Metrosideros Excelsa

Metrosideros Excelsa - cuidados
Nome Científico: Metrosideros excelsa
Género: Metrosideros
Família: Myrtaceae
Ciclo de vida: Perene
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado
Origem: Nova Zelândia
Nomes Populares: Metrosideros excelsa, árvore de Ferro, Metrosidero, árvore de fogo, árvore de Natal.

Descrição: O Metrosidero é uma árvore de folha persistente, que se destaca por um forte valor decorativo devido à folhagem e á intensidade da cor das suas flores. Em plena maturidade pode ultrapassar os 20 metros de altura, contudo em condições extremas não ultrapassa o porte arbustivo, não deixando no entanto de florir abundantemente. A sua resistência a vários tipos de clima e manutenção fácil, fazem dela uma das preferidas dos jardineiros e paisagistas. Na natureza adaptam-se a vários tipos de adversidades, ventos fortes, salinidade, solos pobres. Conseguem crescer sobre as rochas, onde se podem ver as suas raízes pendentes sobre as falésias.

Cuidados com Metrosideros Excelsa


Condições favoráveis de cultivo
: Os Metrosideros não são exigentes, mas para que cresçam bonitos e  rapidamente, são necessários alguns cuidados.
Gostam de muita luz, preferencialmente sol direto. A temperatura ideal varia entre os 20 e os 24ºC. No Inverno necessita de temperaturas baixas, preferencialmente entre os 8 e os 12º C.
Geralmente resiste até -4º C, mas na fase inicial de crescimento pode sofrer com as geadas. 
Não são exigentes em relação aos solos, desde que sejam bem drenados. Conseguem crescer em solos pobres e com poucos nutrientes, mas crescem bem melhor em solos ricos, neutros a ligeiramente ácidos.
É resistentes à salinidade, é uma das plantas mais resistentes aos ventos, incluindo os ventos marítimos, uma característica importante quando se pretende escolher uma planta para adornar os jardins á beira mar. 

Manutenção do Metrosideros excelsa: Tolera bem a poda e consegue facilmente manter um porte arbustivo. Geralmente a poda é realizada no fim do inverno, removendo os galhos secos, doentes ou fracos, os que cresceram muito devem ser aparados.
As necessidades hídricas do Metrosideros excelsa são baixas, no entanto em tempo particularmente quente e seco, ele agradece regas generosas, principalmente na fase floral. 
As necessidades nutricionais são igualmente baixas. No campo, ele pode ser fornecido com uma porção de composto na primavera ou fertilizante mineral, de acordo com as indicações de fabricante. A partir de setembro (fim de Verão), o fornecimento de fertilizantes deve ser interrompido.
Geralmente é resistente a pragas, principalmente quando têm mais de quatro anos, mas vale sempre estar atentos aos ataques de cochinilha, principalmente no Verão. Se necessário trate com óleo de Verão, um inseticida recomendado por técnicos especializados ou uma mistura caseira (inseticida caseiro para combater a cochinilha)

Propagação do Metrosideros excelsa: Propaga-se por  por meio de sementes na Primavera. 
por meio de estacas no Verão. 
Multiplicação por estaca: Corte pontas de brotos meio lignificadas e coloque-as numa mistura de turfa e areia, numa temperatura de 22 a 25°. Este método requer alguma sorte, não é fácil fazê-las enraizar. Poderá facilitar o processo usando hormonas de enraizamento (Como fazer hormonas de enraizamento caseiras em casa).  Em contra partida, é fácil obter plantas novas a partir de sementes frescas semeado na primavera.

Usos paisagísticos: Quando adulto o Metrosideros excelsa resulta muito bem como árvore de sombra. É também uma árvore com grande aptidão à formação de sebes, dado a sua aceitação a podas severas. Consegue regenerar-se bastante rápido e habitua-se facilmente em ambientes mais adversos, adaptando-se a condições onde as outras plantas dificilmente conseguem sobreviver. Se visitarem a Zona de Aveiro em Portugal, principalmente a Costa Nova, poderão apreciar a beleza e a resistência desta planta em vários pontos destas localidades.
Presta-se a formações especificas como por exemplo formas geométricas ou formação de bonsais. É contudo importante referir que quando podado regularmente tende a dar menos flores.
É também uma ótima opção para ser cultivada em vasos indicados á decoração de terraços ou varandas.

Curiosidades: No seu país de origem na Nova Zelândia os metrosideros florescem na altura Natal, ficando cobertos de flores encarnadas. Em Portugal a floração dá-se entre a Primavera e o Verão.
É conhecido como árvore de ferro pela densidade e dureza da sua madeira. 
Em alguns pontos do mundo são consideradas invasores, devido á sua forte adaptabilidade e poder de sobrevivência, em contra partida em algumas partes de seu pais de origem estão ameaçados por pequenos mamíferos marsupiais, os Gambá (Trichosurus vulpecula). (Nova Zelândia declara guerra ao gambá)

Sem comentários:

Enviar um comentário