Feijão guandu - Cajanus cajan

Cultivo do Feijão guandu - Cajanus cajan

Se há coisa que eu gosto é descobrir coisas novas e o feijão guandu (Cajanus cajan) foi a minha mais nova experiência. Descobri este feijão na prateleira de um supermercado (juntamente com o feijão pedra). Trouxe a semente para casa e iniciei uma pesquisa com o intuito de o conhecer melhor. Pesquisei pelos nomes mais populares:feijão congo, feijão guandu e feijão andu.

Descobri que ao contrário de outros feijões, este cresce de uma planta arbustiva com um ciclo de vida perene. A leguminosa arbustiva pode atingir os 2 m de altura ou mais, dependendo da variedade  e não necessita de tutoramento. Quando podada anualmente pode alcança uma maior longevidade.

Possui uma raiz ramificada, que consegue penetrar nos solos compactos e adensados, que consegue buscar a água às camadas mais profundas do solo, esta qualidade dá-lhe uma grande capacidade de sobrevivência e permite-lhe melhorar a qualidade e a textura dos solos. Tal como as outras leguminosas o feijão guandu têm a capacidade de enriquecer o solo, pelo facto de fixar grandes quantidades de nitrogénio no solo. Esta característica também permite o seu cultivo com o o objetivo de fazer adubação verde.

O feijão guandu é consumido em diferentes estados de maturação, em alguns locais é processado e vendido enlatado tal como a ervilha e come-se da mesma maneira.mesma maneira. Seco consome-se da mesma maneira que os feijões comuns. Oferece uma produção continua e abundante, uma qualidade que lhe valeu a alcunha de feijão dos pobres. Porém ao contrário de outros feijões a sua vagem não é comestível. Fala-se também nas suas vantagens para a saúde, sendo classificado por muitos como uma importante planta medicinal.
Mas não é só na alimentação humana que o feijão guandu é utilizado, serve de alimento para vários animais, incluindo as aves e como forrageira na alimentação do gado de pastagem.

Sementeira e cultivo do feijão guandu


O feijão guandu têm uma alta capacidade de resistência, adapta-se à maioria dos solos, até nos mais compactos, secos e pobres. Apesar de toda a sua resistência às condições mais adversas o feijão guandu sofre com as temperaturas muito baixas e com a ocorrência de geadas.

A sua produtividade aumenta quando lhe são fornecidas boas condições e regas assíduas. O feijão guandu apresenta um melhor desempenho em solos profundos, com boa drenagem, de média a alta fertilidade. Agradece um bom aporte de nutrientes, mas não necessita de do fornecimento de nitrogénio, porque as suas raízes  associam-se a bactérias (Rhyzobium) capazes de captar o nitrogénio do ar e fixa-lo no solo.

Multiplica-se por sementes e germina muito bem, desde que a humidade seja controlada. A sementeira é muito semelhante aos feijões comuns. Durante o processo da germinação, o excesso de humidade deve ser evitado, leva ao apodrecimento da semente e compromete a sementeira. A semente é enterrada a uma profundidade média de 2 cm. Após a sementeira o feijão guandu leva aproximadamente 4 meses a produzir, a sua produção é continua e as suas sementes são retiradas manualmente à medida que vão amadurecendo.


A minha experiência com o feijão guandu em Portugal


Feijão andu Cajanus cajan
Como boa curiosa que sou já iniciei a minha experiência em Portugal. Semeei os meus feijões em pequenos vasos, num composto à base de turfa. A minha primeira tentativa foi falhada, reguei demasiado e as sementes apodreceram na terra. A segunda tentativa foi um sucesso, controlei a humidade antes da germinação, pulverizei água em pequenas quantidades com um pulverizador e apenas quando a terra se encontrava mais seca. Os meus feijões guandu levaram entre 12 a 14 dias a germinarem. Depois da germinação tratei os meus feijões guandu como trato os feijões comuns. O desenvolvimento inicial foi lento, porém a temperatura não estava a favor. (Irei atualizar o post à medida do resultado)

Nomes comuns: Feijão de Angola, lablab, ervilha de angola, anduzeiro, ervilha de pombo, ervilha do congo, guandeiro, feijão andu, feijão guandu, guisante de Angola,  guandeiro, feijao boer e anduzeiro.

9 comentários:

  1. O meu pé de feijão guandu sobreviveu ao Inverno. hoje vi que tem um flor. Vamos ver como corre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li o seu comentário, porque estou interessado nesta planta. Então ele já produz ?

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá! fiquei muito feliz em encontrar este blog e ler essa experiência com o feijão guandu. Estou curiosa para saber como a planta se desenvolveu e perguntar se saberia me dizer onde conseguir sementes aqui em Portugal. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom seu texto!
    Eu plantei andu aqui na serra gaúcha, também tive dificuldade de germinação por conta da umidade elevada, plantei 6 pés, fiz colheitas satisfatórias de vagens verdes e colhi algumas sementes para replantar... Agora estou curioso para saber se ele vai sobreviver as geadas do inverno a robustez e rusticidade das plantas me faz crer que sim...

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde e Boas Festas para todos !!!
    Há muitos anos que sei, por ler e pesquisar na Net, da existência desta leguminosa. No próximo ano pretendo iniciar algumas criações aqui na região da Cela em Angola, a começar pela Galinha Caipira(Galinha do Campo) em regime semi extensivo, e uma das culturas que irei usar nos Piquetes será o Feijão Guandu ou Lablab. Muito obrigado pelo seu Blog e pelas informações importantíssimas.

    ResponderEliminar
  7. Conheci esse feijão em Angola no arimbo (horta) da minha mãe ainda eu era miúda, comiamos o grão em verde como se fosse ervilha.

    ResponderEliminar
  8. Gostaria muito de comprar feijão para plantar onde consigo pfv

    ResponderEliminar