Cultura do pessegueiro - Prunus persica

Cultivo do pessegueiro - Prunus persica
Pessegueiro - Paraguaio (Prunus persica var. platycarpa)
Nome cientifico: Prunus persica
Origem: Asia: China, Afeganistão, Irão.
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Gênero: Prunus
Subgénero: Amygdalus
Especie: Prunus persica
Ciclo de vida: P
Clima: Temperado
Nomes comuns: pessegueiro, alpercheiro, aparta-caroços, calvos-durázios, carecas, maracotões, nectarinas, pavias.

O pessegueiro Prunus persica é uma pequena árvore frutífera de folha caduca, que atinge em média 4 a 6 metros de altura. Possui um tronco castanho acinzentado, marcado por pequenas fissuras, que suporta uma copa densa. Suas folhas são estreitas e compridas, de tonalidade verde clara e margem serrilhada.

É cultivado com grande regularidade, porque ninguém resiste aos seus deliciosos frutos, os pêssegos são ricos em vitamina A e C, ácido fólico, ferro, potássio, fosforo e magnésio. Atuam como energéticos, depurativos, laxantes e diuréticos. As folhas também são usadas em infusão, são-lhe atribuídas propriedades laxantes e calmantes.

As flores são vistosas e surgem geralmente no inicio da Primavera, apresentam tonalidade rosada e desenvolvem-se em pedúnculos individuais, na maior parte das vezes despontam antes da formação das folhas. Tanto o pessegueiro como a nectarina são autoférteis ou seja não necessitam de outros exemplares para frutificarem, sendo viável plantar uma árvore isolada. A polinização é essencialmente realizada por abelhas e pela ação do vento.

Condições favoráveis ao cultivo do pessegueiro


Os pessegueiros toleram uma grande variedade de solos, desde que apresentem boa drenagem. Contudo preferem solos profundos, de textura média pesada, ricos em matéria orgãnica e pH de 6,7 a 7,0. Não toleram os solos encharcados, nem ambientes demasiadamente húmidos.

Gosta de boa exposição solar com proteção dos ventos frios, prefere Invernos frios e Primaveras soalheiras e secas. A temperatura ótima de desenvolvimento situa-se entre os 10 e os 22 º C.
As Primaveras húmidas são potenciadoras da doença fúngica conhecida como lepra, uma doença que têm como principal caraterística  as folhas encarquilhadas. Leia mais em: Lepra dos pessegueiros - (Taphrina deformans).
O pessegueiro precisa de 150 a 600 horas de frio para induzir corretamente a floração. Os Invernos quentes e húmidos ocasionam a abertura dos gomos que serão danificados pelas geadas da estação seguinte.

A floração do pessegueiro pode surgir muito cedo e ser alvo das geadas tardias. Nas regiões de frio severo é recomendado a plantação da árvore junto a uma parede ou outra construção virada a Sul, deste modo a planta beneficiará do calor irradiado pela estrutura.

Como plantar um pessegueiro


Ao comprar um pessegueiro é importante escolher um viveiro de confiança, de modo a não plantar uma árvore contaminada que seja um foco de infeção para outras plantas.

A fase de repouso vegetativo é a altura mais indicada para a plantação do pessegueiro, de meados do Outono até fim do Inverno. Após a aquisição da jovem frutífera, removem-se as raízes partidas ou secas e imergem-se em água durante algumas horas.
Escava-se um buraco com o dobro da largura do torrão de terra, forma-se um cone de terra no fundo da cova e ajustam-se as raízes à sua volta, por fim aconchegam-se com a terra circundante. Faça uma caldeira à volta do pessegueiro e regue. Certifique-se que o colo da planta fique 3 centímetros acima do nível do solo.

