Chorume de urtiga

Como fazer chorume de urtiga

A urtiga é uma infestante que surge em zonas húmidas e ricas em matéria orgânica. Apesar de menosprezada ela guarda em si grandes virtudes, têm propriedades medicinais  já bastante conhecidas (benefícios das urtigas)  e oferece inúmeras aplicações na agricultura. Ela é um ativador de composto, têm ação inseticida contra ácaros vermelhos e amarelos, têm ação repulsiva contra afídeos e ácaros e ação fungicida.

Benefícios e uso das urtiga na horta


O chorume de urtiga é muito utilizado na agricultura biológica, ajuda a tratar as plantas e a combater pragas. O seu modo de atuação baseia-se no fortalecimento das plantas e desta maneira elas ficam mais resistentes a determinadas doenças principalmente as que são causadas por fungos. Com tal ele funciona como fungicida designadamente no combate ao míldio e ao oídio.

O fertilizante de urtiga tem alto teor em azoto, silício, ferro e ainda é rico ,potássio, magnésio e micronutrientes. Estimula o crescimento das plantas e fortalece-as contra  doenças. Possui  ação inseticida contra afídeos, pulgões e ácaros. Além disso é um excelente dinamizador do solo e estimular a flora microbiana. Pode ser usado via foliar ou na rega das plantas:

Como aplicar calda de urtiga


➢ Como estimulante foliar: deve ser usado à razão de 1 litro de chorume para 10 litros de água.
➢ Para estimular as raízes: deve ser aplicado à razão de 2 litros de chorume para 10 litros de água. 
➢ Como inseticida: Aplique-o puro após uma maceração de apenas 12 horas.
➢ Estimular a germinação das sementes: mergulhe as sementes numa solução de 1 dl de chorume em 1 litro de água, por um máximo de 30 minutos.

A urtiga também é usada por alguns povos no tratamento de aves, principalmente perus, com a finalidade os fortalecer. A técnica consiste em cozer as urtigas e mistura-las com farelos ou ração.

Como fazer chorume de urtiga


Corte aproximadamente 1 Kg de urtigas frescas e meta-as num saco de ráfia.
Introduza o saco num recipiente de plástico com 10 Lt de água, coloque uma pedra por cima. Nunca utilize recipientes em metal.
Feche o recipiente e coloque-o à sombra. Note-se que a fermentação deste preparado vai libertar um odor desagradável, na hora de o fazer terá de escolher o local mais indicado, o mais afastado de casa.
O processo do chorume de urtiga é um pouco demorado, geralmente demora sempre acima de uma semana,dependendo das condições ambientais ( O calor acelera o processo). O produto estará pronto quando a fermentação terminar, ou seja quando deixar de avistar bolhinas.


Como armazenar o chorume de urtigas


Após o processo da fermentação, geralmentea a preparação começa a alterar-se e deve ser guardada de imediato. Quando o chorume de urtiga estiver pronto, retire a pedra e o saco. Filtre esta solução e verta-a com a ajuda de um funil para um garrafão ou garrafa, conforme a quantidade.
O preparado de urtigas pode ser guardado durante dois anos, ao abrigo da luz e do calor.

Se procura soluções com efeitos insecticidas e fungicidas veja também: Calda de cavalinha contra doenças fúngicas e insectos

7 comentários:

  1. Belo artigo, isto é a solução perfeita para os campos de urtigas que surgem pelo terreno fora. A solução é coberta com um pedra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, as urtigas até dão jeito. Sim coloca-se uma pedra ou outro elemento pesado, para manter as urtigas no fundo.

      Eliminar
    2. Quando é que o preparado está pronto a ser utilizado/quanto tempo é necessário aguardar para ficar pronto a ser utilizado? Grata*

      Eliminar
    3. A calda de urtigas leva aproximadamente uma semana a ficar pronta. Depois de devidamente filtrado e armazenado pode usar quando quiser, até um máximo de 2 anos.

      Eliminar
  2. Questiono se está calda pode ser utilizada em tudo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de saber se se pode usar em tudo.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...