Suculenta pompom - Sedum multiceps

Suculenta pompom - Sedum multiceps
Nome cientifico: Sedum multiceps
Família: Crassulaceae
Origem: Argélia
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares: Suculenta Pompom, Pigmeu Joshua Tree, árvore de Josué em miniatura, Estrelinha gorda, Sedum pompom.

Descrição: No seu habitat natural a Suculenta pompom (Sedum multiceps) cresce em regiões de clima quente e seco, sobre rochas de calcário, onde forma extensos tapetes verdes. É uma planta de pequeno porte que atinge geralmente um máximo de vinte centímetros. É uma planta muito
versátil, que pode adquirir várias formas, conforme a condução e a poda aplicada.
Floresce ao longo dos meses mais quentes do ano, as suas flores são amareladas com formato parecido a uma estrela e surgem no ápice das ramificações. Após a floração entra numa espécie de dormência, perde um pouco do seu vigor e leva algum tempo a se recompor.

Cuidados com a Suculenta pompom - Sedum multiceps

Condições favoráveis de cultivo: Esta planta tanto se adapta ao sol pleno, como à meia sombra, ,mas o ideal é cultivá-la em sol pleno de baixa intensidade, fora do alcance dos raios solares intensos que 
se registam nas horas de maior calor. Se cultivar a sua suculenta pompom em ambiente de sombra, certifique-se que ela recebe um mínimo de duas horas de sol diário. De acordo com o nível de luminosidade o  Sedum multiceps sofre modificações. Quando cresce de uma forma desmesurada e os pompons adquirem aparência de espanador, ela pode estar estiolando, pela falta de luz. Quando cultivada ao sol a Sedum multiceps oferece pompons mais pequeno e compatos.Não se adapta bem á chuva intensa, às temperaturas negativas, neve e geada por períodos prolongados. A média da temperatura ideal situa-se entre os 12 e os 25ºC. Acomoda-se a vários tipos de solos, desde que sejam arenosos e tenham uma excelente drenagem. Os substratos indicados a cactos e suculentas, possuem todas estas características e são os mais indicados. Eles podem ser comprados em lojas de jardinagem ou feitos em casa (Como preparar terra para cactos e suculentas).

Manutenção da suculenta pompom - Sedum multiceps: Evitar o excesso de humidade no solo, ela pode levar ao apodrecimento da suculenta. Regar somente quando o solo se apresentar seco ao toque. No Inverno reduzir significativamente as regas. De certa forma ela avisa quando está com sede, as suas folhas fecham e formam um pompom compacto. Há mesmo quem opte por reduzir as regas com o propósito estético de conseguir uma planta com pompons mais consistentes.
Presta-se à poda e condução, estas permitem dar a aparência de pequeno bonsai à suculenta pompom, transformando-se numa belíssima "árvore" de porte imponente. Á medida que as folhas mais antigas vão secando e caindo, a planta mantém apenas as pequenas rosetas em forma de pompons nas extremidades dos caules de aparência lenhosa e envelhecida.

Multiplicação da suculenta pompom - Sedum multiceps : As plantas  da família Sedum reproduzem bem naturalmente por meio de estacas de caule, preferencialmente na época mais quente do ano, quando a suculenta está mais ativa. Retire um pequeno pedaço de caule e deixe secar por um período de dois a três dias, até o corte cicatrizar. Plantar num substrato com boas capacidades drenantes. Regar bem e colocar em um local iluminado longe da incidência do sol direto. Regar sempre que o solo estiver seco. Em poucas semanas a nova planta desenvolverá raízes saudáveis.

Usos paisagísticos: A suculenta pompom pode ser cultivada em maciços no jardim, vasos pendentes, jardineiras, entre outros. As plantas que ficam pendentes são muito apreciadas para embelezar muros, podem ser afixadas diretamente nas frestas dos muros ou plantadas em vasos de parede.

Sem comentários:

Enviar um comentário