Afaste as toupeiras da horta e do jardim

Afaste as toupeiras da horta e do jardim com soluções naturais
A toupeira é um pequeno mamífero da família dos Talpídeos, com 6 a 8 cm de comprimento. A cor da pelagem varia entre a cor cinzento escuro a preto, possui boca pequena, um focinho comprido sem pelos, olhos e ouvidos pequenos. As pernas dianteiras são planas com longas garras, perfeitas para escavar longos tuneis. A toupeira ao contrário do que muita gente pensa não é cega, possui também um tato muito desenvolvido, excelente audição e um olfato apurado (cheira em stéreo).
Passa a maior parte da sua vida no subsolo, raramente vêm à superfície, quando o faz escolhe as horas de menor luminosidade.

As toupeiras têm um papel importante no ecossistema, elas arejam a terra, permitindo uma melhor absorção dos compostos orgânicos e facultando assim um solo mais nutrítico para as plantas. Além disso elas alimentam-se de seres prejudiciais às culturas, apesar de também comerem algumas minhocas à mistura. 
Porém, apesar de serem consideradas aliadas e não representarem uma ameaça primária por não se alimentarem de plantas, elas provocam grandes prejuízos às culturas.

Não são consideradas pragas, até porque os estragos que provocam são consequência da escavação de tocas e galerias, esta prática destabiliza as raízes das plantas e provoca grandes perdas e estragos avultados. 
Nos relvados são uma pesadelo, destroem rapidamente o tapete verde, criando buracos e deixando amontoados de terra espalhados.
A solução é afastá-las ou eliminá-las, mas é injusto matar um animal, que para além de ser benéfico ao ecossistema, apenas quer viver. As toupeiras fazem a criação na primavera, portanto, o ideal é tomar as medidas s antes do início do verão, antes que a população aumente.

Afaste as toupeiras da sua horta e do jardim com soluções naturais


Apesar de haver muitas sugestões de controle para estes pequenos mamíferos, algumas medidas são inadequáveis. Práticas como colocar bolas de naftalina nos buracos ou panos embebidos em combustíveis, não podem ser tidas em conta. Estas escolhas são uma verdadeira agressão ao meio ambiente, além de serem toxicas para crianças e animais de estimação. 
Usar repelentes naturais é o mais certo para se livrar dos animais, é mais seguro para o meio ambiente e respeita a vida das toupeiras. 
É necessário ter em conta que geralmente as toupeiras não saem do local imediatamente, mas somente depois de alguns dias.

Afaste as toupeiras com ruido: É sabido que certos barulhos 
Coloque objetos que produzem barulho perto dos seus canteiros.
Coloque garrafas de vidro na entrada dos buracos. Com ajuda do vento as garrafas emitem um som que afasta as toupeiras, sem lhes fazer mal.

Ferramentas de ruído caseiras: É preciso ter em atenção que todos os métodos de liberação de som manuais, dependem diretamente da interação do vento, sendo que perdem a eficácia em climas calmos.. Além disso o ruído repetitivo acaba por convencer a toupeira que não há perigo e ela acaba por voltar. A estratégia passa por mudar de quando a quando mecanismo. Alguns métodos simples de fazer em casa:
  • Espete um pau ou um ferro. No topo coloque conjunto de paus ou pequenas chapas presos por fios a baterem uns contra os outros.
  • Use latas vazias. Coloque colunas na área pretendida e amarre latas vazias presas por um fio. Com a presença do vento elas vão chocalhar umas contra as outras.
  • Enterre garrafas de vidro no chão, procurando metê-las num ângulo de aproximadamente 45 ° e mantendo o gargalo da garrafa acima do solo e de preferência com a abertura situada para o lado da origem do vento. O vento sopra na garrafa e cria um um zumbido.
  • Coloque um moinho de vento (feito em chapa) num cabo de madeira ou de ferro bem enterrado na terra.
  • Espete uma barra de ferro na terra e enfie uma garrafa de plástico com o gargalo para baixo. O vento atua na garrafa, esta bate contra o ferro e torna-se barulhenta.

Repelentes eletrônicos de toupeiras: Comparados aos mecanismos de ruído caseiros, os repelentes eletrônicos de toupeiras, podem ser considerados mais eficientes, atuam na ausência de vento e esteticamente são mais atraentes. Habitualmente funcionam a baterias ou energia solar e a ação do aparelho atinge em média 10 a 15 metros de raio em espaços sem obstáculos. Esta temática pode diferir dependendo das características do aparelho em questão. 
Estes dispositivos geram sons ou vibrações com duração e espaços alternados, impedindo assim que as toupeiras se familiarizem com o ruído.
 
Afastes as toupeiras com odores: Os odores fortes interferem com a sensibilidade da toupeira que procura o alimento com a ajuda do olfato. 
Há uma diversidade de plantas que desagradam ás toupeiras e podem ser plantadas como barreiras vegetativas em torno da área de interesse. Em alguns casos podemos colocar os raminhos da planta em vários pontos da toca da toupeira (Folhas de sabugueiros, trovisco, arruda, etc). Estes devem ser trocados periodicamente de modo a manter o odor ativo.
Entre as plantas que podemos plantar encontramos:
  • As plantas da família allium, entre elas: Alhos, cebolas, alhos franceses.
  • Fritillarias
  • Malmequeres.
  • Mamona  (Ricinus communis).
  • Narcisos.
  • Tártago - (Euphorbia lathyris) - Há também quem a chame de planta toupeira.
  • Trovisco (Daphne gnidium)
É preciso ter cuidado que algumas destas plantas porque são venenosas, o seu contacto deve ser evitado a crianças e animais de estimação.

Capturar toupeiras com armadilhas: Esta prática é muitas vezes a estratégia mais eficaz. É uma medida instantânea e não põem em causa o meio ambiente. Para uma opção mais misericordiosa, escolha as menos violentas que não matam as toupeiras. Trata-se de um tubo cilíndrico que as aprisiona sem as agredir fisicamente. Depois da captura liberta-se o animal num local afastado e ele vai feliz à vida dele.
Localize as armadilhas dentro dos principais corredores ativos no solo. Escave-os e coloque estrategicamente as armadilhas, com o cuidado de ter em conta  o lado da abertura e a posição de fecho. 

Proteger os relvados das toupeiras: Estendam redes metálicas revestidas a plástico por toda a área do relvado, a uma profundidade 5 a 10 cm. Esta deve ser colocada antes da plantação ou sementeira da relva. As toupeiras não conseguem passar o obstáculo e vão-se manter longe enquanto a malha se conservar funcional.

Truques caseiros que os nossos avós usavam: Existem muitas maneiras de combater toupeiras, os nossos avós tentaram muitos métodos, mas nem todos eram eficazes. É preciso ter em conta que por vezes estes métodos populares fornecem apenas um resultado temporário.
  • Espetar ramos das plantas nas tocas das toupeiras: Trovisco, arruda, ramos de loureiro, entre outros.
  • Colocavam objetos cortantes nas galerias como ramos com espinhos de roseiras ou silvas, por vezes também eram colocados pedaços de vidro. Os raminhos eram colocados no modo horizontal dentro das galerias.
  • Adotavam gatos e mantinham-nos à solta pelo jardim. Quando são bons caçadores, não há toupeira que escape.
  • Trapos humedecidos com produtos de odor intenso. Por vezes eram usados soluções nada recomendáveis ao meio ambiente.
  • Cabeças de peixe. As cabeças eram colocadas nos túneis e passagens. Durante a decomposição libertavam um aroma desagradável.

Sem comentários:

Enviar um comentário