Cacto Candelabro - Euphorbia Trigona

Cacto Candelabro - Euphorbia Trigona
Nome científicoEuphorbia trigona
Família: Euphorbiaceae
Categoria: Cactos e Suculentas
Origem: África do Sul
Nomes populares: Cacto candelabro, candelabro, cacto catedral, árvore leiteira africana, euphorbia abissínio.

Descrição: A Euphorbia trigona é uma planta suculenta densamente ramificada, de crescimento colunar, com subdivisões eretas do caule, que crescem de modo paralelo e que dão um ar de candelabro. Têm caules espinhosos verdes com padrões de verde claro, que podem atingir 2 a 3 metros. Os espinhos afiados e acastanhados nascem nas esquinas dos caules. No Verão surgem folhas minúsculas com forma de gota, que posteriormente desaparecem com a chegada do frio.
Possui um sistema radicular raso e pequeno, comparativamente ao corpo da planta.  
À semelhança das outras Euphorbiaceae, a Euphorbia trigona também é lactensence, têm seiva toxica. Quando ferida, a planta solta um látex leitoso e tóxico, que pode causar irritações na pele e nas mucosas.

Cuidados com o Cacto Candelabro_ Euphorbia Trigona  


Condições de cultivo favoráveis: Deve ser cultivado em local arejado e bem iluminado. Exige menos luminosidade que a maioria das cactáceas, porém ela fica mais bonita quando cultivada em pleno sol, com 6 ou mais horas de luz solar direta por dia.
Têm tolerância ao frio e a geadas muito ligeiras. Em situações de frio mais agressivo, a Euphorbia trigona pode sofrer danos irreversíveis.
Apesar dela conseguir sobreviver na terra comum de jardim, o seu cultivo terá melhor resultado em solos bem drenados, arenosos e férteis. Estas características são encontradas nos Substratos indicado a cactos e suculentas.

Manutenção do Cacto Candelabro - Euphorbia Trigona: Os cuidado com a Euphorbia trigona são bem básicos, trata-se de uma planta rustica que não requer muita manutenção, apenas zelos simples.
Rega: Não tolera encharcamentos, é recomendado que o solo seque entre cada rega. Nas condições de excesso de humidade a planta pode apodrecer com facilidade. No Verão a rega deve ser mais insistente, de modo a evitar que o substrato seque na totalidade. No período de dormência que coincide com o Inverno, a rega deve ser reduzida. Convém evitar o uso de pratos sob o vaso, de modo a evitar o acúmulo de água proveniente das regas e que pode causar o apodrecimento das raízes.
Adubação: Não é exigente em relação à adubação, basta adicionar um adubo equilibrado uma vez por ano.
Poda: A poda é desnecessária, contudo se for relevante ao desenvolvimento da planta ou controlar a forma, pode-se fazer com prudência. Cada corte realizado provoca o derrame de latex, uma substância leitosa que todas as Euphorbias têm e o seu vazamento excessivo pode levar ao enfraquecimento da planta.
Cada vez que se corta um segmento, estimula-se a planta a ramificar-se e tornar-se mais compacta.

Multiplicação da Euphorbia Trigona: Enraíza facilmente a partir de segmentos de caule. É importante deixar a superfície do corte secar antes de plantar, pelo menos 24 horas, de modo a formar um calo e deste modo prevenir o apodrecimento dos tecidos em contato com a terra. 
Depois do plantio, manter a terra ligeiramente húmida até enraizar. 
As sementes germinam com facilidade, porém o processo de desenvolvimento é muito lento.

Usos paisagísticos: Fica muito bem em jardins de pedras, isolado como planta de destaque ou junto com outras suculentas. Usá-la com sebe viva é outra possibilidade, os seus picos ajudam a manter afastadas as visitas indesejadas. 

Curiosidades: É chamado de cacto, têm picos, folhas diminutas, mas não é uma cactácea, pertence à família botânica Euphorbiaceae, à semelhança da: Coroa de Cristo (Euphorbia milii), Alfineteiro (Euphorbia enopla), Estrela de Natal (Euphorbia pulcherrima)Euphorbia horrida, entre outras.
É exigido algum cuidado com os picos e com a sua seiva que é toxica. Mantenham a planta fora do alcance das crianças e de animais de estimação curiosos. 

1 comentário:

  1. Ola bom dia a todos, parabens pelo seu blogger, ele é bem escrito, de hoje endiante sou seu leitor, grato
    Ass: Paulo - olimpomudas.com

    ResponderEliminar