Echeveria pulvinata

Como cuidar a Echeveria pulvinata
A Echeeria pulvinata é uma suculenta, nativa do México, que pertence à família crassulácea.
É uma planta pequena de crescimento rápido, ligeiramente arbustiva e ramificada com rosetas soltas. As folhas são gordas ovaladas,  com uma fina pelagem que lhe conferem um aspeto aveludado.
As flores são pequenas amarelo rosadas em forma de sino, surgem ao longo de uma haste floral e ocorrem no tempo mais quente, ou seja, entre a Primavera e o Verão. Projetam-se para fora da planta e têm grande valor ornamental, podem ser usadas como flores de corte, complementando lindos arranjos florais.

Como cuidar a Echeveria pulvinata


Condições favoráveis ao crescimento da Echeveria pulvinata

Aprecia uma boa exposição solar, sendo que as suas folhas alcançam tons avermelhados quando cultivadas em sol pleno. Quando cultivada com menos luminosidade, as folhas apresentam apenas tons verdes.
Suportam bem o frio, mas podem sofrer alguns danos com as geadas intensas.

Rega da Echeveria pulvinata 

A rega deve ser moderada, tal como as outras suculentas a Echeeria pulvinata é sensível ao excesso de água. O ideal é deixar secar a terra entre as regas. No Inverno é conveniente protegê-la da chuva.

Transplante da Echeveria pulvinata 

A mudança de vaso é realizada na Primavera, com um substrato arenoso que apresente uma boa drenagem. Poderá fazer a mistura em casa misturando um subtrato comum com um pouco de areia.

Cuidados com a Echeveria pulvinata 

Geralmente não necessita de grandes cuidados, apenas uma poda de limpeza, de modo a remover os ramos secos e as folhas velhas que vão surgindo na parte inferior da suculenta à medida que ela cresce. Caso necessário, administre a cada 15 dias um adubo especifico a cactos, diluído em água, na concentração indicada pelo fabricante.

Multiplicação da Echeveria pulvinata 

Propaga-se como a maioria das suculentas, por estaca de folha ou pelo enraizamento de hastes, em duas a três semanas, elas começam a emitir raízes. Esta operação têm mais exito, no inicio do Verão. Leia mais em: Como multiplicar as suculentas.
Também podem ser reproduzidas por sementes, contudo o processo é mais demoroso.

Usos das Echeveria pulvinata

Elas podem ser cultivadas em vaso ou diretamente na terra do jardim. No solo elas criam lindas bordaduras, canteiros e enriquecem os jardins de pedra. As hastes florais podem ser cortadas e aplicadas na elaboração de arranjos florais.

Curiosidades: No seu pais de origem, no Mexico, a Echeveria pulvinata cresce nas encostas de montanhas áridas e nas planícies pedregosas da América Central.

Nomes populares: Echeveria peluda, Echeveria de veludo.

3 comentários:

  1. Na Ilha da Madeira é muito conhecida como "Balões de São João" devido ao aspecto das flores, que se assemelham aos ditos balões, e à época de floração, que coincide mais pu menos na altura do São João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Siena Teles! Não sabia que lhe chamam balões de São João, mas faz todo o sentido. Obrigada pela partilha.

      Eliminar
    2. Por acaso tenho várias em casa e no Verão passado floriram imenso, mas infelizmente não tenho nenhuma foto senão partilhava aqui.

      Eliminar