Tratamento da lepra nos coelhos.


Doenças dos coelhosA lepra dos coelhos é uma doença com uma taxa de sobrevivência muito reduzida. As evidencias apontam para percentagens de sucesso mínimas, inferiores a 10%.
Sacrificar a vida do animal é a prática mais recorrente.
Eu pergunto-me: será que não desistimos dos nossos animais cedo demais?

Passo a explicar. Sou conhecida por ser incapaz de matar um animal e quando necessito de os sacrificar com a única finalidade de comer, recorro à ajuda de um familiar.
Por esta razão quando surgiu um ataque da lepra do coelho na minha produção, nenhum foi abatido.
O estado de doença alcançado foi lastimoso, cheguei a perder as esperança, tal era o seu estado.
Vivia obcecada em lhes dar as melhores condições possíveis e dei-lhes tudo o que estava ao meu alcance.
Na altura tinha 3 coelhas de reprodução com mais de um ano e 3 juvenis com cerca de 3 meses.

Após um período superior a 1 mês, as 3 coelhas e um juvenil começaram a mostrar sinais de recuperação evidentes.
Os outros dois juvenis morreram num espaço de tempo superior a 15 dias, após o aparecimento dos sintomas da doença.
Tomando em conta que a taxa de mortalidade é superior a 90%, eu considerei o meu resultado um caso de sucesso.

As fotos que aqui apresento mostram os coelhos já em franca recuperação, já que no auge da doença apresentavam os sintomas comuns da lepra  muitos tumores, inchaços que os impediam de abrir os olhos e muitas dificuldades respiratórias.

Deixo-vos aqui os procedimentos, que acredito terem sido a razão do meu sucesso



Conhecendo o coelho como um animal muito sensível, a sua alimentação fazia parte das minhas preocupações.Receava dar-lhes verde, frutas ou até folhas de couve.
Nesta fase da doença, a minha única preocupação era alimentá-los. Eles deixaram de pegar em alimentos secos. Passei a dar especialmente verduras murchas, casca de banana, maçãs e até cascas de mango. A minha principal intenção era fazê-los comer.

Doença dos coelhos Tanto quanto sei a maioria dos animais morre por desnutrição, devido à sua incapacidade em se alimentarem. O pó da ração torna-se perigoso, associado ao corrimento do coelho pode originar infecções ou até obstruir a entrada nasal. Por essa razão passei a peneirar a ração antes de a fornecer aos coelhos.

Os coelhos formam uma espécie de tumores e apresentam a pele descamada. Passei óleo de coco sobre as zonas afectadas, especialmente no focinho e orelhas.

Mantinha um frasco de álcool nas coelheira e aplicava umas gotas sobre o dorso do coelho.  Uma acção feita ao acaso, à qual eu não sei se tinha razão de ser.

Mantinha as instalações limpas e, ao contrário do dia a dia, deixei de usar a cal viva, receei que o pó agredisse mais ainda o seu estado.
Nesta fase optei pela lixívia, acreditando que o cheiro forte no ar afasta-se os insectos ou quem sabe, reduzir a multiplicação das bactérias. Já que se sabe que o coelho não morre pela doença mas pelas infecções oportunistas que se instalam devido à sua grande fragilidade.

Espero que esta minha experiência vos seja de alguma utilidade, e que obtenham resultados positivos com os vossos animais.

