Se desejarmos um jardim bonito e livre de pragas devemos estar atentos e combate-las aos primeiros sinais. Algumas são fáceis de tratar, outras são um verdadeiro inferno como as cochonilhas, especialmente as de carapaça.
A cochonilha de carapaça é a mais difícil de eliminar justamente por causa da carapaça que funciona com uma proteção contra os agentes exteriores, digamos que é um escudo protetor. A cochonilha não mede mais de 3,5 milímetros, suga a seiva da planta, rouba os nutrientes, enfraquece-a e aínda segrega uma espécie de cera adocicada que atrai formigas, prejudica a capacidade fotossintética da planta e favorece o aparecimento de doenças fúngicas.
Se a infestação for pequena ou a praga aparecer numa área diminuta da planta, pode embeber um cotonete em álcool ou vinagre e passar na parte afetada. Mas convém ficar atento, as cochonilhas podem-se esconder em lugares mais inacessíveis, fora do alcance da nossa visão e dar origem a uma nova infestação.
Se recorrermos a produtos químicos teremos de escolher um inseticida sistémico, porque ele entra na corrente da seiva da planta e mata os insetos sugadores por ingestão. Para esta escolha é necessário a ajuda de um técnico, porque não podemos esquecer que estamos a lidar com um produto toxico que pode fazer muito mal á saúde. O técnico indicará o pesticida mais apropriado, a dosagem e o modo adequado de aplicação.
Mas eu prefiro optar por alternativas caseiras que não sejam toxicas para quem aplica, que sejam amigas do ambiente e preparadas com ingredientes básicos, baratos e fáceis de encontrar.
Preparação do inseticida caseiro para acabar com cochonilhas
Como é que este inseticida natural funciona? Por asfixia. Esta mistura envolve a cochonilha com uma pelica fina de óleo e impede-a de respirar.
Ingredientes do inseticida caseiro
500 ml de água
1 colher de sopa de óleo de cozinha
1/2 colher de sopa de detergente da louça
1 colher de sopa de álcool
Preparação do inseticida caseiro
Misture os ingredientes dentro de um borrifador e molhe todas as partes da planta com este inseticida caseiro. A pulverização deve acontecer no final do dia, fora da incidência dos raios solares, caso contrário, podemos provocar queimaduras nas folhas das plantas. A pelicula formada sobre a superfície das folhas faz efeito de lupa e intensifica a ação do sol.
Repita periodicamente a operação enquanto verificar a existência de cochonilhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário