Cultivo e Produção de Araçá

Cultivo e produção de Araçá

Hoje vou falar de uma árvore subtropical, o araçá ou araçazeiro, pertence à espécie Psidium Cattleianum, da família Myrtaceae e têm com origem no Brasil. Falamos de uma árvore que em Portugal floresce de Junho a Dezembro e os seus frutos amadurecem de Setembro a Março. As suas flores são brancas com muitos estames e nascem nas axilas das folhas, resultam em pequenos frutos redondos com polpa doce e sumarenta, plena de benefícios. (Benefícios do araçá para a saúde)

Até à bem pouco tempo eu desconhecia a existência do araçazeiro, foi-me dado a conhecer por uma amiga que tinha dois exemplares carregada de fruto no quintal , fiquei fascinada. Para melhorar o meu fascínio aínda tive direito à prova dos dois tipos, o araçá vermelho e o araçá amarelo, gostei dos dois mas o vermelho cativou-me mais, o seu sabor faz-me lembrar uma mistura de manga e a goiaba.
Para melhorar ainda tive direito a duas plantas, que já frutificaram sem nenhuma dificuldade. Já ultrapassaram dois Invernos, umas boas camadas de geada e a travessura dos meus cães. Moral da historia: O araçá dá-se muito bem em Portugal.

Solo e localização ideal do araçazeiro


As condições ideais para a planta do araçá, são um solo arenoso rico em matéria orgânica, com pH entre 4,5 e 6,2. Contudo adapta-se bem a outro tipo de solos desde que bem drenados. O araçazeiro é uma árvore de origem subtropical todavia adapta-se a diversos tipos de clima, pode inclusive resistir a temperaturas negativas até - 4º e suportar períodos curtos de encharcamento do solo. Características que permitem o cultivo e a produção de araçá em Portugal.

Sementeira e plantação do araçá


A propagação do araçazeiro é feita por semente, que têm a particularidade de germinar muito bem. Geralmente germinam espontaneamente dos frutos caídos das árvores. O método habitual é retirar a semente de frutos maduros, lavá-las e secá-las. Coloca-se 4 a 5 sementes a uma profundidade de 1 cm, num vaso com aproximadamente 20 cm, cheio de substrato, rega-se com moderação e espera-se pela germinação que se dará entre 20 a 40 dias conforme as condições e a temperatura do ambiente.

Quando as plantas alcançarem 50 a 60 cm, mude para um local ensolarado com solo rico em matéria orgânica. Abra uma cova com pelo menos 50 cm de largura e profundidade e enriqueça-a com húmus decomposto, aconchegue a planta e regue generosamente.

Tratos culturais do araçazeiro


A planta cresce rapidamente e não requer muitos cuidados. Porém ela se desenvolverá melhor se anualmente durante o inverno, fizer uma adubação de cobertura com estrume bem curtido ao redor da árvore

Incluir cinzas de madeira ao redor da planta vai permitir fornecer um aporte extra de potássio e de vários outros nutrientes uteis ao crescimento do araçá e à produção de frutos. Leia também: As vantagens da cinza na agricultura.

Também é importante fazer uma poda de formação, eliminar os ramos mortos, retirar os rebentos da base e arejar o interior da árvore.

Faça a monda das ervas daninhas de forma a não as deixar competir com o araçazeiro.

Sugiro que veja também: Cultivo do abacateiro

42 comentários:

  1. tenho um dos vermelhos aqui em curitiba, mas o pé de maracuja pequeno cubriu ele e ele quase nao da mais fruta, nao pega sol suficiente

    ResponderEliminar
  2. Acabei de plantar 4 araçás e gostava de saber se perde as folhas no inverno e em que meses dá flor e frutifica em Portugal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perde folhas no inverno. Em Portugal, convém podar ou cortar os galhos para correção em Jan-Fev (quando se podam as vinhas).
      As folhas que caem são as normais,


      Eliminar
    2. Olá Ordep Otnemicsan! Sim com certeza, o araçá produz em Portugal e não, não perde as folhas. Eu tenho 2 e produzem muito bem, nem sequer os protejo, apenas faço uma uma pulverização ou duas com calda bordalesa no Inverno. Os frutos começam a amadurecer no Verão e vão até ao inicio das geadas. Por vezes as primeiras geadas queimam as pontas mais novas, mas nunca provocou grandes danos.

