Características do alho Francês
Solo e localização ideal do cultivo do alho Francês
➢O alho francês é um legume de crescimento lento, deverá escolher um local, com a consciência de que a planta ocupará o lugar por muito tempo, acima dos 120 dias.
➢Aprecia clima ameno com temperaturas situadas entre os 13º e os 24º. Pode perfeitamente ser cultivado em climas mais quentes, desde que se mantenha o solo húmido. Suporta bem o frio e resiste bem às temperaturas baixas.
➢Exige locais arejados e ensolarados, a sombra limita o seu engrossamento.
O alho porro aprecia solos férteis, com boa drenagem e arejados, o pH ideal encontra-se na faixa do 6,0 e 6,8. Requer terra bem preparada, que deve ser cavada em profundidade e estrumada durante o inverno.
Sementeira e plantação do alho porro
➢ Sementeira: Deve ser realizada durante todo o ano, de modo a propiciar colheitas regulares. Durante os períodos frios a sementeira deverá ser realizada em modo protegido.
As sementes são lançadas à terra e cobertas com pouca terra. O solo deve ser mantido húmido, mas sem exagero. A temperatura ideal de germinação situa-se entre os 15º e os 20º, nesta fase deve ser evitada a luz direta. A germinação dá-se após duas semanas e as novas plantas estarão prontas para o transplante logo que alcançarem duas ou mais folhas e 15 a 20 cm.
➢ Transplante: O transplante deve ser efetuado preferencialmente em dias nublados ou na impossibilidade, escolha o fim do dia.
O espaçamento entre plantas deverá situar-se nos 10 X 40 cm. O transplante das pequenas plantas será facilitado se aparar a ponta das folhas e das raízes. Abra um buraco com aproximadamente 15 e enterre as plantas, com o cuidado de deixar uns 5 cm de folhas verdes. Regue generosamente, principalmente até as plantas se apresentarem "bem pegadas".
Manutenção da cultura do alho Francês
➢Realize sachas superficiais de modo a retirar as ervas daninhas e manter o solo arejado. As raízes do alho francês são superficiais, procure não as danificar com sachas demasiado profundas.
➢ Cerca de 30 dias antes da colheita, vá amontoando a terra à volta do alho porro, de modo a originar pseudocaules longos e brancos.
➢A rega deverá ser abundante e regular, de modo a manter o solo húmido mas sem encharcamento. A falta de água poderá levar a planta a ficar fibrosa. Já o excesso poderá levar ao aparecimento de fungos.
➢ O alho porro não é muito exigente a nível de adubação, porém agradece um bom estrume curtido, mas não suporta o fresco. Poderá ser fertilizado com chorume de urtiga, que apresenta um bom teor de nitrogénio. (Como preparar chorume de urtiga)
Colheita do alho porro
porro só começara a ficar duro quando começarem a surgir os sinais de espigamento.
O arranque deve ser feito com suavidade de modo a evitar a sua ruptura. Regar abundantemente antes da apanha, poderá facilitar o arranque.
É aconselhável deixar algumas plantas florirem e deixar o processo se realizar até ao fim. As sementes têm um a capacidade germinativa de dois anos e podem facilmente ser usadas para um novo cultivo. Além disso depois da morte da planta mãe, surgirão ao redor pequenas plantas que poderão ser plantadas posteriormente.
Curiosidades sobre o alho porro
Têm-se observado que os tomateiros plantados intervaladamente com o alho porro têm tido menos incidência de doenças e pragas. Acredita-se que o facto se deve às raízes do alho porro. O seu sistema radicular fasciculado, apresenta propriedades antibióticas e acredita-se que protejam as raízes do tomateiro contra fungos, bactérias e nemátodos.
O alho Francês é um símbolo do país de Gales. É um legume amplamente usado neste país, fazendo parte dos rituais de São David.
Sem comentários:
Enviar um comentário