Planta de jade - Crassula ovata

Planta de jade - Crassula ovata, como cuidar
Crassula ovata minor
Espécie
Crassula ovata
Família: Crassulaceae
Género: Crassula
Origem: África, África do Sul
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares: planta do dinheiro e arvore da amizade, planta jade, planta de jade, balsamo de jardim, planta da sorte, árvore de jade, árvore do dinheiro, jade chinês.

A Crassula ovata é uma suculenta originária da Africa do sul, conhecida por planta de jade, que pertence à família crassulaceae. É uma suculenta associada às boas energias, acredita-se que ela trás boa sorte, simboliza sorte, dinheiro, amizade verdadeira, prosperidade, fortuna, riqueza.

A Crassula ovata exige poucos cuidados, é muito resistentes e fácil de cultivar, é uma excelente escolha  para os que não dispões de muito tempo. Têm um ciclo de vida perene, apresenta grande longevidade e pode ultrapassar os 90 centímetros de altura,  lembrando um pequeno arbusto. As folhas crescem de modo alternado e oposto, são suportadas por um caule robusto, curto, retorcido e ramificado, que vai lenhificando à medida que envelhece. As folhas são verdes carnudas arredondadas, quando expostas ao sol desenvolvem uma tonalidade avermelhada nas extremidades. 
As flores rosas esbranquiçadas, são constituídas por cinco pétalas e surgem geralmente no Inverno e na Primavera.

Cuidados com a Planta de Jade


 Luz: A crassula ovata requer sol pleno, meia sombra ou luz difusa. A sua capacidade de ambientação à variação de luminosidade, tornam-na apta para  ser cultivada como planta de interior ou de exterior. Se pretender mudar a sua planta de um local sombrio para um local mais ensolarado, faça-o gradualmente, uma mudança brusca pode levar a que as folhas queimem ou caiam.
 
 Temperatura: Aprecia um locais quentes, porém apresenta alguma resistência ao frio. A maioria das espécies toleram um grau limitado de geada, mas a exposição excessiva ao frio poderá provocar danos sérios na planta. As variedades variegadas apresentam maior sensibilidade ao frio.

 Regas: As regas devem ser graduais no Verão e escassas no Inverno, com o cuidado de deixar secar a terra entre cada irrigação. A planta de jade é tolerante à seca e sensível ao encharcamento, pode facilmente apodrecer com o excesso de água. Geralmente esta suculenta é resistente ás pragas e doenças, mas quando submetida a ambientes muito húmidos ela pode desenvolver fungos.

 Solo: Aprecia solos arenosos ricos em matéria orgânica, mas adapta-se a outros tipos de terra, desde que apresentem boa drenagem (Como preparar terra para cactos e suculentas).

Floração: Floresce com facilidade, principalmente no inverno e é representada por umas pequenas flores brancas ou rosadas, em  forma de estrela. Dificilmente floresce dentro de casa, a floração só ocorre quando a suculenta é exposta à luz solar direta.

 Cuidados: Borrife a folhagem da suculenta ou use um pano suave para remover o pó. Suprima os ramos secos e se necessário execute uma poda de desbastação, de modo a permitir uma melhor circulação de ar dentro da copa da planta. 

 Poda: A planta de jade aceita bem qualquer procedimento de poda. Esta operação permite formatar a planta, que pode inclusive ser aparada com a forma de uma pequena arvore, levando ao visual de um bonsai. Além disso a poda também têm o objetivo de estimular o engrossamento do caule e permitir que a planta suporte o peso da folhagem frondosa. A poda deve ser realizada na fase de crescimento mais ativo da planta, porque recupera e regera mais rápido.

Multiplicação: Multiplica-se muito facilmente por estacas de ramos ou por folhas. É recomendado deixar as estacas ou as folhas a secar uns dias antes da plantação, de modo a criar um crosta que vai evitar o apodrecimento do material vegetativo (Como multiplicar as suculentas através de folhas).

➢ Onde comprar a planta de jade? Em Portugal é muito fácil encontrar esta suculenta, é frequentemente encontrada à venda em floristas, em supermercados e grandes superfícies comercias na área da jardinagem.

➢ Lendas e crenças: Segundo a lenda chinesa, a planta de jade quando colocada na entrada da porta da frente atrai dinheiro, se for colocada na porta das traseiras, produz o efeito contrário, incentiva o dinheiro a sair. 

Sem comentários:

Enviar um comentário