Se escolher plantar a sua frutífera no Verão ou na Primavera, escolha uma árvore em vaso, certifique-se de que ela apresente boa vitalidade e uma folhagem regular. Remova o pessegueiro do vaso e corte as raízes circulares usando uma tesoura afiada e desinfetada.
Abra um buraco mais largo que as raízes. Coloque a jovem árvore no topo de um pequeno monte de terra no meio do buraco, sem desmanchar o torrão de da planta. Forme uma caldeira à volta e regue.
Se se tratar de um pessegueiro enxertado, ao plantar posicione o interior da curva da junção do enxerto do lado oposto ao do sol .

Tratos culturais do pessegueiro


Os pessegueiros sofrem com diversas pragas, doenças e carências nutricionais. A mosca da fruta é uma das pragas mais comuns, sendo caraterizada pela presença de pequenas larvas brancas no interior do fruto e o tornam improprio ao consumo. (Armadilhas para eliminar a mosca da fruta).
Controle as doenças fúngicas com fungicida de cobre, que deve começar a ser aplicado no Outono, estendendo-se pelo Inverno.
Pragas do pessegueiro: Mosca da fruta, afídeos, cochonilha, pássaros e ácaros.
Doenças do pessegueiro: Crivado, moniliose, oídio, lepra, cancro bacteriano, vírus do mosaico amarelo.

É importante fertilizar com fertilizantes orgânicos, como estrume, guano ou húmus de minhoca, colocando uma camada de 3-5 cm à volta do tronco.
Coloque uma camada de mulching (Palha ou ervas sem semente) à volta da árvore, afastado alguns centímetros do tronco. Esta prática permite reter a humidade solo e à medida que se vai decompondo vai acrescentando nutrientes à terra.

As regas devem realizar-se nos meses mais secos do ano, especialmente nos períodos da formação e crescimento dos frutos. A rega gota a gota é a mais recomendada, ela melhora a eficiência e distribuição da água.

Quando a produção de pêssegos é muito abundante há a necessidade de efetuar uma monda, que consiste na remoção do excesso de frutos. Quando os frutos apresentam cerca de 1 centímetro de diâmetro, executa-se um desbaste de modo a que os que ficam fiquem distanciados um dos outros 10 a 15 centímetros.

É importante fazer uma análise ao solo, de modo a detectar possíveis desequilíbrios no pH do solo. Aplique o corretivo apenas quando a análise do solo o revelar necessário.

O contato dos ramos com arames ou outro tipo de estrutura é de evitar, sob o risco de causar danos à árvore, como feridas e gomose. Também é de salientar que se deve preservar a árvore de práticas que causem feridas no tronco.

Poda do pessegueiro


O pessegueiro é uma árvore de fruto que precisa de podas anuais, de modo a garantir produções de qualidade. A poda têm como objetivo reduzir o porte da árvore, estimular o aparecimento de novos lançamentos que assegurem a frutificação do próximo ciclo, tendo em conta que o pessegueiro produz em ramos do ano, ou seja, nos ramos novos. Conta-se também com o favorecimento da entrada de luz, além de manter o interior da planta limpo e arejado. Os cortes devem ser limpos e a distribuição dos ramos harmoniosa. Uma copa areja e bem arquitetada, permite prevenir a incidência de pragas e doenças, além de propiciar frutos coloridos, com melhor nível de qualidade e sabor. Os pessegueiros que não são podados ficam mais susceptíveis às doenças e apresentam um ciclo de vida mais curto.
A poda divide-se em poda de formação, poda verde, poda de frutificação e poda de renovação.

Poda de formação: Têm como objetivo orientar a copa da jovem árvore de modo a sustentar as novas produções. É realizada em plantas jovens a partir de um ano de idade até que a planta tome o formato desejado. Na Primavera são escolhidos ramos saudáveis, bem distribuídos e separados entre si por uns 15 a 20 centímetros. Suprimi-se pela base os restantes ramos e eliminam-se os rebentos abaixo do primeiros ramos estruturais e ao longo do tronco. Posteriormente no Inverno, as pernadas são encurtadas em 10% caso sejam vigorosas e 25 % se forem fracas. O corte deve ser realizado junto a uma gema vegetativa direcionada para o exterior da copa.

Poda verde: Em árvores adultas a poda verde é realizada com o intuito de eliminar ramos que crescem dirigidos ao interior da copa da planta, permitindo melhor arejamento e entrada de luz solar.
Faz-se durante o período de vegetação, florescimento, frutificação e maturação dos frutos. Têm como principal objetivo eliminar os ramos ladrões e moldar a plantas jovens na forma desejada.

Poda de frutificação: O objetivo desta poda passa por manter o equilibro entre a vegetação e a produção, manter os frutos mais próximos dos ramos principais, formar novos ramos produtivos para o ciclo seguinte, eliminação ou encurtamento dos ramos que já produziram, suprimir os ramos mal localizados, quebrados, ramos ladrões, doentes e secos. A melhor época para a realização da poda de frutificação é logo a seguir ao inchamentos das gemas, ou seja após o Inverno.

Poda de renovação: É realizada no Inverno e é destinada a recuperar árvores mal tratadas, seja pelo ataque de pragas e doenças, seja pelo efeito da má condução. A poda de renovação é feita de um modo severo, retirando os ramos básicos da árvore, deixando apenas os ramos primários com 30 a 50 centímetros de comprimento. Após a rebentação dos novos ramos, escolhem-se os melhor posicionados, que são posteriormente conduzidos à formatação de uma nova copa.

Recomenda-se fazer a poda anual do pessegueiro após a ultima geada, os cortes abertos face ao frio ficam mais susceptíveis ao risco de infeção de cancro bacteriano ou prateado das folhas. A poda deve realizar-se quando a seiva está a subir, isto é a partir de Fevereiro.

Curiosidades e características do pessegueiro


Ao contrário do que o nome botânico possa sugerir (Prunus persica), o pessegueiro não teve origem na Pérsia, segundo tudo indica foi na China, onde foi cultivado por vários séculos e posteriormente foi levado para a Europa e outras regiões do globo. Foi introduzido no Brasil em 1532, por Martim Afonso de Sousa, sendo as árvores provenientes da Madeira.

A nectarina (Prunus persica var. nucipersica) é uma mutação do pêssego causada por um gene recessivo. Identifica-se pela pele lisa, em geral os frutos apresentam um tamanho mais reduzido, mas é descrita como sendo mais saborosa e agradável.
Os tratos culturais da nectarina seguem as mesmas diretrizes do cultivo do pessegueiro, embora a sua rusticidade seja inferior.
O paraguaio (Prunus persica var. platycarpa) é outra variedade também obtida pela mutação natural do pêssego. Resulta num fruto achatado muito perfumado e doce.

Ciclo biológico: Um pessegueiro têm uma média de 15 a 20 anos de vida produtiva, sendo que pode viver mais de 25  a 30 anos. O começo da produção inicia-se aos 3 anos e alcança a plena produção entre os 6 e os 12 anos.

Principais variedades de pêssego


Dentro da denominação comum de pêssegos, encontramos uma grande variedade de frutos, desde os  pubescentes (com pelo) ou os carecas de pele lisa como as nectarinas. A data de maturação indicada na descrição das variedades é referente a Portugal.

Variedades de pêssegos pubescentes (com pelo)

