecendo o citrino. Assemelham-se às cochonilhas pelo facto de se apresentarem cobertas por uma especie de algodão. Estes insetos causam prejuízos no desenvolvimento e vigor da planta, além disso eles
também são vetores de viroses. A aplicação de inseticida deve ser ponderada.

Fumagina: É um fungo que surge após o ataque de outros parasitas. Torna o citrino menos eficiente na realização da fotossíntese. Pode ser removido com um jato de água ou com calda de sabão. Veja como a preparar: (Calda inseticida de sabão)

As lagartas mineiras abrem galerias e alimentam-se dos tecidos internos das folha mais tenras dos citrinos e causam atraso de crescimento nas plantas mais jovens. Nas árvores adultas a produtividade não é muito afetada. O control desta praga não é fácil,  porque ela encontra-se fora do alcance dos produtos de contato, sendo apenas combatida com produtos sistêmicos.

O citrino não dá fruta


É comum ouvirmos a minha árvore não frutifica, o melhor é dar-lhe uma coça! Apesar de esta afirmação parecer um tanto ou quanto cômica, ela funciona.
Quando plantamos uma árvore ela passa por um período de adaptação e é normal que ela não frutifique no primeiro ou no segundo ano. Porém o citrino poderá gostar tanto do local que começa a crescer vigorosamente, de tal modo que a planta nem se preocupa com a reprodução que é feita através dos frutos.
Ao darmos uma "coça" na árvore, interferimos com a normal circulação da seiva e a planta vai sentir-se ameaçada. Ao sentir-se em risco vai redirecionar as suas energias e entra na fase de produção, de modo a garantir a geração seguinte, criando sementes.

Sem comentários:

Enviar um comentário