Detergente da louça para matar piolho e cochonilha

Detergente da louça para matar piolho e cochonilhaUsar detergente da louça para controlar os piolhos e a cochonilha na horta, pode ser a solução ideal para pequenas áreas.
Este processo mata os insetos sugadores por asfixia, ao serem envolvidos pela película do detergente ficam impedidos de respirar.

Como aplicar o detergente contra as pragas


Para esta prática surtir efeito, as pulverizações têm de atingir diretamente os insetos, cobrindo-os totalmente.
Não deve ser aplicado em hora de calor, a película do detergente intensifica a ação do sol, provocando queimaduras nas folhas.

Desconheço os efeitos secundários, mas acredito que caso existam sejam inferiores aos químicos usados habitualmente.

A concentração que eu uso é de uma colher de sopa de detergente para um litro de água. Nas infestações mais graves aumento a doze para duas colheres de detergente.
Esta operação deve ser repetida até erradicar a praga totalmente, mas geralmente uma aplicação não é suficiente. Recomendo que repita a aplicação uma vez por semana até acabar com o problema.

Se acrescentar uma ou duas colheres de sopa de óleo ao preparado intensificará o efeito do mesmo no combate da cochonilha. Contudo os cuidados com a hora de aplicação deverão de ser redobrados, em conjunto com o sol esta solução pode provocar sérias queimaduras foliares.

Outra hipótese é acrescentar uma colher de sopa de vinagre ao preparado (Usos do vinagre na horta e no jardim)

Sugerimos que veja também outras duas caldas que levam como base principal o sabão. Veja todos os pormenores aqui: Como preparar duas caldas inseticidas de sabão

3 comentários: