Gerânio de Cheiro (Pelargonium graveolens)

Gerânio de Cheiro ou cheiroso (Pelargonium graveolens)

O gerânio de cheiro (Pelargonium Graveolens) é uma planta de folhas perenes que pode atingir um metro de altura. A folhas são serrilhadas, frisadas e exalam um odor forte. As flores são pequenas e rosadas, surgem em quantidade na primavera, porem também vão aparecendo ao longo do ano.

Há quem defenda que o gerânio cheiroso seja um repelente natural contra vários tipos de insectos, há quem contradiga com o facto de não haver factos reais que o comprovem. Porém uma certeza há, esta planta larga um odor fortíssimo que invade a área circundante. Sabemos também que várias espécies de insectos são afastadas e confundidas com odores.

O certo é que o gerânio de cheiro é usado em loções corporais, como repelente de mosquitos e melgas. É colocado em saches com o fim de afastar traças e eliminar cheiros dos armários. É plantado ao redor dos curais dos animais com o fim de afastar melgas e mosquitos e colocado no parapeito das janelas com o fim de afastar moscas, moscas melgas e mosquitos. As flores e as folhas depois de secas são usadas em potpourri.

Propagação do gerânio de cheiro


A propagação do gerânio cheiroso é muito fácil. É feita através de estacas da planta, enterram-se em substrato, regam-se e mantém-se em ambiente sombreado.
Após o enraizamento, trespassam-as directamente para o canteiro.

O gerânio cheiroso aprecia solos ricos em matéria orgânica, regas intervaladas, uma boa exposição solar pela manhã e alguma sombra da parte da tarde. Porém adapta-se bem a situações mais adversas.

Curiosidades sobre o gerânio cheiroso


O Gerânio Cheiroso pertence à familia da Geraniaceae cujo nome cientifico é Pelargonium Graveolens. Popularmente também é conhecido por Malva Cheirosa, Gerânio Aromático e Malva Rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...