Gerânio de Cheiro (Pelargonium graveolens)

Gerânio de Cheiro ou cheiroso (Pelargonium graveolens)

O gerânio de cheiro (Pelargonium Graveolens) é uma planta de folhas perenes que pode atingir um metro de altura. A folhas são serrilhadas, frisadas e exalam um odor forte. As flores são pequenas e rosadas, surgem em quantidade na primavera, porem também vão aparecendo ao longo do ano.

Há quem defenda que o gerânio cheiroso seja um repelente natural contra vários tipos de insectos, há quem contradiga com o facto de não haver factos reais que o comprovem. Porém uma certeza há, esta planta larga um odor fortíssimo que invade a área circundante. Sabemos também que várias espécies de insectos são afastadas e confundidas com odores.

O certo é que o gerânio de cheiro é usado em loções corporais, como repelente de mosquitos e melgas. É colocado em saches com o fim de afastar traças e eliminar cheiros dos armários. É plantado ao redor dos curais dos animais com o fim de afastar melgas e mosquitos e colocado no parapeito das janelas com o fim de afastar moscas, moscas melgas e mosquitos. As flores e as folhas depois de secas são usadas em potpourri.

Propagação do gerânio de cheiro


A propagação do gerânio cheiroso é muito fácil. É feita através de estacas da planta, enterram-se em substrato, regam-se e mantém-se em ambiente sombreado.
Após o enraizamento, trespassam-as directamente para o canteiro.

O gerânio cheiroso aprecia solos ricos em matéria orgânica, regas intervaladas, uma boa exposição solar pela manhã e alguma sombra da parte da tarde. Porém adapta-se bem a situações mais adversas.

Curiosidades sobre o gerânio cheiroso


O Gerânio Cheiroso pertence à familia da Geraniaceae cujo nome cientifico é Pelargonium Graveolens. Popularmente também é conhecido por Malva Cheirosa, Gerânio Aromático e Malva Rosa.

4 comentários:

  1. Esta planta é ornamental e deixa o ambiente perfumado !!Maravilha da Mãe Natureza !

    ResponderEliminar
  2. Tem um cheiro agradável. Se espanta os insetos não sei mas vou experimentar.

    ResponderEliminar
  3. Sol pleno ou meia sombra?

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela ótima explicação sobre essa planta tão fofa.

    ResponderEliminar