Crassula pellucida ssp. marginalis

Crassula pellucida ssp. marginalis
Nome cientifico:
Crassula pellucida ssp marginalis
Família: Crassulaceas
Subfamilia: Crassuloideae
Género: Crassula
Origem: Africa do Sul
Nomes comuns:  Crassula Coração, colar de corações (estes nome também é aplicado ao: Corações emaranhados - Ceropegia woodii).

Descrição: A Crassula pellucida ssp.marginalis é uma suculenta de crescimento baixo que cresce até quinze centímetros de altura.
As suas folhas são carnudas e ovadas, têm um formato que lembra um pequeno coração, com contorno ligeiramente dentado.  As cores podem variar, de verde com contorno vermelho ou várias tonalidades que vão do verde, verde limão, rosa, vermelho, amarelo, conforme a variedade. Agrupam-se de um modo oposto, cruzado e geométrico ao longo de caules frouxos ramificados.
Geralmente a floração dá-se desde o inicio da Primavera até ao inicio do Verão. As flores são estreladas, pequenas e esbranquiçadas.
À primeira vista pode haver alguma confusão entre a Crassula pellucida e a trandescantia (dinheiro em penca) pelo aspeto das folhas e fragilidade do caule, porém a grossura das folhas determina logo a diferença principal.

Cuidados com a Crassula pellucida ssp. marginalis


Condições favoráveis: Gosta de receber sol ou sombra parcial, desde que não receba sol direto nas horas de maior calor. A cor das folhas da planta dependem da luz que recebem, em ambientes de boa luminosidade as cores da folhagem intensificam e realçam toda a sua beleza.
O solo deve ser rico em matéria orgânica e ter uma boa capacidade de drenagem, o mesmo que é indicado a outras suculentas (Como preparar terra para cactos e suculentas).

Manutenção da Crassula pellucida ssp. marginalis: A rega deve ser controlada, tal como a maioria das suculentas a Crassula pellucida é sensível ao excesso de humidade. Regue apenas quando o solo estiver seco.
Multiplica-se facilmente, preferencialmente na época quente, ou seja, na Primavera e Verão. A Propagação pode ser realizada por divisão de touceiras, enraizamento de estacas ou de folhas.
Inspecione a sua planta periodicamente, ela é suscetível às doenças fúngicas e ao ataque de insetos, principalmente pulgões e percevejos . 

Indicações paisagísticas: A Crassula pellucida ssp. marginalis vai ficando pendente com o tempo e fica muito bem em vasos suspensos, em combinação com outras suculentas em arranjos ou jardins de pedra. Fica muito linda quando colocada em vasos de esculturas, como por exemplo naqueles que se pretende obter efeito de cabelo. Sujeita-se igualmente a planta de cobertura, quando colocada no chão ela cria um bonito tapete, contudo ela é muito delicada e não tolera o pisoteio.

Sem comentários:

Enviar um comentário