Planta Espiral - Albuca spiralis

Planta Espiral - Albuca spiralis
Espécies
: Albuca spiralis
Ordem: Espargos
Família: Asparagaceae
Subfamília: Scilloideae
Gênero: Albuca
Origem: Africa do Sul
Nomes populares: Planta-espiral, suculenta espiral, albuca saca rolhas, planta saca rolhas, albuca enrolada, frizzle grizzle, planta helicóptero.

Descrição: É impossível não se apaixonar pela Albuca spiralis. Uma planta suculenta invulgar que se caracteriza por um bolbo de onde surgem folhas lineares torcidas nas pontas, tipo saca rolhas. O seu crescimento é moderado e geralmente cresce em torno de 30 centímetros.

As flores são outro ponto atrativo desta planta suculenta, surgem geralmente no Inverno, em inflorescências eretas. Brindam-nos com uma tonalidade amarela esverdeada e um suave aroma semelhante à baunilha. As flores geralmente duram algumas semanas e produzirão pequenas sementes depois de polinizadas. Devido à ausência de insetos as plantas de interior não podem ser polinizadas naturalmente, mas é possível polinizar artificialmente, passando o pólen de uma flor para outra, usando um pincel ou um cotonete. 
Após a floração, a Albuca spiralis entra em dormência para o verão.

Cuidados com a Albuca spiralis


Condições de cultivo favoráveis: É tolerante ao calor e ao frio, desde que não seja excessivo e que não seja submetida ás geadas. A temperatura ideal de cultivo situa-se entre os os 12 e os 20º C.
Gosta de ambientes luminosos, contudo, a sua exposição ao sol direto intenso poderá provocar queimaduras nas suas folhas. Quanto mais luz receber, mais as folhas enrolam. 
Deve ser protegidas das chuvas, estas quando são abundantes podem proporcionar condições de humidade excessiva e levar à podridão do bolbo.
Adaptam-se a vários tipos de solos, desde que bem drenados. 

Manutenção da Albuca spiralis: Aprecia regas regulares, mas sem excessos. O ideal é permitir que a superfície do solo seque entre as regas.
Deve ser fertilizada anualmente com um adubo equilibrado, durante o início do Outono, quando ela desperta da dormência.
No Verão é conveniente cortar as folhas secas, consequentes da pausa do seu ciclo. Deixa-se o bolbo na terra e não se rega, dado que a planta está em dormência e o seu metabolismo está lento, e pode facilmente apodrecer com o excesso de humidade. A redução ou ausência total da folhagem e o seu mau aspeto durante o verão é natural. O Importante é que o seu bolbo esteja firme e sadio, isto permite constatar que a planta está em boas condições e retorne com determinação no outono seguinte e complete mais um ciclo.

Multiplicação da Albuca spiralis: Por divisão ou bolbos e sementes. 
Pode ser propagado por pedacinhos do bolbo ou pelos pequeno bolbinhos que vão surgindo ao lado da planta mãe . Devem ser plantados superficialmente, permitindo que o colo da planta se mantenha acima da superfície do solo.
Nem sempre as albuca produzem compensações, razão pela qual também se usa o método de sementeira, na primavera ou verão. É preciso ter em atenção que a viabilidade das sementes é reduzida, anda em torno de seis meses.
Após a sementeira deve-se manter o substrato ligeiramente húmido num ambiente quente e com luz média. Geralmente as sementes começam a germinar uma semana após a sementeira.
Transplantar as pequenas mudas quando começar o período ativo da planta (geralmente no Outono). 
Deve-se relembrar que o processo de sementeira não é sempre fiel ás caraterísticas da planta mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário