Cica- Cycas Revoluta

Cica- Cycas Revoluta
Nome Científico
: Cycas revoluta
Família: Cicadaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Bonsai, Plantas Esculturais
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Indonésia, Japão.
Altura: 3.0 a 3.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Nomes Populares: Cica, palmeira sagu, sagu, sagueiro, palma de ramos, palma de Santa Rita.

Descrição: A Cycas revoluta é uma planta exótica, muito atrativa e uma das mais antigas do mundo existe no planeta há mais de 150 000 anos. Apresenta um crescimento lento, dependendo de algumas condições cresce aproximadamente um centímetro por ano, pode levar de 5-6 anos até começar a aparecer o tronco.
Desenvolve uma linda copa em forma de roseta sobre a extremidade de uma caule solitário, estas caraterísticas levam muitas vezes a confundir a Cycas revoluta com uma palmeira, mas não é, apesar da sua forma escultural.
É recomendado plantar a Cica numa área  afastada da circulação de pessoas e animais, é uma planta extremamente tóxica ao nível do sistema gastrointestinal e as suas folhas longas e brilhantes são compostas por folíolos pontiagudos que a  tornam agressiva ao toque.

Cuidados com a Cica - Cycas revoluta


Condições favoráveis: É uma das plantas mais resistentes da natureza, dá-se ao sol e à meia sombra, apesar de preferir lugares bem iluminados, secos e quentes. Pode ser plantada em vaso ou diretamente no jardim. Dá-se com  a maioria dos solos desde que apresentem uma boa drenagem, mas prefere solos férteis, ricos em matéria orgãnica.
Requer ser plantada em locais espaçosos, apesar de crescer lentamente, ela atinge grande volume de diâmetro quando cultivada diretamente no jardim, as suas folhas podem ultrapassar 1,20 a 1,50 metros de comprimento.

Rega da Cica: A rega é bem tranquila, quando plantada em vaso, deve-se manter o solo levemente húmido, Quando cultivada no chão pode deixar que a natureza se encarregue, salvo as situações de extrema secura, contudo agradece regas generosas mas não excessivas na época de calor. Evite deitar água na extremidade do tronco.

Manutenção da CicaRealize uma poda de limpeza todos os anos. Elimine as folhas basais amarelecidas, de modo a ela regenerar, dar oportunidade aos novos rebentos, ter uma aspecto renovado bonito e brilhante. 
Por vezes as folhas amarelecem todas à volta do centro, principalmente nas fêmeas. Não se preocupe, corte todas essas folhas, que a planta volta a rebentar em menos de trinta dias.

Adubação da Cica: Forneça um adubo NPK com formulação 10-10-10, cerca de 100 gramas por vaso. Misturar bem o adubo com a terra de plantio, tendo o cuidado de o afastar do caule da planta. As fertilizações contribuem para que a planta se torne mais saudável e bonita, além de acelerar o seu crescimento. 

Multiplicação da Cica: Propaga-se por mudas que surgem à redor do tronco da planta mãe, com aspecto de um bolbo de onde vão surgindo folhas. A multiplicação por sementes é difícil, requer procedimentos específicos. Para obter a semente são essenciais condições climatéricas especiais para planta frutificar, além de serem necessários um exemplar fêmea e um macho, 

Pragas e doenças da Cica: A Cica é uma planta resistente, dificilmente são encontradas pragas e doenças. Poderá eventualmente surgir uma doença provocada por fungos, devido a regas ou situações inadequadas ou ataques de cochonilha que se manifestam provocando pontos amarelos nas folhas. 

Curiosidades da Cyca revoluta: A Cica têm macho e fêmea. A macho forma um cone ereto no centro (cones polínicos) e a fêmea forma  uma bola, coberta por uma penugem marrom (grupos de megasporófilos). Quando se aproxima a época de florescimento as folhas da planta fêmea deixam de se guiar para cima e arqueiam para baixo, evidenciando uma espécie de bola no centro.

Usos paisagísticos: A cica confere um ar exótico em qualquer canto que seja plantada. Em vasos grandes embeleza as entradas das casas de empresas e lojas, dando um aspecto elegante e sofisticado.

Sem comentários:

Enviar um comentário