Floração e polinização do abacateiro

Floração e polinização do abacateiro
O abacateiro é oriundo de regiões tropicais e subtropicais, contudo o seu cultivo tem-se vindo a alargar a regiões um pouco mais frias. O aumento do interesse nesta frutífera têm vindo a suscitar interesses e curiosidades sobre o seu cultivo. 

Normalmente a floração é abundante, prolonga-se durante várias semanas, geralmente em Portugal ocorre entre meados de fevereiro  e finais de maio, dependendo do cultivar e das condições climáticas.
As flores são produzidas em grande quantidade e agrupam-se em inflorescências alongadas axilares situadas na extremidade de ramos novos.

O abacateiro têm um processo de reprodução muito peculiar. As flores são hermafroditas, têm órgãos femininos e órgãos masculinos, ambos funcionais, contudo apresentam uma característica  chamada  dicogamia protogínica, ou seja, a parte feminina da flor abre-se em horas diferentes do dia da parte masculina,  dificultando assim a autopolinização. As flores abrem como femininas, fecham e depois abrem como masculinas, é por este motivo recomendado plantar duas variedades de grupos florais diferentes, um tipo A e outro tipo B, porque elas têm comportamento de tempo de floração descoincidente. Também é expectável obter produção de apenas um tipo de abacate, há momentos no dia em que se sobrepõe a abertura das flores machos e fêmeas, porém o resultado não é tão otimista, espera-se uma produção inferior e por vezes alteração da qualidade dos frutos, que podem ser pequenos ou deformados. Por exemplo na variedade Hass a abertura das flores fêmeas e machos sobrepõe-se por 1 a 2 horas por dia e deste modo ele consegue produzir sozinho.

Algumas variedades dos 2 grupos florais do Abacate

Grupo floral A: Abacate Hass, Abate Fortuna, Abacate Breda, Abacate Ouro Verde, Gwen, lamb, Reed, Harvest, Rincon, Benic, Benic, Dickinson, Duke, Yama, Abacate Pinkerton.  

➢ Grupo floral B: Abacate Geada, Abacate Quintal, Abacate Margarida, Bacon, Fuerte, Zutano, Ettinger, Edranol, Pollock.
 

Fatores que interferem com a floração e a polinização do abacateiro


Insetos polinizadores: A fecundação da flor do abacateiro é altamente dependente da polinização cruzada, portanto, a participação de insetos, especialmente abelhas, é muito importante para o processo. As abelhas podem levar o pólen de uma planta até outra num percurso de até 2 Km. 
O pólen, normalmente mantem-se viável por mais de 24 horas, portanto a possibilidade de autopolinização com auxílio de insetos é bastante aumentada.
Dado que as abelhas são tão importantes, é essencial adotar práticas amigáveis para atrair e manter estes polinizadores por perto. 
Providenciar o plantio de espécies de plantas melíferas (Plantas que atraem abelhas). 
Deixar as abelhas trabalhar tranquilamente, evitando a aplicação de produto agrotóxicos na fase da floração, mas se o tratamento fitossanitário for indispensável, a aplicação deve ser realizada com produtos de baixa toxidade para as abelhas. A escolha dos horários dos tratamentos também é crucial, deve ser dada preferência ao final da tarde, quando elas já não estão em atividade.

Exposição solar: O abacateiro precisa de sol, é essencial analisar o espaçamento entre as árvores de fruto e evitar locais sombrios. Uma árvore que produz pouco na parte de baixo e muito no topo, é um possível indicativo de luz insuficiente. Por vezes um bom sistema de poda que permita a entrada de luz dentro da copa, pode ajudar a melhorar este fator.

Clima: As condições climáticas são determinantes, quando a temperatura no ciclo da floração cai abaixo de 15º ou sobe acima de 40º, interfere negativamente com o processo. As temperaturas altas podem provocar o aborto dos pequenos frutos, as temperaturas baixas provocam frutos com qualidade reduzida.
Esta condição varia conforme as variedades de abacate, sendo uns mais resistentes ao calor, outros ao frio.
A chuva dependendo do ciclo em que o abacateiro se apresente pode trazer benefícios ou prejuízos. Na faze da floração, quando é excessiva não é benéfica, atrapalha o lavor das abelhas e pode promover o desenvolvimento de doenças fúngicas ou de pragas nas floradas.

Irrigação: O fornecimento de água é outro ponto importante, a planta de abacateiro necessita de muita água, esta é essencial durante a polinização e durante a faze de enchimento de fruto. contudo o excesso também provoca estragos. 

1 comentário: