Planta de jade - Crassula ovata

Cultivo da Planta de jade Crassula ovata
A Crassula ovata é uma suculenta originária da Africa do sul, conhecida por planta de jade, que pertence à família crassulaceae. É uma suculenta associada às boas energias, acredita-se que ela trás boa sorte, sendo também designada como planta do dinheiro e arvore da amizade. Simboliza sorte, amizade verdadeira, prosperidade, fortuna, riqueza.

A Crassula ovata exige poucos cuidados, é muito resistentes e fácil de cultivar, é uma excelente escolha  para os que não dispões de muito tempo. Têm um ciclo de vida perene, apresenta grande longevidade e pode ultrapassar os 90 centímetros de altura,  lembrando um pequeno arbusto. Apresenta folhas verdes carnudas arredondadas que podem desenvolver uma tonalidade avermelhada nas bordas, são suportadas por um caule robusto, curto, retorcido e ramificado, verde e suculento que vai lenhificando à medida que envelhece.

Como cuidar a Planta de Jade


 Luz: A crassula ovata requer sol pleno, meia sombra ou luz difusa. A sua capacidade de ambientação à variação de luminosidade, tornam-na apta para  ser cultivada como planta de interior ou de exterior. Se pretender mudar a sua planta de um local sombrio para um local mais ensolarado, faça-o gradualmente, uma mudança brusca pode levar a que as folhas queimem ou caiam.

 Temperatura: Aprecia um locais quentes, porém apresenta alguma resistência ao frio. Contudo o frio excessivo e a geada intensas podem matar a planta.

 Regas: As regas devem ser graduais no Verão e escassas no Inverno, com o cuidado de deixar secar a terra entre cada irrigação. A planta de jade é tolerante à seca e sensível ao encharcamento, já que pode facilmente apodrecer com o excesso de água.

 Solo: Aprecia solos arenosos ricos em matéria orgânica., porém adapta-se a outros tipos de terra, desde que apresentem boa drenagem.

Floração: Floresce com facilidade, principalmente no inverno e é representada por umas pequenas flores brancas ou rosadas, em  forma de estrela. A floração só ocorre quando a suculenta é exposta à luz solar direta.

 Cuidados: Borrife a folhagem da suculenta ou use um pano suave para remover o pó. Suprima os ramos secos e se necessário execute uma poda de desbastação.

 Poda: A planta de jade pode ser podada de modo a proporcionar um formato personificado, pode inclusivamente ser aparada com a forma de uma arvore, levando ao visual de um bonsai.

Multiplicação: Multiplica-se muito facilmente por estacas de ramos ou por folhas. É recomendado deixar as estacas ou as folhas a secar uns dias antes da plantação, de modo a criar um crosta que vai evitar o apodrecimento do material vegetativo.

Nomes populares: Planta jade, Planta de jade, balsamo de jardim, planta do dinheiro, árvore da amizade, planta da sorte, árvore de jade.

Foto pixabay

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...