Predadores na capoeira

Aves de capoeira
Ratos e ratazanas sempre foram um forte na minha capoeira. Situada perto de pinhais e de locais de armazenagem de cereais, entre ouros, sempre foi muito atacada por este tipo de praga.
Mas ultimamente as as chacinas à minhas aves começaram a mudar. O predador limitava-se a  cortar-lhes a traqueia, comer parte da cabeça e do pescoço, sendo que o resto ficava intacto.

Por estes lados não sou a única a sofrer estes prejuízos, em toda vizinhança ouvem-se queixas. Uns dizem que é a doninha, já outros acusam o saca rabos.

Um bicho estranho na capoeira.



Inicialmente a devastação começou em pintos, já bem grandes. De 14 não sobrou um.
Agora acabou-se pensei eu. Mas enganei-me a matança seguiu para as pombas. Estranho pensava eu, como é que um animal têm agilidade para apanhar aves tão ativas e ainda por mais, empoleiradas.
Acabou com as pombas segui-o a devastação nas rolas, cheguei a colher 4 mortas, todas no mesmo ninho. Todas com a cabeça ou a traqueia cortada  e pescoço comidos.
Venenos para ratos nada, nem lhe tocavam, desde pastilhas a granulado, nada!

Depois de ler algumas noticias na Internet descobri que os habitantes de uma aldeia de Linhares no concelho de Carrazeda de Ansiães, passaram por uma situação idêntica à mais de uma dezena de anos atrás.

Será doninha ou saca rabos?


Pôs-se a hipótese saca rabos. Mas depois de uma pesquisa verifiquei que estes têm hábitos diurnos e que normalmente quando entram numa capoeira a desbastação é total. Esta hipótese foi posta de lado, já que as minhas aves eram atacadas durante a noite.

Ficou a doninha como a hipótese mais viável. Os indícios são fortes, já que são animais de hábitos noturnos o que coincide com o facto das minha aves terem sido mortas durante a noite. Para além
Fezes de doninha
deste facto constata-se que a doninha ataca as suas presas pelo pescoço, sugando o sangue e comendo parte deste.

Fui aconselhada a verificar a existência de fezes nos locais da matança. encontrei e fotografei. Logo à partida não me pareceram excrementos de ratazanas.

Fica a questão, será mesmo a doninha a causadora destas matanças?

E na vossa opinião? Alguém já passou pelo mesmo ou têm conhecimento sobre estes predadores?


32 comentários:

  1. Pode ser RAPOSA, GARDUNHO,Gato bravo, ou até FURÃO!!

    ResponderEliminar
  2. Na minha capoeira acontecia com andar do tempo descobri que era uma serpente

    ResponderEliminar
  3. Chegou a alguma conclusão sobre a autoria dessa mortandade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo os caçadores da zona, trata-se de um bicho chamado furão, parece que eles atuam sempre assim

      Eliminar
  4. Meu cão ja apanhou doninha e saca rabos ou de noite ou de dia dentro e fora da capoeira e poleiros a 3 metros de altura numa virada foram 18 galinhas /galos com 8 meses de idade !

    ResponderEliminar
  5. Olá pessoal..
    Comecei a criar patos e envontrei hoje um patinho morto no mato sem cabeça e e pescoço...
    Não sei o que foi...mas ecistem dous animais que sempre frequntam minha casa.. Gambas e os largatos Teus ( Tius)...
    Agora tenho que descobrir qusl foi...
    Abraços...Valério.

    ResponderEliminar
  6. Aconteceu-me o mesmo um galo adulto ficou sem pescoço, só ficou o corpo,não sei qual o animal que ataca desta maneira, gostava de saber, á um mês atrás aconteceu o mesmo, isto tem acontecido durante a noite

    ResponderEliminar
  7. A mim já me aconteceu por duas ocasiões a ponto de numa das ocasiões em 3 ou 4 noites seguidas terem desaparecido mortas quase uma dúzia de galinhas. Metade do galinheiro. Por essa ocasião avistei à minha frente num caminho próximo em pleno dia um animal até ali desconhecido, mas pela aparência e descrição vista na Net era uma saca-rabos.
    Hoje fui encontrar um frango com 4 meses e uma pata já com uns 4 anos mortos dentro da capoeira com o pescoço todo rasgado como sempre. Ficaram um galo e duas galinhas. Frios como estavam os animais, tudo me leva crer que terá sido de noite, mas só encontrei 2 pequenos buracos duns 5 cmm numa rede plástica situada a mais de 2 metros de altura entre a parede e o telhado. Lá tive que remendar a situação desta vez com rede metálica, não volte para terminar a matança. A. Magalhães

    ResponderEliminar
  8. Hoje encontrei um ganso morto na represa, foi atacado só no pescoço, três rasgos bem fundos, o q pode ser?

    ResponderEliminar
  9. Uma vizinha minha tem sido todos os dias tudo sem pescoço,daí ão ler vossos comentários vejo que será doninha?😡🙏Eu moro ão lado e nunca me aconteceu tal coisa 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gervasio Xavier Soares15 de julho de 2023 às 17:44

      Acontece muito isso no Brasil inteiro, o gambá entra nos galinheiros e com a facilidade que ele tem de ficar pendurado pela calda, ele come a cabeça das aves e chupa o sangue

      Eliminar
  10. Desapareceran me dois patos sem deixar rasto a num ser um pouco de penugem pela erva , passados quarto dias três frangos apareceram mortos um sem cabeça ,tenho uma porca vietnamita ,que andava a comer os restos , á possibilidade de ser a porca a matar os frangos, ela convive com mais frangos vinte e quatro horas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são os porcos eu também tenho convivem durante meses e nada aconteceu.

      Eliminar
    2. Com certeza são os porcos. Eles são carnívoros, dependendo da situação eles comem o que verem pela frente, irmão. Eu tinha uns porcos aqui e uma galinha foi inventar de entrar no chiqueiro, quando eu cheguei lá só vi a galinha tentando correr, foi morte na certa. nem ficou pedaços para contar história!

      Cuidado mano, deixa eles separado, e não liga pros comentários, não é porque alguns porcos não matam patos não quer dizer que os seus porcos também não matem.

      Eliminar
  11. Tinha uma criação de patinho de um mês de idade quando amanhece o dia eles pra dentro de casa pra comer logo depois eles vão pro lago que tem aqui perto do meu quintal eles vão é volta,logo depois eu senti falta deles que não tinham voltado é fui atrás quando cheguei próximo o Lago encontrei dois morto mais a frente encontrei mais um morto mais a frente outro só com o corpo sem a cabeça é procurei os outros é não a encontrei gostaria de saber que tipo de animal faz isso com os filhotes

    ResponderEliminar
  12. Aqui em Goiânia minha sogra perdeu uma galinha e um galo que foi arrancada a cabeça e foi chupado somente o sangue
    O que pode ser?

    ResponderEliminar
  13. Hoje pela manha fiquei triste pois de 16 galos 5 estavam sem cabeça. Gostava de perceber que animal ataca desta forma, pois nunca tinha acontecido.
    Obrigado pelas partilhas.

    ResponderEliminar
  14. Ontem na capoeira da minha mae desapareceram dois gansos grandes. um deles foi encontrado depois sem pescoço e com a parte das costas aberta e sem nada lá dentro. o bicho que foi, abriu um buraco nas costas do ganso e comeu tudo lá dentro. será o saca rabos a fazer isto?
    tem-nos acontecido várias vezes as galinhas e os patos aparecerem sem cabeça ou com o pescoço ruído, mas nunca tinhamos visto assim. Alguém pode ajudar?

    ResponderEliminar
  15. O mesmo aconteceu comigo. As 4 galinhas que tinha ,foram mortas e sem cabeças. Já descobrimos que animal é. Trata-se de uma espécie de gato bravo.É muito comprido e com uma cauda longa e espessa aos anéis pretos e brancos. Pesquisem na internet, verão como é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui no Parana dois gatos foram arrancados as cabeças pensei que poderia ser cachorros mas os animais convivem bem e cachorros nao comem cabeça de gatos nao seu o que pode ser...

      Eliminar
    2. É saca-rabos
      Procure na net as fotos

      Eliminar
  16. Há 8 dias foram 9 galinhas e uma pata um galo, hoje de manhã quando cheguei capoeira foram mais 7 galinhas 2 galos, todo da mesma maneira sem cabeças nem biscouco o resto todo e tacto... Que será,,?????

    ResponderEliminar
  17. Boa noite a todos
    Hoje de manhã quando fomos a capoeira deparamo-nos com um cenário de morte. Oito dos 10 frangos existentes estavam mortos com mordidas/buracos no pescoço e também algum sangue pelo chão. Um dos frangos tinha uma asa partida, talvez numa tentativa de escapar e também muitos dos outros frangos tinham as asas com negras. Nada foi comido apenas se viam os buracos no pescoço... pergunto eu foi isto raposa? Penso que não pois não havia entrada forçada, penas por todos os lados ou vestigios de pelo. Terá sido uma doninha ou um saca rabos??? O meu pai fala de ter avistado algumas vezes uma raposa de pelo acinzentado o que me leva a querer que seja um saca rabos, pois ele desconhece a existencia de tal animal. Isto no concelho de Vila Flor.

    ResponderEliminar
  18. A mim aconteceu igual.. 1 peru, 1 coco, 3 pintos e 3 galinhas.. tudo espalhado pelo quintal morto e epenas esmordaçado só levaram 1 galinha.. Passado 3 dias desaparece o cabrito anão com apenas 3 meses.. o que acham que poderá ser?

    ResponderEliminar
  19. A mim já foram quatro galinhas uma num dia outra no outro dia e duas hoje todas sem cabeça pescoço e até o papo





    ResponderEliminar
  20. Bom dia. Esta manhã era o terror na capoeira. 3 galos e 5 galinhas mortos e outros 3 desapareceram. Todos com o pesçoco/traqueia comidos e o resto do corpo intacto. O estranho é que os corpos ficaram 2 a 2, como se cada animal atacasse 2 galinhas/galos. Já não é a primeira vez que me aconteceu isto. Achamos que sejam saca-rabos mas é dificil saber ao certo o que será. A única coisa que se sabe é que a devastação é total e nada tem a ver com a proximidade/distância de habitações, porque o ataque foi a uns 10 mts da minha habitação.

    ResponderEliminar
  21. Moro em centro urbano. Minha gata deu a luz a seis gatinhos a quatro dias. Sempre tivemos duas gatas e um pinscher, e o pinscher esteve presente nas outras gestações da gata.
    Acontece que hoje cheguei e dois filhotes estavam mortos, sem cabeca ou patas da frente e as partes internas para fora, estavam mortos na área do cachorro que fica sempre preso, mas nem o cachorro nem os gatos estão sujos de sangue. Não sei o que aconteceu, mas não acho que o cachorro tenha matado.

    ResponderEliminar
  22. Gervasio Xavier Soares15 de julho de 2023 às 17:50

    Gente, o gambá quando ataca as aves, come a cabeça e bebe o sangue.

    ResponderEliminar
  23. A minha avó anda com problemas em capoeira como descobro qual é alguém pode me enviar alguma resposta ?
    Obrigada

    ResponderEliminar