Como cultivar a Avenca - Adiatum

 Cultivo da Avenca - Adiatum
Nome cientificoAdiatum spp
Ordem: Polypodiales
Família: Pteridaceae
Subfamília: Vittarioideae
Género: Adiatum
Ciclo de vida: Perene
Época de floração: Não floresce
Nomes comuns: avenca das fontes, avenca de montpellier, aivenca, cabelos de vénus, capilária, capilária de montpellier, lágrimas de sangue.

A avenca é uma das plantas ornamentais mais populares, é cultivada pela sua linda folhagem leve e delicada. É uma planta herbácea, rizomatosa e perene, alcança em torno de 40 centímetros, porém existem variedades que ultrapassam 70 centímetros de altura. As folhas são recompostas e subdivididas em foliólulos, desenvolvem-se no vértice de um pecíolo cuja extremidade é flexível, .

Existem mais de 200 especie de avenca, todas têm folhagem delicada, algumas apresentam folhas miúdas, outras graúdas, diversas tonalidades, algumas variedades são variegadas. Dentre as avenca mais conhecidas e cultivadas destacam-se a cabelo de vénus (Adiatum capillsveneris), Cabelo de anjo (Adiatum microphyla), avencão (Adiatum macrophylla), Avenca suissa (Adiatum radianum).

As avencas não têm flor, reproduzem-se por meio de esporos uns pequenos pontos que aparecem no verso das folhas. Quando estão maduros libertam-se das folhas e são levados pelo vento, brotando onde encontrarem um ambiente propicio. Este modo de disseminação leva a que na natureza as avencas crescem espontaneamente por toda a parte, surgem principalmente em locais húmidos e sombrios, na beira dos cursos de água, em muros, no tronco de algumas árvores, grutas e encostas. Em Portugal é muito comum encontrá-la nos muros dos poços de água.

Cuidados com a avenca


Condições favoráveis: A avenca gosta de muita luminosidade, mas sem a incidência direta dos rais solares, desenvolve-se bem em ambiente de sombra ou meia sombra. É uma planta delicada e sensível às mudanças bruscas de temperatura e às correntes de ar fortes. A temperatura ideal varia entre os 15 e os 18ºC.

Transplante: Mude a planta na Primavera, use um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Uma mistura de húmus com turfa e areia têm as caraterísticas perfeitas. Não calque o substrato após o transplante.

Rega: A rega deve ser frequente mantenha o solo húmido, mas sem excessos, a avenca gosta muito de humidade, mas não da água estagnada ou do encharcamento. Recomenda-se colocar gravilha no fundo do prato, de modo a que a água acumulada não fique em contacto com o terriço. Na época quente borrife regularmente a folhagem da planta. tal como a maioria dos fetos, ela aprecia a humidade ambiental.

Fertilização: Forneça um adubo liquido indicado a plantas verdes, duas vezes ao mês durante a Primavera e Verão. No Inverno uma administração por mês é suficiente. Tenha cuidado, a avenca é muito sensível, não ultrapasse a dose de concentração recomendada na embalagem.

Cuidados particulares: As folhas mortas e secas devem ser removidas. Quando a planta se encontrar envelhecida e menos bonita, corte as folhas na totalidade deixando oportunidade às novas rebentações. Limpe regularmente as folhas com água tépida não calcaria, sob o modo de pulverização.

Multiplicação da avenca


A maneira mais rápida e eficiente de propagar a avenca é por meio de divisão de touceira entre Abril e Maio. O processo é fácil e permite obter uma nova planta em pouco tempo. Aconselha-se a retirar a planta do vaso e cortar o torrão com uma faca afiada.

A avena multiplica-se também por esporos, apesar de ser um processo mais lento e difícil. A avenca produz os esporos no verso das folhas, pequenos pontos que parecem "sementinhas" e  muitas vezes são confundidas com pragas. Quando essas "sementinhas" ficam ficam maduras, elas ficam escuras e soltam-se das folhas. Quando verificar que que as suas estão neste ponto, corte a folha da avenca e coloque-a dentro de envelope de papel, mantenha até os esporos se libertarem totalmente das folhas. Entre Março e Abril, espalhe os esporos sobre a superfície de um substrato misturado com areia. Mantenha o substrato humedecido em ambiente de meia sombra. Após aproximadamente quatro semanas, surgirá algo parecido com uma especie de musgo, é o inicio do processo que dará origem às novas mudas.

Pontos sensíveis da Avenca - Adiatum


Folhagem seca: É indicativo de atmosfera muito seca ou rega insuficiente.
Folhagem escurecida: Atmosfera demasiadamente seca.
Folhagem murcha: Atmosfera demasiadamente húmida e fria ou excesso de água na rega.
➢ Crescimento excessivo dos ramos: Luz insuficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário