Orelha de elefante - Kalanchoe thyrsiflora


Orelha de elefante - Kalanchoe  thyrsiflora
Nome cientifico
: Kalanchoe  thyrsiflora
Origem: Africa, Africa do Sul
Ordem: Saxifragales
Família: Crassulaceae
Gênero: Kalanchoe
Ciclo de vida: Bienal, Perene
Clima: Equatorial, Tropical, Subtropical, Mediterrâneo, Oceânico, Semi Árido
Sinonímia:  Kalanchoe luciae, Bryophyllum thyrsiflora, Kalanchoe tetraphylla.
Nomes populares: Orelha de elefante, planta de remo, repolho do deserto, senhora branca, panquecas vermelhas, planta da pá, língua de cão.

Kalanchoe thyrsiflora é uma suculenta cativante, apresenta folhas grandes, planas e arredondadas, que lembram as orelhas de elefante. As  folhas são recobertas de uma camada cerosa que lembra um pó branco que se concentra em maior quantidade no caule. Apresentam tonalidades que variam do verde azulado a um degradé vermelho rosado que intensificam consoante a intensidade da luz que recebem. O frio também contribui para intensificar as suas cores. 
Com o tempo planta formar um grande conjunto de rosetas e atingir 60 centímetros de diâmetro e de altura, formando touceiras muito vistosas.

Ela pode ser plantada no chão ou em vaso. É especialmente indicadas a jardins ou jardineiras com pouca disponibilidade de água ou a zonas costeiras, ela resiste à salinidade do ar. Conjuga lindamente com outras suculentas em vaso ou jardins de pedra, presta-se a enfeitar varandas e terraços ensolarados.

Como cuidar a Kalanchoe thyrsiflora


 Luz: Aprecia ambientes ensolarados e luminosos, mas tenha cuidado a luz solar forte pode queimar a ponta das folhas. A melhor maneira de a adaptar ao sol pleno é mudando-a gradualmente até ela se adaptar. Quando colocada em local com pouca luz, ela perde a intensidade do vermelho e fica mais verde.

 Temperatura- Apesar da Kalanchoe  thyrsiflora ter alguma rusticidade, ela sofre com as temperaturas demasiadamente frias. Se vive num local onde as temperaturas baixem abaixo de 0º, deve ter o cuidado de a resguardar ou proteger de eventuais geadas. Se a colocar dentro de casa, localize-a preferencialmente numa janela virada a Sul.

 Regas: Regue moderadamente no Verão e reduza a rega no Inverno.  Regue apenas quando o substrato estiver seco. A Kalanchoe thyrsiflora é muito sensível ao encharcamento, não forneça água em demasia nem, deixe água acumulada sob o pratinho do vaso. O excesso de humidade leva ao apodrecimento das folhas e das raízes.

 Transplante: Estas suculentas não exigem transplante frequente. Quando for realizado tome cuidado com o manuseio, as folhas são sensíveis e facilmente se estragam. Use uma mistura indicada a cactos e suculentas ou um substrato comum misturado com areia. É importante colocar material drenante no fundo do vaso.

 Fertilização: No Verão alimente a planta quinzenalmente com um adubo indicado a cactos e suculentas.

 Cuidados básicos: É necessário tomar medidas contra as lesmas e os caracóis, eles facilmente destroem as folhas e desfiguram a planta em pouco tempo. (Como se livra das lesmas e caracóis).
Melhore o aspeto e a saúde da planta retirando as folhas velhas e secas, elas saem com facilidade.

➢ Floração: A orelha de elefante chega à maturidade entre 2 a 4 anos, no processo surge uma haste floral no meio da roseta que pode atingir um metro de altura. Após a floração a planta mãe morre, mas em compensação deixa herdeiros, ficam várias mudas para a substituir na base do caule. As flores apresentam tonalidade amarela e são bastante perfumadas.


Multiplicação da Kalanchoe thyrsiflora


Propaga-se por via da semente, da folha ou por separação das pequenas mudas que vão surgindo no caule, sendo o método de propagação de mudas o mais rápido e eficiente.

Propagação por semente: Prepare um substrato arenoso e distribua nele as sementes. Cubra-as com uma fina camada de substrato peneirado e mantenha num local com boa luminosidade, mas sem receber luz solar direta. Cubra com uma chapinha de vidro ou plástico transparente e pulverize regularmente de modo a não deixar o solo secar.

Propagação por folha: Nos períodos mais quentes do ano, torça ligeiramente a base da folha, "executando um puxão limpo", de modo a que ela saia inteira e intacta. Deixe-a cicatrizar por alguns dias antes de colocá-la num solo bem drenado. Leia mais em: Como multiplicar as suculentas

Propagação de mudas da estaca: Com uma faca bem afiada e estéril, corte cuidadosamente a pequena muda pela base, tentando mantê-la o mais intacta possível e deixe cicatrizar por dois ou três dias. Plante-a em solo bem drenado e resguarde-a das correntes de ar e luz solar forte e regue sempre que o solo secar.

Curiosidades sobre a Kalanchoe  thyrsiflora


Existe alguma confusão entre a Kalanchoe thyrsiflora e a Kalanchoe luciae, na realidade elas são muito parecidas e até têm as mesmas alcunhas.
A folha da kalanchoe luciaie é mais comprida em comparação com a largura, têm a tonalidade vermelha mais acentuada e avançada, dependendo da quantidade de sol pode ficar toda vermelha. O agrupamento das folhas também é mais aberto ao contrário da Kalanchoe  thyrsiflora que apresenta uma roseta mais fechada.
Kalanchoe  thyrsiflora têm a tonalidade mais azulada e apresenta a camada cerosa parecida a um pó branco mais acentuada, além disso a tonalidade vermelha distribui-se mais pelo perímetro das folhas.
A floração das duas também apresenta diferenças, sendo que a kalanchoe luciaie apresenta flores amarelas claras pálidas quase brancas, com pouco cheiro, já a Kalanchoe thyrsiflora oferece flores amarelas com tonalidade mais viva e bem perfumadas.
No meio de todas estas diferenças há pontos em comum, a maneira de cultivo e de propagação é o mesmo.

4 comentários: