Cultivo do Balsamo - Sedum dendroideum

O Sedum dendroideum pertence à família de Crassulaceae, é nativa do México e popularmente é conhecido como balsamo. É cultivada como planta ornamental, porém ela também é largamente conhecida pelas suas qualidades medicinais: (Benefícios Sedum dendroideum)

O balsamo é uma planta perene e suculenta com hastes ramificadas. Na generalidade alcança entre 30 e 90 cm de altura, dependendo do espaço que a circunde. As folhas são verdes espatuladas quase ovaladas e agrupam-se em forma de roseta na extremidade dos ramos. As suas inflorescências surgem no Outono e no Inverno, são compostas por pequenas flores amarelas semelhantes a estrelas, com interesse decorativo.

O balsamo à semelhança de outras plantas Sedum, não requer muitos cuidados. Elas prosperam em condições que são desfavoráveis a outas plantas, suportam a salinidade e a poluição do ar.

Como cuidar o Balsamo (Sedum dendroideum)


 Luz: Uma das principais necessidades do Balsamo é o sol. Encontra as suas condições ideais em ambientes de plena luz, contudo também pode ser cultivado em espaços de meia sombra, desde que receba alguma horas de sol. A escassez de luz, leva a planta a crescer fraca e rala, além de desvanecer as suas qualidades terapêuticas.

 Temperatura- O Balsamo tanto prospera em climas quentes, como em climas frios. Suporta condições estremas de calor e tolera também as geadas esporádicas.

 Regas: A rega deve ser moderada, com o cuidado de deixar secar a terra entre cada adição de água. Geralmente rega-se uma vez por semana, mas esta dinâmica está dependente do tamanho do vaso, da temperatura e clima em que a planta está. O balsamo é resistente à seca e sensível ao encharcamento, o excesso de água pode levar ao apodrecimento das suas raízes.

 Transplante:  Adaptam-se a qualquer tipo de solo, mas preferem solos férteis, preferencialmente arenosos, porosos e com boa drenagem.

 Pragas e doenças: O bálsamo é uma planta resistente, porém é muito apreciado por lesmas e caracóis, estes destroem as suas folhas num curto espaço de tempo. (Como se livrar de lesmas e caracóis)

➢ Multiplicação: O bálsamo é uma planta de fácil propagação. Ela pode ser feita por via de estacas, enraizamento das folhas ou por separação de rebentos laterais. (Como multiplicaras suculentas)

➢ Uso do Balsamo: Pode ser cultivado isolado ou em grupo, formando maciço, bordaduras ou jardins de pedra. Também poder ser plantado em vaso e jardineiras e embelezar terraços, varandas e pátios.

➢ Nomes populares: Pau de balsamo, óleo vermelho, balso, cabureira, pau vermelho, balsamo branco.

3 comentários: