Uso da casca de ovo na horta


Uso da casca do ovo na horta e jardim

Regra geral as cascas de ovo que utilizamos na cozinha acabam no lixo, porém elas têm imensas utilidades seja no jardim seja na horta.
As cascas de ovo possuem nutrientes essenciais às plantas, elas são uma potencial fonte de cálcio, fosforo, potássio, magnésio e outros minerais, ademais elas possuem características físicas que lhes permitem afastar algumas pragas.

5 maneiras de utilizar a casca de ovo na horta e no jardim


A primeira regra passa por triturar a casca de ovo. Colocar as cascas inteiras diretamente no solo não adianta muito, vai demorar muito tempo até elas se decomporem e as plantas absorverem os seus nutrientes. A solução passa por reduzir as cascas de ovo a pó, depois de secas. Poderá Também adicionar o pó de casca do ovo ao compostor e enriquecer o substrato.
Atenção: As cascas de ovo podem alterar o pH do solo, use-as com cuidado em plantas acidófilas: azáleas, mirtilos, camélias, gardênias, plantas carnívoras, etc.  Misture-as com borras de café. Veja aqui a nossa sugestão: Fertilizante de borras  de café e casca de ovo.

➢ Fazer um fertilizante rico em cálcio: Algumas plantas têm necessidades de um aporte rico em cálcio, como as roseiras, as macieiras, dentre outras. Podemos secar bem as cascas de ovo, triturá-las e misturá-las com borras de café. Teremos um adubo enriquecido com diversos nutrientes, depois é só usar como qualquer outro fertilizante.
Adicione 2 ou 3 colheres de café espalhadas à volta da planta. Funciona como fertilizante de libertação lenta, a casca de ovo é rica em cálcio e outros elementos, quando a trituramos e misturamos com a terra ou substrato que vamos utilizar, o cálcio vai-se libertar gradualmente e satisfazer as necessidades das nossas plantas. 

➢ Controle de lesmas e caracóis: Triture as cascas de ovo e espalhe-as à volta da planta, é uma maneira eficiente e ecológica de manter estas pragas afastadas, com a vantagem de simultaneamente estar a enriquecer a terra.

➢ Como recipiente para novas sementeiras: Quando inteiras poderá utilizar as metades de cascas de ovo como com invólucros para as novas sementeiras. Com ajuda de uma faca ou outro objecto afiado faça um pequeno furo no fundo da casca, encha-a de substrato e coloque a semente pretendida. Na hora do transplante, plante diretamente na terra com casca e tudo.

➢ Enriqueça a ração dos animais domésticos. Depois de secas, triture a as cascas de ovo e acrescente-as à alimentação dos animais. As galinhas precisam de um bom aporte de cálcio e quando este falta elas podem começar a comer os próprios ovos.  Esta dica sai um pouco do âmbito da horta e do jardim e entra na pecuária, mas não deixa de estar interligada.

5 comentários: