Colar de rubi - Othonna capensis


Colar de rubi - Othonna capensis (Crassothona)
Nome cientifico
: Othonna capensis 
Família: Asteraceas
Gênero: Crassothonna
Origem: Africa do Sul
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares: Colar de rubi, little pickles, ruby necklace.

Descrição: O Colar de rubi (Othonna capensis) é uma linda planta suculenta, de crescimento pendente, rápido, vigoroso e bastante ornamental. Possui caules compridos que se destacam pela tonalidade avermelhada a arroxeada, sendo provavelmente a característica responsável pelo nome colar de rubi. 
As suas folhas carnudas e lanceoladas fazem lembrar pequenos zepelins que crescem ao longo dos caules compridos. A tonalidade pode variar conforme a luminosidade que recebem, podendo ser verdes azuladas ou verdes avermelhadas.
As flores lembram pequenas margaridas amarelas e abrem apenas nas horas de maior luminosidade,  desabrocham no inicio da manhã e fecham no fim da tarde.

Cuidados com o Colar de Rubi - Othonna capensis


Condições favoráveis de cultivo: No seu habitat natural o colar de rubi cresce sobre planícies rochosas e secas, condicionado pela falta de água e excesso de sol. 
A luz ideal de cultivo é o sol pleno, com um mínimo de duas horas de sol diárias. Quando recebe luminosidade suficiente a planta adquire o desejado tom purpura que a caracteriza. Contudo a tonalidade avermelhada excessivamente carregada pode ser indicativa de stress. Quanto mais luminosidade for oferecida á suculenta, mais abundante será a sua floração. Em locais sombreados, o colar de rubi tende a ficar estiolado, o caule cresce desmesuradamente, fica mais fino e exibe maior espaço entre as folhas.    
A terra deve ter caraterísticas arenosas, um substrato indicado a cactos e suculentas reúne as características pretendidas (Como preparar terra para cactos e suculentas). 

Manutenção do colar de rubi (Othonna capensis): A rega deve ser moderada, com o cuidado de deixar secar um pouco a superfície do solo, antes de fornecer água novamente. Apesar do colar de rubi apreciar um certo grau de humidade no solo, não tolera o encharcamento.
A adubação pode ser realizada a cada tês meses, basta fornecer um um adubo com composição equilibrada entre os nutrientes como por exemplo o (10-10.10)
Com o tempo, o colar de rubi vai-se tornando cada vez mais comprido e descabelado. Realize uma poda de ramos excedentes e faça a limpeza da planta, elimine as folhas, hastes florais ou ramos secos e amarelados. Este procedimento permite manter a forma harmoniosa da planta e previne a infestação de determinadas pragas (como a cochonilha) que procuram locais sobrecargados para proliferarem. 

Multiplicação do colar de rubi (Othonna capensis): A reprodução é muito fácil. Pode ser realizada com uma estaca de caule ou com as folhas. A estaca de caule é o modo mais rápido e eficiente, basta colocar acomodar o caule no modo horizontal sobre a superfície de um solo arenoso e tentar colocar as raízes aéreas em contato com a terra. Humedeça bem e coloque em local sombreado, fora da incidência direta do sol, até enraizar. Em pouco tempo a estaca de caule irá enraizar e dar inicio a uma nova planta. 
As folhas são outro meio de reprodução da planta, apesar de ser uma prática demorada. Deixam-se as folhas a cicatrizar em local sombreado por 2 a 3 dias e colocam-se sobre a superfície de uma mistura arenosa (Como multiplicar as suculentas através de folhas).

Indicações paisagísticas do colar de rubi (Othonna capensis):  É uma excelente planta para vasos pendentes ou de parede, onde formam lindas cascatas. É também uma excelente escolha como planta de forração em locais mais áridos, pela sua rusticidade e fácil manutenção.

Curiosidade: As folhas carnudas do colar de rubi tendem em confundir-se com o colar de banana. Porém é fácil distinguir estas duas suculentas. Apesar do formato das folhas ser assemelhar, há variação no tamanho, o colar de rubi têm as folhas mais pequenas e menos curvadas e o seu caule na presença de luz fica cor de rubi.
O colar de rubi é parente de outras suculentas com crescimento semelhante: o colar de pérolas (Senecio rowleyanus), Colar de Azeitona (Senecio herreianus), colar de golfinhos (Senecio peregrinus), colar de banana (Senecio radicans).  

Sem comentários:

Enviar um comentário