Sedum nussbaumerianum

Sedum nussbaumerianum (Stonecrop)
Nome cientifico: Sedum nussbaumerianum
Origem: México
Ordem: Saxifragales
Família: Crassulace
Sub amilia: Sedoideae
Gênero: Sedum
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares: Sedum de ouro, sedum dourado, pedra de cobre, sedum adolph.
Sinonimos: sedum adolphii

O Sedum nussbaumerianum ou Sedum adolphii é uma suculenta deslumbrante, carateriza-suculenta com rosetas casuais de folhas grossas e pontiagudas com tonalidade verde amarelada carnuda e contorno avermelhado, quando expostas ao sol pleno alcançam uma atraente tonalidade bronze vivo. À medida que as rosetas envelhecem, elas vão criando novas folhas, as mais antigas caem ou secam, sendo que algumas enraízam no contato com  a terra, quando as condições são adequadas. A aparência e cor da planta tornam-na numa grande valia no uso das plantações combinadas.

Como cuidar o Sedum nussbaumerianum



Sedum nussbaumerianum (Stonecrop)
Sedum nussbaumerianum exposta ao sol
 Luz: A planta aprecia pelo menos 6 horas diárias de luz solar direta. A cor das folhas varia conforme as condições de luz fornecidas e as estações do ano, quando recebem muito sol ficam com a tonalidade bronze que se vê na foto à direita.

 Temperatura- Depois de estabelecido o Sedum nussbaumerianum é resistente ao calor e à seca, mas não tolera o frio acentuado e a geada.

 Regas: No Verão a rega realiza-se na média de um a dois dias por semana. No Inverno faz-se com intervalos de 15 dias ou mais, tudo depende das condições ambientais.

 Solo: Não é exigente e tolera a maioria dos solos, mas prefere os que apresentam textura leve e bem drenados.

 Cuidados básicos: O Sedum nussbaumerianum é uma planta de baixa manutenção, não requer muitos cuidados, podemos dizer que tolera a negligencia e é uma boa planta para os jardineiros iniciantes.

➢ Floração: A floração surge desde o final do Inverno até à Primavera, as flores apresentam-se ao longo de uma inflorescência e são brancas, ligeiramente perfumados com formato de estrela.

➢ Multiplicação: Propaga-se por meio de estacas, folhas e sementes. A propagação da planta é tão fácil, que se cair um talo sobre o solo ele pode enraíza sozinho. Leia mais em: (Multiplicar suculentas)

 Utilização: É aplicada em jardins de pedra, cestos pendentes ou em vasos com outras suculentas. A propagação fácil e o crescimento rápido fazem do Sedum nussbaumerianum um excelente candidato à cobertura de solos.

Curiosidades: Sedum nussbaumerianum recebeu um premio de mérito pelo Royal Horticultural Society.

Pragas e doenças do Sedum nussbaumerianum


Lesmas e caracóis: Se verificar que a sua suculenta apresentar folhas roídas e trilhas brilhantes, poderemos estar perante um problema de lesmas. Aplicar moluscicida pode ser a solução, mas é possível adotar métodos naturais: remova a praga manualmente (preferencialmente à noite) e espalhe casca de ovo triturada sobre a superfície do solo.

Podridão: Se a sua suculenta apresentar definhamento, descoloração das folhas, raízes definhadas ou morte das folhas e dos rebentos, poderemos estar sob um quadro de excesso de humidade. Geralmente o excesso de água ajuda a proliferação de fungos e bactérias que enfraquecem a planta e podem levar ao seu definhamento total. Perante estes sintomas remova as partes danificadas, coloque a suculenta em local arejado e reduza as regas.

➢ Infestação de pulgão: Geralmente a existência destes afídeos manifesta-se na planta por folhas e ramos distorcidas, com uma melada sobre a superfície dos tecidos. Use um inseticida ou passe um algodão embebido em álcool, pulverize com uma mistura de água e vinagre. Leia mais aqui: (Como utilizar o vinagre na horta e no jardim)

➢ Cochonilha: A presença de folhas meladas também pode ser indicadora de cochonilha. Trate do mesmo modo que foi sugerido ao ataque de afídeos.

Sem comentários:

Enviar um comentário