Como multiplicar as suculentas

Multiplicar um suculenta é um processo muito fácil, sendo a técnica mais conhecida e utilizada a propagação por estaca, mas o que muitos desconhecem é que as folhas também dão origem a novas plantas. Além de não ter de gastar muito dinheiro, o método é simples e a taxa de sucesso é elevada. As suculentas apresentam uma grande capacidade de sobrevivência e essa característica manifesta-se na sua propagação. As folhas e os caules destas plantas enraízam facilmente quando se soltam da planta mãe e algumas criam raízes mesmo fora do solo.

Geralmente as folhas criam raízes em 2 a 3 semanas, porém algumas demoram mais de um mês ou até mesmo dois, depende muito das condições climáticas e do tipo de suculenta. Com tempo quente elas propagam mais rápido. O recomendado é nunca desistir enquanto a folhas não se deteriorarem, elas conseguem surpreender-nos, mesmo quando se apresentam um pouco murchas. 

O processo de multiplicação de suculenta por estaca, requer uma pequena secagem de dois dias, de modo a concluir o processo de cicatrização e evitar podridões desnecessárias.

6 passos para propagar as suas suculentas através das folhas



  1. Retire uma folha adulta da planta mãe.Remova-a delicadamente, fazendo um movimento giratório, de modo a quela saia inteira e intacta. As folhas escolhidas devem apresentar saudáveis, com o estado de maturação completo, livres de manchas e sinais de doenças.
  2. Não enterre as folhas, apenas as coloque sobre a superfície da terra porosa. Deve escolher um substrato próprio para cactos e suculentas, ou uma mistura de substrato com areia na proporção de 50%.
  3. Coloque num lugar iluminado, evitando a incidência direta dos raios solares, principalmente os do meio dia.
  4. Deixe as folhas das suculentas repousarem por uns 2 dias sobre a terra seca de modo a cicatrizarem. 
  5. Depois vá regando de um modo leve, sem exagerar na quantidade de água. Vá mantendo a terra ligeiramente húmida, resistindo à tentação de regar em demasia, o excesso de humidade pode levar ao apodrecimento do material vegetativo. Sugiro que o faça com uma garrafa com um um furo na tampa.
  6. Logo que verifique o aparecimento de novas raízes, mova a folha para um vaso com o mesmo substrato usado no processo anterior, mantendo a folha na mesma posição, apenas cubra ligeiramente as raízes com o subtrato.
  7. Prossiga com o processo de rega gradual e siga os procedimentos normais das plantas suculentas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...