      Eliminar
  3. Nossa eu quero umas sementes adoro plantar como faço pra telas

    ResponderEliminar
  4. Tenho um araçazeiro de frutos vermelhos que comprei e plantei este ano no inicio do mês de Fevereiro, mas entretanto veio muita chuva, muito frio e muito vento nos meses de Fevereiro, Março e Abril e ele esteve exposto a condições climáticas extememente sevevas e perdeu muitas folhas e as que se aguentaram ficaram muito amarelas, mas a partir de Maio veio o sol e calor e ele começou a brotar de forma vigorosa e em pouco tempo também começou a ganhar muitos botões e hoje até já tem algumas flores, acho que este ano ele já vai produzir alguns frutos, embora seja ainda muito pequeno com pouco mais de 1 metro de altura. Para concluir posso afirmar que esta árvore é altamente resistente, e se adapta muito bem ao clima Português.

    ResponderEliminar
  5. Em casa da minha mãe há dois araçazeiros.
    O inverno foi rigoroso, com o calor que veio a seguir, deu muita florzinha, mas, não sei porquê, as flores estão a cair e não me parece que fiquem frutos...
    Alguém sabe dizer porquê?...
    Alguém pode dar solução ou dizer como se deve fazer?...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GERALMENTE A QUEDA DE FLORES E FRUTOS ESTA LIGADA A FALTA DE NUTRIENTE COMO O POTASSIO k DEVES FAZER A ADUBAÇÃO CLORETO DE POTASSIO ACREDITO QUE PARA O OUTRO ANO MELHORE USE CINZAS NA ADUBAÇÃO E NPK DE MANUTENÇÃO DA PLANTA.

      Eliminar
    2. onde ela comprará esse adubo? axo mais facil vc colocar humus ou esterco pq sua terra precisa de nutrientes.

      Eliminar
    3. Brites, o que falta são os polinizadores. Tem visto abelhas rondando sua planta? Elas são indispensáveis. Caso não dispohha de abelhas, procure vídeos de como fazer a polinização manual com auxílio de um pincel pequeno.

      Eliminar
    4. Eu apenas forneço húmus e cinzas de madeira aos meus aracás e eles estão ótimos. Concordo com o Juliano J. Silva, uma das causas pode ser a má polinização e também pode recorrer a plantas atrativas como tomilhos, alfazemas, sálvias, alecrim, entre outras.

      Eliminar
    5. Da experiência que tenho no meu, gosta de água e ajudou a fixar o fruto.

      Eliminar
  6. Boa tarde.

    Tenho uma questão.
    Tenho pés de araçás há 4 anos. Eles ainda sobrevivem num pequeno vaso.
    Mas para experimentar, coloquei um num vaso e deixei-o crescer. 2 anos depois coloquei num vaso ainda maior. Ele está gigante. Mas nunca deu frutos. É normal ele já ter quase 5 anos e nunca ter aparecido fruto algum? Tenho adubado quando necessário... obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele dá flores? Se sim e estas estão caindo, o que falta é polinização.

      Eliminar
  7. Por quê meu pé de araça não deu fruto ainda, depois de 5 anos ?

    ResponderEliminar
  8. O meu pé de araca não dá fruto..tem flores mas da assim de 3 a 6 frutos depois não dá mais ..tem que poudar

    ResponderEliminar
  9. Meu araçá tem dois anos e acabou de dar frutos saudáveis, porém esta caindo as folhas dele.. o que poderia ser ?

    ResponderEliminar
  10. Tenho um pé de Araça no vaso deu fruto uma vez só agora só cresce nunca mas deu flores ou fruto o que devo fazer para ele da flores denovo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o seu pé de araçá se apresentar com demasiado vigor, ele não vai dar flor nem fruto. Isso acontece quando é demasiado adubado, principalmente com adubos ricos em nitrogênio. Procure fazer uma fertilização equilibrada, com um bom aporte de fosforo e potássio.

