Cultivo e Produção de Araçá

Cultivo e produção de Araçá

Hoje vou falar de uma árvore subtropical, o araçá ou araçazeiro, pertence à espécie Psidium Cattleianum, da família Myrtaceae e têm com origem no Brasil. Falamos de uma árvore que floresce de Junho a Dezembro e os seus frutos amadurecem de Setembro a Março. As suas flores são brancas com muitos estames e nascem nas axilas das folhas, resultam em pequenos frutos redondos com polpa doce e sumarenta, plena de benefícios. (Benefícios do araçá para a saúde)

Até à bem pouco tempo eu desconhecia a existência do araçazeiro, foi-me dado a conhecer por uma amiga que a tinha dois exemplares carregada de fruto no quintal , fiquei fascinada. Para melhorar o meu fascínio aínda tive direito à prova dos dois tipos, o araçá vermelho e o araçá amarelo, gostei dos dois mas o vermelho cativou-me mais, o seu sabor faz-me lembrar uma mistura de manga e a goiaba.
Para melhorar ainda tive direito a duas plantas, que já frutificaram sem nenhuma dificuldade. Já ultrapassaram dois Invernos, umas boas camadas de geada e a travessura dos meus cães. Moral da historia: O araçá dá-se muito bem em Portugal.

Solo e localização ideal do araçazeiro


As condições ideais para a planta do araçá, são um solo arenoso rico em matéria orgânica, com pH entre 4,5 e 6,2. Contudo adapta-se bem a outro tipo de solos desde que bem drenados. O araçazeiro é uma árvore de origem subtropical todavia adapta-se a diversos tipos de clima, pode inclusive resistir a temperaturas negativas até - 4º e suportar períodos curtos de encharcamento do solo. Características que permitem o cultivo e a produção de araçá em Portugal.

Sementeira e plantação do araçá


A propagação do araçazeiro é feita por semente, que têm a particularidade de germinar muito bem. Geralmente germinam espontaneamente dos frutos caídos das árvores. O método habitual é retirar a semente de frutos maduros, lavá-las e secá-las. Coloca-se 4 a 5 sementes a uma profundidade de 1 cm, num vaso com aproximadamente 20 cm, cheio de substrato, rega-se com moderação e espera-se pela germinação que se dará entre 20 a 40 dias conforme as condições e a temperatura do ambiente.

Quando as plantas alcançarem 50 a 60 cm, mude para um local ensolarado com solo rico em matéria orgânica. Abra uma cova com pelo menos 50 cm de largura e profundidade e enriqueça-a com húmus decomposto, aconchegue a planta e regue generosamente.

Tratos culturais do araçazeiro


A planta cresce rapidamente e não requer muitos cuidados. Porém ela se desenvolverá melhor se anualmente durante o inverno, fizer uma adubação de cobertura com estrume bem curtido ao redor da árvore e se fizer a monda das ervas daninhas de forma a não as deixar competir com o araçazeiro. Também é importante fazer uma poda de formação, eliminar os ramos mortos, retirar os rebentos da base e arejar o interior da árvore.

Sugiro que veja também: Cultivo do abacateiro

9 comentários:

  1. tenho um dos vermelhos aqui em curitiba, mas o pé de maracuja pequeno cubriu ele e ele quase nao da mais fruta, nao pega sol suficiente

    ResponderEliminar
  2. Acabei de plantar 4 araçás e gostava de saber se perde as folhas no inverno e em que meses dá flor e frutifica em Portugal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perde folhas no inverno. Em Portugal, convém podar ou cortar os galhos para correção em Jan-Fev (quando se podam as vinhas).
      As folhas que caem são as normais,


      Eliminar
  3. Nossa eu quero umas sementes adoro plantar como faço pra telas

    ResponderEliminar
  4. Tenho um araçazeiro de frutos vermelhos que comprei e plantei este ano no inicio do mês de Fevereiro, mas entretanto veio muita chuva, muito frio e muito vento nos meses de Fevereiro, Março e Abril e ele esteve exposto a condições climáticas extememente sevevas e perdeu muitas folhas e as que se aguentaram ficaram muito amarelas, mas a partir de Maio veio o sol e calor e ele começou a brotar de forma vigorosa e em pouco tempo também começou a ganhar muitos botões e hoje até já tem algumas flores, acho que este ano ele já vai produzir alguns frutos, embora seja ainda muito pequeno com pouco mais de 1 metro de altura. Para concluir posso afirmar que esta árvore é altamente resistente, e se adapta muito bem ao clima Português.

    ResponderEliminar
  5. Em casa da minha mãe há dois araçazeiros.
    O inverno foi rigoroso, com o calor que veio a seguir, deu muita florzinha, mas, não sei porquê, as flores estão a cair e não me parece que fiquem frutos...
    Alguém sabe dizer porquê?...
    Alguém pode dar solução ou dizer como se deve fazer?...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GERALMENTE A QUEDA DE FLORES E FRUTOS ESTA LIGADA A FALTA DE NUTRIENTE COMO O POTASSIO k DEVES FAZER A ADUBAÇÃO CLORETO DE POTASSIO ACREDITO QUE PARA O OUTRO ANO MELHORE USE CINZAS NA ADUBAÇÃO E NPK DE MANUTENÇÃO DA PLANTA.

      Eliminar
  6. Boa tarde.

    Tenho uma questão.
    Tenho pés de araçás há 4 anos. Eles ainda sobrevivem num pequeno vaso.
    Mas para experimentar, coloquei um num vaso e deixei-o crescer. 2 anos depois coloquei num vaso ainda maior. Ele está gigante. Mas nunca deu frutos. É normal ele já ter quase 5 anos e nunca ter aparecido fruto algum? Tenho adubado quando necessário... obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Por quê meu pé de araça não deu fruto ainda, depois de 5 anos ?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...