Cacto estrela - Haworthia cuspidata

Estrela de Diamante - Haworthia retusaNome Científico: Haworthia cuspidata
Família: Asphodelaceae
Subfamília: Asphodeloideae
Gênero: Haworthia
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Categoria: Cactos e suculentas
Nomes populares: Janela estrela, suculenta das janelas, cacto estrela.

Descrição: A Haworthia cuspidata conhecida por cacto estrela é uma joia da natureza! É uma pequena suculenta que cresce até 10 centímetros de altura. As folhas da  são lindas, agrupam-se em forma de roseta compacta com aspecto de estrela, têm formato triangular e apresentam um tom verde, com pequenas "janelas" translucidas nas extremidades da face superior. Estas janelas permitem que a entrada de luz alcance os tecidos clorofilados que se encontram no interior da folha e deste modo otimizar a função da fotossíntese.
As flores surgem no centro da roseta, sobre uma haste que pode alcançar os 45 centímetros, são pequenas, tubulares e de cor branca.

Cuidados com a Estrela de Diamante - Haworthia cuspidata


Condições favoráveis: Gosta de ambientes com boa luminosidade ou de meia sombra, sem a incidência direta dos raios solares. É uma suculenta que se adapta bem aos ambientes internos, desde que não esteja afastada da claridade exterior.

Rega da Haworthia cuspidata: Tal como a maioria das suculentas a Haworthia cuspidata não tolera o excesso de água, aprecia regas periódicas mas com o cuidado de deixar secar a terra entre cada fornecimento de água. A frequência das regas deve ser ajustada ao material do vaso, o barro é mais poroso e permite a secagem mais rápida, o plástico retém a humidade por mais tempo. É recomendado não molhar a roseta da planta quando efetuar a rega, de modo a prevenir o acumulo de água nas fendas e prevenir assim o apodrecimento da suculenta por via do ataque de fungos.

Multiplicação da Haworthia cuspidata: O modo mais fácil de propagação é através da transplantação dos pequenos brotos que nascem à volta da planta, mas também é possível multiplicar por meio de sementes. Ao contrario da maioria das suculentas, a Haworthia cuspidata não se multiplica por meio do destacamento de folhas (Como multiplicar as suculentas através das folhas).
O substrato utilizado deve ter boa capacidade de drenagem, uma terra indicada a cactos e suculentas é a ideal (Como preparar terra para cactos e suculentas).

Curiosidade: Alguns botãnicos defendem que a Haworthia cuspidata é um antigo ibrido entre a haworthia cymbiformis e a hawordia retusa. É muitas vezes confundida com a Haworthia cymbiformis, contudo as folhas da H. cuspidata são mais robustas e curtas comparativamente às da H. cymbiformis

2 comentários: