Chorume de urtiga

Como fazer chorume de urtiga

A urtiga (Urtica dioica) é uma infestante que surge em zonas húmidas e ricas em matéria orgânica. Apesar de menosprezada ela guarda em si grandes virtudes, têm propriedades medicinais  já bastante conhecidas (benefícios das urtigas)  e oferece inúmeras aplicações na agricultura. 

O chorume de urtiga é um líquido concentrado obtida através do processo de maceração e fermentação destas plantas ao longo de vários dias. É um auxiliar precioso para as nossas hortas, atua como ativador de composto, têm ação fertilizante, fungicida, fortificante, inseticida e repulsiva contra afídeos, ácaros vermelhos e amarelos, têm ação repulsiva contra afídeos e ácaros e ação fungicida.



Vantagens do uso das urtiga na horta


O chorume de urtigas é totalmente natural, não deixa resíduos e pode ser usado durante todo o ano. É um precioso aliado da agricultura biológica, ajuda a tratar as plantas e a combater pragas. O seu modo de atuação baseia-se no fortalecimento das plantas, tornando-as mais resistentes a determinadas pragas e doenças, principalmente as que são causadas por fungos, designadamente o míldio e oídio.

Como fertilizante é uma mais valia, têm alto teor em azoto, silício, ferro e ainda é rico ,potássio, magnésio e micronutrientes. Estimula o crescimento das plantas e fortalece-as  e protege-as contra várias doenças. Possui  ação inseticida contra afídeos, pulgões e ácaros. Além disso é um excelente dinamizador do solo e estimular a flora microbiana. Pode ser usado via foliar ou na rega das plantas.


Como fazer chorume de urtiga


A parte mais complicada na preparação do chorume é a apanha das urtigas, como tal, recomenda-se o uso de luvas, calças grossas e mangas compridas, de modo a prevenir irritações na pele.
Depois da colheita, corte aproximadamente 1 Kg de urtigas e coloque-as dentro de um saco de ráfia.
Introduza o saco num recipiente de plástico com 10 Lt de água, coloque uma pedra por cima. Não utilize recipientes de metal.
Coloque o recipiente à sombra, terá de escolher um local o mais afastado de casa possível, a fermentação do preparado vai libertar um odor bastante desagradável.
O processo de fermentação do chorume de urtiga é lento, começa quando começam a surgir bolhas à superfície e acaba quando essas bolhas terminam. Geralmente demora sempre acima de uma semana, a duração depende das condições ambientais, o frio atrasa e o calor acelera o processo.

Como armazenar o chorume de urtigas


Após o processo da fermentação, a preparação começa a alterar-se e deve ser guardada de imediato. Quando o chorume de urtiga estiver pronto, começa a etapa mais chata e desagradável, mexer na mistura mal cheirosa. Retire a pedra e o saco com os resíduos das urtigas. Coe a solução e verta-a com a ajuda de um funil para um garrafão ou garrafa, conforme a quantidade. O chorume deve ficar o mais limpo possível, não devem ficar vestígios da planta, estes podem deteriorar, alterar a qualidade e durabilidade do chorume.
Aproveite os restos de urtigas para enriquecer a pilha de compostagem.
Guarde num lugar fresco ao abrigo da luz, nestas condições o preparado de urtigas pode ser guardado durante vários meses.

Como aplicar e utilizar o chorume ou calda de urtigas


➢ Como estimulante foliar: Usa-se à razão de 1 litro de chorume para 10 litros de água. Deve ser pulverizado diretamente sobre as plantas afetadas, entre duas vezes por semana a uma vez a cada duas semanas, dependendo das necessidades.

➢ Para estimular as raízes: Deve ser aplicado à razão de 2 litros de chorume para 10 litros de água. Deve aplicado no solo, com ajuda de um regador com o cuidado de não molhar as folhas. Pode ser aplicado semanalmente ou uma vez a cada duas semanas, dependendo das necessidades.

➢ Como inseticida: Aplique-o puro após uma maceração de apenas 12 horas. Pulverize toda a superfície das plantas atacadas.

➢ Como fungicida: Aplique-o no modo preventivo à ração de 1 litro de chorume para 1o0 litros de água.

➢ Estimular a germinação das sementes: mergulhe as sementes numa solução de 1 dl de chorume em 1 litro de água, por um máximo de 30 minutos.

Curiosidade: A urtiga também é usada por alguns povos no tratamento de aves, principalmente perus, com a finalidade os fortalecer. A técnica consiste em cozer as urtigas e mistura-las com os farelos ou ração.

Se procura soluções com efeitos insecticidas e fungicidas veja também: Calda de cavalinha contra doenças fúngicas e insectos

6 comentários:

  1. É verdade, as urtigas até dão jeito. Sim coloca-se uma pedra ou outro elemento pesado, para manter as urtigas no fundo.

    ResponderEliminar
  2. Quando é que o preparado está pronto a ser utilizado/quanto tempo é necessário aguardar para ficar pronto a ser utilizado? Grata*

    ResponderEliminar
  3. A calda de urtigas leva aproximadamente uma semana a ficar pronta. Depois de devidamente filtrado e armazenado pode usar quando quiser, até um máximo de 2 anos.

    ResponderEliminar
  4. Questiono se está calda pode ser utilizada em tudo?

    ResponderEliminar