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Encontrei hoje o seu blog bastante informativo, gostaria de deixar alguns conselhos para os coelhos. Pelas imagens deu para entender que mantem os coelhos em gaiolas / coelheiras com chão em rede (ou metal). Esta forma de manter os animais é considerada cruel e abolida numa data de países, infelizmente muitos não sabem que este tipo de abrigo causa danos aos ossos e patas dos animais e que com o tempo se torna doloroso. O chão deve sempre ser completamente sólido.
    A lepra surge após infecão como uma bactéria, existem antibióticos que os coelhos podem fazer (consulte um veterinário que lhe poderá aconselhar). Se a ida não é possível saiba que estas bactérias proliferam em sitios: Fechados, húmidos, mal arejados e sujos.
    Portanto o melhor sitio para manter os coelhos é mesmo na rua, pode construir-lhes um abrigo nos meses mais frios e deixa-los por lá. O arejamento evitará também fungos.
    Se mesmo assim não os quiser manter lá fora terão que ser mantidos num sítio limpo, a limpeza pode ser feita com àgua e um vinagre barato, a lixivia mata tudo e pode ser indicada para as bactérias mas tem que lhe passar uma última lavagem só com àgua.
    A limpeza deve ser feita regularmente, se você está a ter esses surtos com frequência as bactérias têm muitas vezes a ver ou com a higiene ou qualquer coisa que você esta a dar que esta contaminado, até pode ser da àgua suja ou da qualidade da agua.
    Quanto à dieta, a dieta deve consistir idealmente por feno (não palha!) de cor verde e de boa qualidade, este tem que estar disponível 24h por dia. Mesma coisa com agua, bebedouros não são aconselhados porque não sao higiénicos. O melhor é dar agua numa tigela de fundo pesado, agua tem que ser trocada diariamente!
    Pellets: (Ração seca) deve ser em pellets e apresentar forma fina, verde e comprida. O que se costuma vender nas lojas (sem ser da marca “Bunny” é de péssima qualidade, rico em cereais apenas que causam uma data de problemas de saúde). Os coelhos são herbívoros, a dieta não deve ser 70% cereais.
    Existem online rações boas e baratas como esta, 20kg a 22€: https://www.zoomalia.pt/animais/cuni-top-pure-country-s-best-granulos-de-energia-para-coelhos-p-49980.html?gclid=EAIaIQobChMI_Mz5pb6_7gIVpO_tCh3NRAAJEAQYASABEgI29PD_BwE#l131880
    Portanto feno (sempre à disposição), plantas frescas do campo (ervas, dente de leão, etc) devem consistir na dieta principal. Para adjuvar a digestão pode ainda dar-se (em moderação) folhas de roseira, folhas de silvas, camomila, manjericão.
    Frutos: Devem apenas ser dados como guloseimas de vez em quando. Couve não se dá aos coelhos pois causa cólicas! Pode dar: Alfaces, rucula, agrião, rama de cenoura, espinafres (volta e meia) e de vez em vez cenoura.
    Quanto à lepra, estive a fazer uma pesquisa porque lepra em coelhos é relativamente raro em alguns países. Coisas que podem ajudar:
    FOLHAS E CAULES DE BANANEIRA (na dieta)
    Manjericão-de-folha-larga (na dieta)

    cerragem ou cardincha (cresce no campo, veja aqui) -> https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonchus_arvensis
    CENTELHA ASIÁTICA (CHA) (ervanária) (ver se é seguro para coelhos primeiro, não econtrei material referente a coelhos apenas pessoas e outros mamíferos) pode ser usado para lavar as feridas idealmente o sumo da centelha ou o extracto (isto sim pode aplicar na pele)
    O coco que referiu também é usado na pele para a lepra e costuma ajudar
    Mostarda negra (cresce no campo) na dieta cuidado com moderação pois contém àcido oxálico -> https://en.wikipedia.org/wiki/Brassica_nigra
    Coentro (sementes e planta) pequenas quantidades
    Zinco (ervas ou legumes com alto teor de zinco)
    Referência ao estudo: https://rjptonline.org/HTMLPaper.aspx?Journal=Research%20Journal%20of%20Pharmacy%20and%20Technology;PID=2018-11-2-75
    Verifique o que pode e não pode ser dado a coelhos antes outra vez por favor porque existem fontes que indicam uma coisa e outras que indicam outra.
    Votos de melhoras!

    ResponderEliminar