Cuidados com a Crassula muscosa

Cuidados com a  Crassula muscosaA Crassula muscosa, também conhecida por licopodiose é uma planta suculenta nativa da Africa do Sul, que pertence à família Crassulaceae.

Cresce na forma de pequeno arbusto ramificado, com forma emaranhada. As hastes são eretas, mas tendem a curvar com o tempo, com aproximadamente 30 centímetros de altura e 5 cm de diâmetro. As folhas são pequenas e amontoam-se à volta do caule fino, dispostas em rosetas lineares de 4 fileiras de pás, lembrando uma forma quadrada.
As flores surgem na base das folhas, são pequenas e quase imperceptíveis, com tonalidade amarelo esverdeado e mal cheirosas.

Cultivo e cuidados com a Crassula muscosa 


Condições de cultivo: Aprecia ambientes com sol ou luz direta, embora tolere a sombra. A sua folhagem fica mais bonita em locais de meia sombra, porém também fica mais frágil. O excesso de sol tende a endurecer a planta e a limitar o brilho das folhas.
Aprecia temperaturas situadas entre os 10 e os 26º,  a sua resistência às baixas temperaturas não ultrapassa os -2, nas épocas mais frias proteja-a no interior.
O solo deve ser bem drenado e moderadamente fértil. Um substrato rico em matéria orgânica, misturado com areia de rio adapta-se perfeitamente ás suas necessidades.

Tratos culturais: A rega deve ser moderada, tal como a maioria das suculentas, é sensível ao excesso de água e aprecia ambientes secos. Permita que a terra seque bem entre cada irrigação.
Na Primavera Verão, faça uma adubação com um adubo indicado a suculentas, uma vez por mês, ou utilize um adubo de libertação lenta incorporado do substrato, no ato do transplante.
Periodicamente faça uma limpeza à planta, elimine os ramos secos ou doentes. No caso de ramos com sinais de podridão, corte abaixo da necrose, de modo a eliminar toda a parte infetada.

Reprodução da Crassula muscosa: É uma especie de fácil multiplicação, no seu habitat natural têm tendencias invasivas. Propaga-se por via da divisão de touceiras ou a partir de estacas caulinares, com maior sucesso entre a Primavera e Verão. O enraizamento deverá ser feito em locais de meia sombra, em substrato arenoso ligeiramente humedecido.

Curiosidades sobre a Crassula muscosa


O nome Crassula muscosa vem do latim muscosus traduzido a musgoso, condizente à sua semelhança com o musgo.

Esta planta têm uma grande longevidade, quando tratada com os cuidados mínimos necessários, ela chega a durar mais de 20 anos.

Nomes comuns: cauda de lagarto, cipreste de brinquedo, pinitos, pulseira de relógio, cordão de São José, planta com ziper.

12 comentários:

  1. Adorei saber sobre esta suculenta eu tenho mais não estava sabendo cuidar valeu as dicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma mais não sabia o nome dela más agora sei e vou cuidar bem...

      Eliminar
    2. Eu tenho só que a flor é pequenina e exala perfume de mel

      Eliminar
  2. La tengo a pleno sol y esta maravillosa.

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma mas ñ sabia nada sobre ela amei as dicas muito abrigado

    ResponderEliminar
  4. Comprei uma morreu, mais vou comprar outra sou apaixonada por essa suculenta mucosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias por su información
      Compre una y me interesa conocer todo sobre ellam

      Eliminar
    2. Amei as dicas tenho duas e não consigo cultivalas direito,obrigada agora já sei como cuidar .Ana Maria gularte sou de Rio Grande RS 🙏🏾👏🏽👏🏽👏🏽👍👍

      Eliminar
  5. Yo la tengo y no sabía cómo cuidarla y la tengo en la sombra con mucha luz, la e tenido a pleno sol y me la a quemado

    ResponderEliminar
  6. Amei as dicas. Ja tenho a planta ha mais de dez anos e quase se mantem por si. Gosto dela, da pouco trabalho. Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma mas a minha não cresce para cima ela cai

    ResponderEliminar