      Eliminar
  11. eu plantei um.pe de araca ja estava grandinho cheio de frutas ja mais ai minha filha quebrou, tem como eu replantar ele? so que não tem raiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem raiz não vai dar. O melhor é comprar outro pé ou semear outro. Semear araçá é muito fácil, a semente germina muito bem. Ou procure alguém que tenha uma planta de araçá, provavelmente vai encontrar muitas plantinhas sob a copa da árvore.

      Eliminar
    2. Bom dia, primeiramente parabéns pelo blog.
      Tenho uma araçazeiro que deu frutos com um tipo de peste, que não deixou o fruto crescer e ficou envolvido a casca por uma camada preta. O fruto ficou pequeno e duro. O que posso fazer para tentar corrigir? Obrigado

      Eliminar
    3. Estou com o mesmo problema no meu araçazeiro. Alguém teria uma solução?

      Eliminar
  12. Tenho um pé de araçá que há 3 anos produz muitos frutos! Mas, estes tem um caroço enorme dentro e por fora, eles não são redondinhos, eles são assimétricos! Sabem me informar o que ocorre?

    ResponderEliminar
  13. Meu pé de a raça tem quase 4 anos e nunca saiu flores, ele está hiper adubado.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, primeiramente parabéns pelo blog.
    Tenho uma araçazeiro que deu frutos com um tipo de peste, que não deixou o fruto crescer e ficou envolvido a casca por uma camada preta. O fruto ficou pequeno e duro. O que posso fazer para tentar corrigir? Obrigado

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, Tenho um pe de araça uns cinco anos já e não dá fruto, oque fazer ?

    ResponderEliminar
  16. Tenho um Araça de frutas vermelhas, vou me mudar e gostar muito de levar uma mudinha dele, mas ñ está na época de frutas, com poderia fazer? Teria outra forma de conseguir muda dele?

    ResponderEliminar
  17. meu araça após uma poda feita no inicio do inverno não criou nenhuma folha mais, o que pode estar acontecendo?

    ResponderEliminar
  18. Tenho um araça cheio de frutos , estamos em outubro , mas estao verdes ha muito tempo, nao sei pq nao amaduram , esta muito vistosa e começando a dar flor e brotos novos. Porque que será que nao amaduram ? Estou em Portugal e agora vem o inverno mais rigoroso. Obrigado pela resposta.

    ResponderEliminar
  19. Tenho um pé de araçá, mas começou a sair manchas de cor marrom e a folha cai, o que posso fazer?

    ResponderEliminar
  20. Tenho um pé q boa da flores nem frutos
    5 anos

    ResponderEliminar
  21. Onde posso comprar a planta para semear?

    ResponderEliminar
  22. comprei uma muda e plantei a mais de 3 anos o pe de araca esta bonito mais nunca deu fruto - alguem tem uma dica ? o meu plano neste ano e de corta - la de nao der fruto .

    ResponderEliminar
  23. Meu pé de ataca produz frutos mas eles " enferrujam"" e não dá pra comer..o que posso fazer??

    ResponderEliminar
  24. Alguem tem o araçá roxo? tenho um rosa no quintal que já produz regularmente e semeei este ano amarelo e vermelho e já tenho os dois a brotar em caixas de ovos... pelo que ouvi o roxo é um fruto mais pequeno tipo mirtilo mas produz maior numero de frutos

    ResponderEliminar
  25. Quero acabar com o plantio de Araçá, como faço?

    ResponderEliminar
  26. Tenho um pé de araçá ela carrega de fruta carrega muito, ate' amadurece algumas, mas ela fica dura não cresce, ela racha apodrece e cai
    no momento ela está carregada de fruto mais não se aproveita uma, o que fazer?

    ResponderEliminar
  27. Meu pé de araçá estava dando frutos ele era menor aí caiu uma bananeira em cima e quebrou alguns galhos.e não deu mais frutos..agora ele cresceu duas vezes mais de tamanho e galhos mais ainda não deu fruta..será que tenho que arrancar o pé

    ResponderEliminar
  28. Olá. Tenho um pé de araça vermelho a uns 8 anos. Mais ou menos uns 5m de altura. De dois anos pra cá ele fica carregado mas os frutos não amadurecem. Cai muito e nāo vingam. O que pode ser,?

    ResponderEliminar