Como cuidar de echeverias

Como cuidar a Echeveria ou Rosa de pedra
Echeveria Perle Von Nurnberg
As Echeveria também conhecidas como rosas de pedra são plantas carnudas originárias do México e do noroeste da América do sul, que pertencem à família das crassulaceae na categoria de cactos e suculentas. Existe uma enorme variedade de espécies, com variadíssimos formatos e tipos de cor.

As Echeveria são plantas suculentas resistentes ao calor e à seca, são um otima solução para os locais ensolarados, onde outras plantas têm dificuldade em sobreviver. Criam belíssimas
Flor da Echeveria Perle Von Nurnbergbordaduras, cobrindo o solo na totalidade. Florescem principalmente nos meses mais quentes do ano, numa grande variação de cores. As flores geralmente apresentam-se em pedúnculos compridos, nalgumas espécies são muito vistosas, noutras nem tanto.

A Echeveria da foto é uma Echeveria Perle von Nurnberg, destaca-se pela coloração de suas folhas carnudas cinza-azuladas, com uma cor rosada levemente pronunciada.

Como cuidar a Echeveria



 Condições de cultivo favoráveis: A Echeveria necessita de muito sol. Uma maior exposição solar permite uma roseta mais compacta e favorece uma leve mudança de tonalidade das folhas, para uns tons mais intensos. Se a suculenta crescer dentro de casa, escolha uma janela voltada a sul ou a oeste de modo a conseguir o máximo de luz solar. Certifique-se de girar a planta para que ela cresça uniformemente.
Algumas espécies de Echeveria suportam temperaturas até aos 40º ou frio até -5º, apesar dos casos extremos danificarem as folhas e alterarem a sua beleza. Se mudar a sua Echeveria para condições de calor e luz mais fortes, tome cuidado, as suas folhas precisarão ser lentamente aclimatadas ao aumento da temperatura e luz do dia.
A Echeveria pode ser cultivada em vasos (preferencialmente de barro) ou diretamente na terra. O solo deverá ser rico em matéria orgânica e ter boa drenagem. Caso a terra tenha características argilosa, adicione areia de modo a favorecer a drenagem (Como preparar terra para cactos e suculentas)..

Manutenção da Echeveria: As suculentas suportam longos períodos sem água e não toleram excesso de humidade. No cultivo em vaso evite molhar as folhas. Durante as épocas quentes poderá ser regada a cada 3 dias dependendo das condições e da temperatura, porém elas aguentam muito tempo sem água. No inverno uma rega a cada 2 semanas é suficiente, em dias muitos frios aumente largamente o espaçamento das regas. 
Adubação: A fertilização é sempre bem vinda, utilize estrume de minhoca ou outro composto orgânico. Se preferir optar pela adubação liquida escolha um adubo especifico de cactos e suculentas e siga as instruções da embalagem.

Poda e limpeza da Echeveria: Ao longo do tempo a suculenta vai crescendo e deixando um caule comprido desprovido de folhas. Têm duas opções, deixa a sua suculenta crescer e engrossar o tronco ou decapita. Se optar pela decapitação não tenha dó, corte a cabeça da suculenta aproximadamente uns dois dedos abaixo da base das folhas. Espete a parte do caule num vaso com terra para cactos, deixe toda a parte das folhas de fora. Não regue de imediato, deixe a planta cicatrizar por dois dias, passado o tempo regue normalmente. Não descarte o caule que foi cortado, com o tempo ele vai rebentar e originar novas rosetas, que poderão ser transplantadas e dar origem a novas plantas.
No decorrer do seu crescimento é normal surgirem folhas secas na base da roseta, elimine-as. Elas propiciam refúgios para pragas oportunistas. 

Aspectos sensiveis da Echeveria



A planta cresce em demasia na vertical: Quando a Echeveria cresce em demasia e apresentando folhas espaçadas, significa que ela vai à procura de luz e poderá ser um indicativo de falta de luminosidade. Coloque a suculenta num local mais iluminado, onde ela possa possa receber sol direto durante algumas horas. Se a planta se apresentar com caule demasiado desenvolvido, realize uma poda e replante a roseta.

As folhas da Echeveria escurecem e murcham: Por norma este sintoma é indicativo de excesso de humidade. Elas não suportam água em demasia, geralmente ela leva ao aparecimento de fungos e consequentemente ao apodrecimento das raízes. Se a Echeveria não estiver demasiado afetada, ponha-a  em local arejado, sem sol direto e deixe-a secar durante pelo menos 2 a 3 semanas dependendo das condições do ambiente. Depois recomece os tratos normais.

Quando as folhas se destacam facilmente são um sinal de excesso de água, o que também pode significar apodrecimento das raízes.

As folhas da base murcham e enrugam ligeiramente: Neste caso as folhas apresentam um estado sadio e apenas indicam falta de água. Aumentam a frequência das regas, com cuidado de modo a não cometer exageros e levar ao apodrecimento da sua suculenta.

Multiplicação da Echeveria


A reprodução da Echeveria é muito simples, pode ser feita com as folhas ou com os "filhotes" que surgem ao redor da planta mãe.

Multiplicação com as folhas: Retire delicadamente as folhas da planta mãe, com cuidado de modo a saírem intactas e disponha-as sobre papel de modo a secar ligeiramente a "ferida". Depois coloque a folha sobre a superfície de substrato húmido misturado com areia. Em pouco tempo surgirão pequenas raízes, quando as novas plantinhas adquirirem 3 a 4 folhinhas, transplante para um vaso.

Multiplicação com as mudas laterais: Retire a pequena muda da planta mãe e coloque-a num vaso com substrato misturado com areia. Não enterre em demasia, certifique-se que o colo da nova planta fique ao nível do solo. Espere dois dias e faça uma rega ligeira.

Curiosidades sobre a Echeveria


Popularmente algumas espécies de echeveria também são conhecidas por  bola de neve mexicana ou rosa de pedra (porque as folhas nascem como se fossem as pétalas de uma rosa).

Sem comentários:

Enviar um comentário