Adubos Orgânicos

Utilidades dos adubos organicos

Os melhores adubos para as nossas plantas


Os adubos orgânicos possibilitam manter equilíbrio natural do solo, favorecem a vida dos microrganismos, melhoram a estrutura do solo, aumentam a capacidade de retenção de água e tornam os solos mais permeáveis.

Cinzas da madeira:

As cinzas da madeira são ricas em potássio, em fosforo, elementos que favorecem a floração e aumentam a resistência da planta. São ainda ricas em cálcio e oligoelementos. As cinzas de madeira e suas aplicações

Terriço das folhas

A decomposição das folhas que as árvores perdem, é ideal para misturar com a terra, no jardim ou nos vasos, é um ótimo adubo na fomentação dos microrganismos do solo. Em cobertura é muito útil na prevenção de ervas daninha e no atraso da evaporação de água do solo.

Borras de café:

Geralmente as pessoas desconhecem os benefícios das borras de café e jogam-nas fora. (Fertilizante de borras de café com casca de ovo).
É um excelente adubo orgânico, rico em nitrogênio por ser ácido é ótimo para fertilizar plantas que gostam do PH baixo, como azáleas (Cultivo das azáleas), camélias, rododendros, entre outras.

Composto orgânico

De entre todos os adubos orgânicos é o que têm mais nutrientes. Trata-se de composto orgânico feito com vários tipos de desperdícios.
Do jardim e da horta: ervas daninhas sem sementes, restos de relva, folhas, palha, flores murchas e ramos podados, etc.
Da cozinha: borras de café, cascas de ovo, cinzas, papéis, sacos de chá, etc.

Adubos verdes

Consiste na sementeira de plantas, que depois são trituradas e incorporadas à terra Todas as plantas servem como adubo verde, embora as mais utilizada sejam as leguminosas (tremoceiro, ervilhaca, os trevos, etc). O facto das leguminosas serem as mais utilizadas, deve-se à sua associação com a bactéria “Rhizobium”, que se fixa nas suas raízes e conseguem retirar o nitrogênio do ar. Um macronutriente (N), essencial ao crescimento das plantas. Esta prática além de incrementar a fertilidade do solo, evita a sua erosão e a invasão das ervas daninhas.

Casca de banana:

A casca da banana é muito rica nos elementos minerais potássio (K) e magnésio (Mg).
Devem-se triturar ou cortar em tiras finas e aplicar na cova de plantação, ou juntá-las à compostagem e desta forma enriquecer o adubo final com os seus minerais.

Sumos de fruta:

Sumos de fruta passados, não se devem desperdiçar. Juntos com a água de rega são um ótimo fertilizante.

6 comentários: