7.02.2013

Combater as pragas

Controlar pragas com produtos naturais

Poucas plantas se encontram a salvo das pragas, ficam aqui  alguns truques caseiros para proteger a sua horta.

Para controlar pulgões, mosca branca e ácaros


Para os manter afastados das nossas plantas, podemos recorrer a um insecticida biológico à base de cebola e alho.
Triturar um dente de alho com a pele, três cebolas com a pele, três malaguetas frescas e um copo de água fria. Deixa-se repousar esta mistura durante uma noite. No dia seguinte passa-se este preparado por um filtro, dilui-se em 4 litros de água e pulverizam-se as plantas.

Para evitar as lagartas, repelindo as borboletas


Aplicar a infusão de boldo, em alturas de risco repetir a operação de 2 em 2 dias.  Esta infusão têm a particularidade de afastar as borboletas, impedindo estas de fazer a postura dos ovos nas plantas. Quando o ataque de lagartas ocorre só em algumas plantas, pode optar pela catação manual das mesmas e dos ovos.

Para eliminar caracóis e lesmas


As vitimas favoritas das lesmas e caracóis, são os rebentos tenros, as pequenas plantas e as folhas carnosas.
Para controlar estas pragas sem recorrer a pesticidas, polvilha-mos no solo à volta da planta, cinza ou casca de ovo bastante triturada.
Poderemos também recorrer ao leite e à cerveja, que são substancias atractivas para estas pragas. Enchemos um recipiente baixo com um destes líquidos. Coloca-se no solo, junto das plantas. Os caracóis e as lesmas caem no seu interior e afogam-se.

Malaguetas para controlar os pulgões


Por norma os pulgões surgem em tempo seco e quente. Dar preferência a irrigação por aspersão.
Aplicar um preparado à base de malagueta. Colocar malaguetas num recipiente, cobri-las com álcool e deixá-las em repouso por 3 dias. Pulverizar as plantas com esta mistura, à razão de uma colher de sopa por litro de água. Deve esperar 12 dias para fazer a colheita, para minimizar o sabor da malagueta. A joaninha é uma inimiga natural do pulgão.

Folhas de tomateiro contra pulgões


As folhas do tomateiro têm um efeito insecticida nestes insectos.
Ferver cerca de 500 gr de folhas de tomateiro num 1 litro de água. Deixar arrefecer, coar e diluir em 5 litros de água. Pulverizar as plantas afectadas com esta solução.


Sabão para controlar os pulgões, lagartas cochonilhas e piolho


Cortar 100 gr de sabão comun em pedaços pequenos, leva-los ao lume com 1 litro de água, até dissolverem. Deixar arrefecer e pulverizar as plantas com esta mistura.

Para afastar gatos


Estes nossos amigos, estragam as sementeiras, as plantações e os troncos das árvores novas.
Para os afastar vamos espalhar cascas de laranja pelo terreno.

Para eliminar as pragas do solo


Normalmente estas pragas actuam durante a noite, roendo raízes, caules e folhas das plantas mais jovens.
Para atrair estas lagartas, enterrar pedaços de batata ou de cenouras entre as plantas. Para ser mais  fácil reconhecer a localização, pode espetar estes pedaços com pauzinhos de espetadas. Depois estas pragas vão ser recolhidas à mão.

Para controlar os fungos


Os fungos surgem quando há um teor de humidade alto,associada a uma temperatura confortável.
É essencial uma boa drenagem, manter as plantas arejadas, revolver a terra de vez em quando e na hora de regar ter o cuidado de não encharcar.

Para controlar as bichas cadela


Estes insectos são benéficos para a nossa horta, portanto não convém aplicar fitossanitários. As bichas cadela têm por hábito comer de noite e esconderem-se durante o dia. Devoram pétalas e flores.
Para as apanhar podemos colocar vasos cheios de palha invertidos, onde elas se vão esconder e assim serem fáceis de apanhar.

Para controlar as lagartas


Picar uma cabeça de alho e uma cabeça de cebola com pele, misturar uma colher de pimenta e 1,8 litros de água. Levar esta mistura a ferver 20 minutos quando arrefecer tapar e guardar durante 6 semanas.
Depois filtra-se o preparado e dilui-se à razão de uma colher de sopa para 600 ml de água. Borrifam-se as plantas atacadas, com esta mistura.

Para afastar formigas


Espalhar borras de café por cima dos formigueiros. As formigas não gostam do cheiro do café, nem da sua acidez. Seja persistente e ao fim de uma semana, a maioria das formigas já foram procurar outro lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...