Dracena de madagascar (Dracaena marginata)

Cultivo da Dracaena Marginata
Nome cientifico: Dracena marginata
Ordem: Asparagales
Família: Asparagaceae
Subfamília: Nolinoideae
Género: Dracaena
Origem: Asia, Africa, Madagascar
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical.
Ciclo de vida: Perene
Nomes comuns: Dragoeiro de Madagascar, Dracena, Dracena de madagascar.

A Dracena de Madagascar (Dracaena marginata) é uma planta arbustiva, originária da Africa tropical e Asia. É uma planta de tronco fino, ereto e anelado nas plantas jovens, volumoso e espesso nas plantas idosas.  O seu aspeto é delicado, no entanto é uma planta de interior muito resistente, sobrevive até em locais mais sombrios. As folhas agrupam-se na ponta dos ramos, são compridas, estreitas, de coloração verde com uma faixa vermelha, contudo existem variedade tricolores, com listra de coloração branca, creme ou rosada. As suas flores brancas, pequenas e perfumadas, agrupam-se em inflorescências, contudo a planta raramente floresce fora do seu habitat natural.

Cuidados com a Dracaena marginata


Condições favoráveis: Pode ser colocada num espaço com bastante luz ou um pouco mais sombrios, mas não se deve expor aos raios solares diretos. Uma boa luminosidade desperta todo o seu esplendor, realça as cores da folhagem e garantem um frondosidade equilibrada.
Sendo uma planta tropical a Dracaena marginata necessita de ambientes amenos, a temperatura ideal situa-se entre os 16 e os 22º C, mas tolera temperaturas mais frias desde que seja protegida.

Adubação Dracaena marginata: Durante a fase de crescimento é necessário adicionar adubo liquido indicado a plantas de folhagem, diluído na água da rega de 15 em 15 dias. Administração deve ser interrompida durante o Inverno. A adubação também pode ser feita apenas com uma reposição anual de um adubo NPK 10-10-10, sempre com o cuidado de afastar os grânulos do caule ou de alguma raiz visível.

Manutenção Dracaena marginata: Basicamente a manutenção restringe-se à remoção das folhas baixas e velhas. Se a planta se apresentar velha e desnudada, corte os ramos a 10 cm do solo, rebentarão novas hastes das raízes dos ramos cortados. É possível orientar os ramos, dando-lhe um aspeto mais escultural com ajuda do tutoramento.

Rega Dracaena marginata : Durante o período de Primavera Verão regue abundantemente, reduza no Inverno. A regra principal é deixar o solo secar entre as irrigações. Tenha o cuidado de a água não estagnar, o excesso de humidade nas raízes pode potenciar o aparecimento de fungos que causam o seu apodrecimento e posterior colapso da planta.

Multiplicação Dracaena marginata: Multiplica-se facilmente por estacas, principalmente as das pontas dos ramos. Plante numa mistura de turfa e areia e mantenha o substrato húmido até ao enraizamento. Poderá também inserir a estaca num recipiente com água, trocando o liquido a cada 3 ou 4 dias, de modo a reduzir as probabilidades de contaminação. As raízes poderão surgir em 20 a 30 dias, quando isso acontecer, transfira a estaca para um vaso preenchido com substrato à base de turfa.

Pragas e doenças da Dracaena marginata: Geralmente a ocorrência destes problemas está relacionada com maus cuidados, principalmente à irrigação desadequada e ao meio ambiente. Os pulgões  e as cochonilhas são as pragas mais recorrentes. Os pulgões danificam a parte interior das folhas, provocando o seu enrolamento e secagem. As cochonilhas aparecem principalmente na bainha das folhas e caules, caracterizam-se como pequenos pontos que lembem o algodão (isto no caso da cochonilha branca) ou como pequenas chapas amarelo-castanho (no caso da cochonilha de carapaça). Elas provocam o enfraquecimento da planta e podem inclusive transmitir outras doenças. Poderá ajudar as plantas infestadas com uma: (Calda inseticida de sabão).

Transplante Dracaena marginata: Recomenda-se que seja realizado quando o vaso se verifica muito pequeno para a planta em questão. Noutro caso bastará substituir o terriço superficial por substrato novo.

Usos: A Dracaena marginata é uma das plantas mais populares na decoração de interiores, pela sua resistência e aspeto escultural. Geralmente plantam-se vários pés com a finalidade de obter um efeito mais denso.

Aspetos sensíveis da Dracaena marginata


Planta flácida e folhas castanhas: Por vezes também se verifica o amarelecimento e queda das folhas. Esta dinâmica e indicativa de excesso de humidade. Deixe o substrato secar e reduza a frequência das regas.
Mas também é importante lembrar que as folhas da dracaena podem cair por causas naturais, elas normalmente têm um tempo de vida de dois anos, após este período caem naturalmente.

Folhas com pontas secas: Geralmente seca a ponta da folha e por vezes também se verifica a secagem completa da folha seguida da queda. Isso acontece por influencia do ambiente demasiado seco. Nos dias mais quentes pulverize a planta com água não calcária morna.
Amarelecimento e queda das folhas:

Curiosidades da Dracaena marginata


Significado da Dracaena marginata: Dracaena vem do grego, que significa "dragão fêmea". Acredita-se que a origem deste nome esteja associada ao facto da planta libertar uma goma vermelha escura quando é golpeada. Essa seiva é utilizada na medicina e industria alimentar.

Funcionalidades da Dracaena marginata: Dentro de casa a Dracaena marginata também é conhecida pela sua capacidade purificadora do ar. Ela absorve dióxido de carbono e remove poluentes como o benzeno, xileno formaldeído e tricloetileno, melhorando o ar em qualquer ambiente. Conheça: 10 plantas para purificar o ar de casa

A minha experiencia com Dracaena marginata no exterior


Apesar de ser uma planta tropical e ter as exigências desse clima, ela pode se adaptar gradualmente a condições adversas. Eu coloquei duas plantas na varanda da rua e elas têm vindo a desenvolverem-se satisfatoriamente. Já passaram por dois Invernos, com geadas noturnas e temperaturas tipicas da região da Bairrada. O que eu recomendo é que adapte a planta aos poucos, faça a mudança no inicio da Primavera de modo a ela apanhar alguma rusticidade, que a possa ajudar a enfrentar o frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário