Aeonium - Características e cuidados


Aeonium - Características e cuidados

Os Aeonium englobam aproximadamente 40 espécies, pertencem à família vegetal das Crassuláceas, denominadas como suculentas. São maioritariamente originários das ilhas Canárias, onde crescem geralmente em locais ingremes com solo rochoso, em ambientes um pouco mais húmidos influenciados pelo clima mediterrânico.

No geral a maioria das espécies de aeonium tendem a crescer rápido, de um modo ramificado. Alguns exemplares tendem a crescer em altura, os caules engrossam e ficam com aspeto lenhoso, podendo parecer um bonsai, nestes casos o aspeto da planta ganha, quando é devidamente aparado. Os sistemas radiculares são rasos e algumas espécies projetam raízes ao longo do caule. 
A floração dá-se apenas em plantas maduras, suas flores agrupadas em inflorescências são amarelas ou brancas e brilhantes em forma de estrela. Depois de florir a planta mãe sucumbe, mas as novas rebentações continuarão a crescer e a produzir novas rosetas.
Contrariamente á maioria das plantas, é no Outono e no Inverno que os aeonium atingem o auge do crescimento. Tendem a adormecer no verão e às vezes parecem um pouco cansados, mas eles animam-se novamente no começo das estações mais frias. 
Algumas espécies tendem a confundir-se com as Echeveria, contudo na maior parte dos casos podemos distinguir um Aeonium pelo serrilhado no contorno das folhas.


Cultivo e cuidados dos Aeonium


Condições de cultivo favoráveis: Evite expor a planta ao sol nas horas de maior calor.  A luminosidade recomendada varia conforme as características de cada espécie. Um Aeonium verde exige um ambiente de meia sombra, já um Aeonium escuro ou variegado precisa de uma boa boa exposição solar para alcançar toda a plenitude das suas cores. 
Os Aeonium são maioritariamente rústicos, toleram vários tipos de solos desde que sejam bem drenados. Mas as misturas indicadas a cactos e suculentas são as mais indicadas.
Os Aeonium crescem bem ao ar livre, resistem bem ao calor e ao frio até um certo limite. Temperaturas negativas podem causar danos graves e por vezes fatais a algumas espécies. Se houver previsões de geada cubra a planta com manta térmica ou um tecido leve e respirável.

Rega dos Aeonium: Os Aeonium gostam de um pouco mais de água comparativamente ás outras suculentas, preferem solo húmido, mas não encharcado. Quando a planta têm falta de água as folhas ficam murchas, mas depois de a hidratar volta tudo ao normal. Apesar desta característica, depois de bem restabelecidos são tolerantes à seca.
Ao contrário da maioria das suculentas os aeonium apreciam água sobre as folhas, portanto, quando os regar, molhe-os na totalidade, eles agradecem. 

Adubação dos Aeonium: Não necessitam de fertilização frequente, basta fornecer um adubo de libertação lenta na fase de crescimento que coincide com o período frio, Outono e Inverno.
O adubo deve ser equilibrado tipo um 10-10-10 preferencialmente rico em micronutrientes. Se adubar com um adubo granulado faça-o a cada 3 meses, se escolher um adubo liquido, adube 1 vez por mês.

Multiplicação dos Aeonium: As estacas são o meio mais apto e rápido para a obtenção de novas mudas. Corta-se uma estaca, deixa-se cicatrizar por 2 ou 3 dias e planta-se no substrato indicado acima. Depois rega-se normalmente, evitando o encharcamento. As estacas retiradas durante o período do verão, época que coincide com o período de dormência da planta, tendem a enraizar mal, escolha o período de crescimento ativo da planta para obter melhor sucesso na propagação.
Ao contrário de outas suculentas de folha, o Aeonium não se propaga pela via foliar. As suas folhas geralmente são muito finas e raramente criam raízes.

Reenvasamento das Aeonium: Este tipo de suculenta não exige mudanças frequentes de de vasos. As raízes dos Aeonium não são muito extensivas, pois armazenam a água nas suas folhas e caules.  
A operação deve ser feita no inicio da fase de crescimento da planta, no outono. Sacuda toda a terra antiga das raízes da planta e substitua por substrato novo.
 
Manutenção dos Aeonium: Corte as hastes espigadas, mal formadas ou secas. Retire as folhas secas e velhas da base das rosetas, é um paço importante para manter os Aeonium bonitos e saudáveis, além de eliminar refúgios para possíveis pragas.
É importante manter alguma vigilância sobre as pragas. Os pulgões, as cochonilhas e a fumagina são alguns dos exemplos. A planta também é apetecível às lesmas e aos caracóis, estes podem causar danos severos. Possíveis meios de tratamento:

Sem comentários:

Enviar um comentário