Empertiga: Produção em Julho. Pele vermelha e polpa amarela, grande e saboroso.
Demeure:  Fruto de grandes dimensões , com pele colorida de vermelho,  produção em Julho. Polpa esbranquiçada de excelente sabor.
Longarela: Produção em Agosto. Casca e polpa branco amarelada, sumarento e aromático. Alta produtividade.
Cardinal:  Frutos vistosos de pele avermelhada, produção em Junho. Polpa amarela consistente..
Springtime: Fruto de pele vermelha Produção de Maio a Junho. Polpa branca, firme e saborosa
Dixired: Alta produção, de Junho a Julho. Casca vermelha e polpa amarela, consistente e saborosa.
Redhaven: Fruto médio de bom sabor, com pele amarela recoberta de vermelho escuro, com produção em Agosto. Polpa firme, amarela tornado-se vermelha junto ao caroço.
Royal Gold: Fruto grande de pele colorida de vermelho sob uma base amarela, maturação de Maio a Junho. Polpa amarela e firme.
Hale´s Early: Fruto médio com pele amarela manchada de vermelho e maturação de meados a finais de Julho. Polpa tenra amarelo pálida, saborosa.
Duke of York: Frutos grandes de cor carmesim e maturação em meados de Julho. Polpa tenra de cor amarela pálida, de bom sabor.
Peregrine: Frutos grandes , com tonalidade carmesim e maturação em Agosto. Polpa firme de tonalidade branco esverdeada, sumarenta de excelente sabor.
Rochester: Fruto médio de tonalidade amarelo claro manchado de carmesim e amadurecimento em princípios de Agosto. Polpa firme amarela e sumarenta de sabor regular.
Royal George: Fruto grande com casca amarelo clara manchada de vermelho escuro e amadurecimento em fins de Agosto e princípios de Setembro. Polpa firme e saborosa, de cor amarela clara e avermelhada junto ao caroço.
Dymond: Fruto grande, com coloração amarelo pálido machado e pintalgado de vermelho escuro, amadurecimento em Setembro. Polpa firme e sumarenta de sabor muito agradável.
Bellegarde: Fruto grande de cor amarelo dourado, pintalgado de carmesim escuro e amadurecimento em Setembro. Polpa firme e muito saborosa.

Algumas variedades de pêssegos carecas (nectarinas)

Early Rivers: Fruto grande de casca amarela raiada de vermelho, maturação em fins de Julho..Polpa amarelo clara, sumarenta e saborosa.
Lord Napier: Fruto grande, laranja amarelado manchado de carmesim, maturação em princípios de Agosto. Polpa branca de sabor muito agradável.
Humboldt: Fruto médio a grande de cor laranja avermelhado manchado de carmesim escuro, amadurecimento em meados de Agosto. Polpa dourada e saborosa.
Elruge: Fruto de tamanho médio, com casca verde clara manchada de carmesim, maturação em Agosto. Polpa branca esverdeada e avermelhada perto do caroço, de bom sabor.
Pine Apple: Fruto médio a grande de coloração carmesim, amadurecimento em príncipios de Setembro. Polpa amarela de excelente sabor.
Todêa: Fruto vermelho, aparta caroço, maturação em Agosto. Polpa firme de coloração branca e perfumada.

1 comentário:

  1. Estou dando um testemunho sobre o Dr.JAMES, o grande Herbalista, ele tem o
    curar todos os tipos de doenças, ele me curou de insuficiência hepática, embora
    Eu passei por sites diferentes. Vi testemunhos diferentes sobre
    Dr. James curando pessoas de doenças hepáticas, então me perguntei por que as pessoas ainda sofrem com isso?
    então decidi entrar em contato com drjamesherbalmix@gmail.com, não acreditava nele
    muito, eu só queria experimentá-lo, ele respondeu meu e-mail e precisava
    algumas informações sobre mim, então eu enviei para ele, ele preparou
    (CURE) e o enviou ao Airfreight Online Courier Service para entrega,
    ele deu meus detalhes ao Courier Office, eles me disseram que 3-5 dias
    Vou receber o pacote e tomei o remédio como prescrito por ele (MANHÃ E NOITE)
    e fui fazer um check-up 1 semana depois que terminei o medicamento, eu estava
    teste negativo, se você está sofrendo de algum tipo de doença, como efeitos no reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença ovariana, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doenças hepáticas, doenças autoimunes, Doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, Sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS TRATAMENTO DE CÉLULAS-TRONCO. .. entre em contato com o Dr. James via: (drjamesherbalmix@gmail.com) ou envie uma mensagem para ele no whatsapp +2548152855846

    ResponderEliminar