Orelha de Mikey - Opuntia Microdasys

Orelha de Mikey - Opuntia Microdasys - suculenta
Nome cientifico: Opuntia Microdasys
Família: Cactaceae
Gênero: Opuntia
Categoria: cactos e suculentas
Nomes populares: Orelha de coelho, orelha de Mickey, opúntia, palma brava, bunny cactus (inglês)

O Orelha de Mikey Opuntia microdasys é uma planta originário do México, que pertence à família Cactaceae e entra na categoria de cactos e suculentas. O tronco deste cacto é dividido por segmentos achatados (artículos) também chamados de palmas e que fazem lembrar as orelhas do coelho ou a cabeça de um Mickey.

Têm um aspeto fofo e mimoso, mas não se iludam, este cacto têm espinhos fininhos que se agrupam em tufos, que facilmente se entranham na pele. Embora eles sejam praticamente invisíveis, eles permanecem espetados por vários dias, causando bastante incomodo. Dependendo do cultivar estes tufos de picos podem ter tonalidade branca, creme, amarela clara ou avermelhada.

As flores despontam nos meses mais quentes, são grandes, amarelas e surgem isoladas, contudo não são muito frequentes.

Como cuidar o Orelha de Mikey Opuntia Microdasys


Condições favoráveis de cultivo: Aprecia uma boa exposição solar, quando crescem em ambiente de pouca luz as "orelhas" crescem pálidas, finas e alongadas, perdendo assim um pouco da sua magia visual. Caso isso aconteça, aumente gradativamente a luz.
Adapta-se a clima equatorial, tropical, subtropical, temperado e semi árido. É resistente ao frio, chega a suportar temperaturas até -10ºC.

Manutenção do Orelhas de MikeyDurante o período de crescimento que vai de Abril até Setembro o Opuntia Microdasys necessita de ser regado com regularidade, mas sem encharcar, com o cuidado de deixar secar a terra entre as regas. No Inverno reduza drasticamente a rega, ambientes frios associados a muita humidade podem levar ao apodrecimento da planta.
Durante a fase de crescimento, forneça um fertilizante liquido indicado a cacto e suculentas diluído na água da rega, a cada três semanas, conforme as instruções do fabricante.
As cochonilhas podem ser um problema, assim que detetar a sua presença, remova-as com um algodão ou cotonete embebido em álcool.

Transplante do orelhas de Mikey: Mude a planta quado ela apresentar as raízes amontoadas, transfira-a para um vaso maior, com o cuidado de colocar uma camada de material drenante no fundo do recipiente. O substrato deve ser leve e arejado, uma mistura de substrato com areia em partes iguais, preenche os requezitos. Na dúvida adquira um substrato indicado a cactos e suculentas, que possui o equilibro coreto.

Outras suculentas com nomes mimosos: Orelhas de Gato, Galinha e Pintos, Orelha de Shrek, Cabeça de Velho.

Multiplicação do Orelha de Mikey


Estaca: A propagação é fácil, retira-se uma orelha inteira (artigo), de preferência entre Maio e Agosto, puxando com a mão ou executando um corte limpo com uma faca. Não se esqueça de usar as luvas, caso contrário vai sentir o incomodo dos picos por alguns dias. O artigo deve ser escolhido em base ao seu bom desenvolvimento e ausência visível de doenças ou pragas. Após deixar cicatrizar a base da estaca por 2 ou 3 dias, plante-a enterrando-a numa mistura de substrato com areia. Mantenha a nova muda num ambiente com boa luminosidade, mas sem sol direto, com temperatura entre os 10 e os 16ºC. Quando maior for o segmento do Opuntia Microdasys, maiores serão as probabilidades de sucesso de enraizamento.

Semente: A sementeira também apresenta bons resultados, as sementes são grandes e estão envolvidas por uma película dura e grossa, recomenda-se a sua imersão por 1 ou 2 dias. Depois colocam-se sobre uma cama húmida de substrato misturado com areia. Cobre-se com uma película plástica ou chapa de vidro transparente em local iluminado com temperaturas a rondar os 20 a 30ºC até à germinação, que poderá levar mais de 45 dias.

Especies e variedades de Opuntia


Opuntia basilaris: segmentos azulados e flores vistosas de coloração rosa.
Opuntia brasiliensis: corpo verde brilhante e flores marrons amareladas.
Opuntia humifusa: espinhos muito longos e frutos vermelhos comestíveis.
Opuntia ficus.indica: conhecida por figueira da Índia, com frutos amarelo avermelhado.
Opuntia macrocentra: raquetes azuis arroxeadas e frutos comestíveis vermelho escuros.
Opuntia robusta, segmentos azuis acinzentados e flores amarelas.
Opuntia subulata, hastes cilíndricas

Sem comentários:

Enviar um comentário