11.21.2014

Transplante as suas plantas

Mudar plantas de vasos

Quando as folhas das plantas apresentam um aspecto amarelada, as raízes enchem o vaso na totalidade , aparecem à superfície e saem pelos orifícios, a floração começa a ser escassa e as folhas começam apresentar um aspecto defeituoso e pequeno é porque está na hora de a mudar a planta de vaso.

Por norma deve-se efectuar a muda das plantas de interior a cada ano e meio. Com o tempo o substrato deteriora-se e as fertilizações deixam de ser suficientes.
O transplante de uma planta para um vaso maior, permite-lhe uma maior disponibilidade de nutrientes e um crescimento mais vigoroso e saudável.

Dicas para transplantar plantas com sucesso


O transplante é uma operação delicada, mas seguindo estes passos não têm porque não resultar.
No dia anterior à muda regue os vasos das plantas a serem transplantadas, este procedimento vai facilitar a saída da planta do vaso.

Vire o vaso com cuidado e mantenha a planta e a maceta de terra entre a palma da mão.
Dê uma pequena pancada no vaso e segure a planta firme. No caso de haver muita compactação passe uma faca comprida entre o vaso e a planta.

Escolha a medida adequada do vaso. Não deve escolher um vaso muito acima, basta 2 a 3 centímetros de diâmetro a mais que o anterior.

Corte as raízes mais velhas. Retire as raízes danificadas e velhas com uma tesoura bem afiada, com cuidado para não danificar as restantes.

Coloque a planta no novo vaso. Coloque uns cacos no fundo do vaso, para facilitar a drenagem. Meta a planta no centro do vaso e junte substrato até 1 centímetro ou 2 para facilitar a rega. O substrato novo deve cobrir a superfície do torrão. Para acomodar a terra bata o vaso levemente sobre a mesa.

Após o transplante regue a planta e mantenha-a em local protegido das correntes de ar, meio sombrio e fresco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...