Plantas que atraem abelhas

Plantas e flores que atraem abelhas
A polinização é o processo inicial da formação dos frutos e sementes. Dela depende o sucesso da fecundação do ovulo da flor e consequentemente o desenvolvimento e a qualidade dos frutos e das sementes.

Cerca de 85% das plantas com flores dependem dos polinizadores e as abelhas são as mais eficazes da natureza, elas são capazes de polinizar milhares de flores num só dia e visitam cerca de dez flores por minuto.  Albert Einstein dizia mesmo: "Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas quatro anos de existência". Mas a verdade é que a população de abelhas está a reduzir, elas morrem e desaparecem sem deixar rasto. Os especialistas defendem que este fenómeno pode estar associado ao ataque de parasitas,  às más práticas agrícolas, ao uso indiscriminado de agrotoxicos e à carência de matéria prima fornecedora de néctar.

Atualmente vislumbra-se outro perigo, as vespas velutinas conhecidas também por vespas asiáticas, elas atacam diretamente as abelhas e as colmeias, matando milhares de abelhas num só dia, pondo em risco a população. A vespa velutina nigritorax chegou à Europa em 2004, esta especie predadora veio por via marítima da China para Bordéus em França. Supõe-se que tenha vindo dentro de contentores num carregamento de bonsais. Desde então a praga têm vindo a alastrar-se na Europa e entrou no território português, em Setembro de 2011 foi detetado o primeiro ninho de vespas  em Portugal, perto de Viana do Castelo. Posteriormente alargaram-se para Braga e Vila Real, atualmente já há milhares de ninhos em Portugal e esta especie invasora já se encontra confirmada no Porto, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Alentejo.

4 medidas importantes para ajudar as abelhas


Existem diversas medidas no sentido de travar a extinção das abelhas, algumas simples, outras radicais, apenas ao alcance dos especialistas. Mas nós podemos ajudar a salvar as abelhas? Claro que sim, existem pequenas grandes-coisas que todos podemos fazer.

Plantar flores seja em jardim vasos ou floreiras é uma das medidas que se podem tomar para ajudar as abelhas a sobreviver. Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano, para a produção de 1 quilo de mel é necessário que as abelhas visitem 5 milhões de flores.
Evitar ao máximo o uso de pesticidas e quando estritamente necessário leia o rotulo e certifique-se de que o produto não prejudica a existência das abelhas.
Evitar o consumo de alimentos geneticamente modificados e alimentos de agricultura convencional, onde são usados abusadamente os agroquímicos.
Se avistar um ninho de vespas velutinas avise as autoridades, poderá fazê-lo por um dos seguintes meios: a GNR através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), preencha o formulário da plataforma sosvespa ou peça a colaboração da sua junta de freguesia. 

As plantas preferidas das abelhas


 As abelhas polinizam todo o tipo de flores, são  particularmente atraídas por plantas aromáticas, especialmente as que dão flores miúdas com tonalidades claras e dão floração em massa. Elas fornecem uma grande quantidade de pólen e néctar e são denominadas de plantas melíferas.

➢ Tomilho
➢ Alfazema
➢ Salvia
➢ Alecrim
➢ Manjericão
➢ Funcho
➢ Orégão
➢ Hortelã
➢ Coentros
➢ Dente de leão

Outras flores que agradam às abelhas


➢ Margaridas
➢ Girassóis
➢ Chagas ou capuchinhos
➢ Cistus
➢ Calêndula
➢ Borragem
➢ Madressilva
➢ Trevos
➢ Alfafas
➢ Abutilon
➢ Malváceas
➢ Urzes
➢ Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário