Como fazer chorume de urtiga

Como fazer chorume de urtiga

A urtiga é uma infestante que surge em zonas húmidas e ricas em matéria orgânica. Apesar de menosprezada ela guarda em si grandes virtudes, têm propriedades medicinais  já bastante conhecidas (benefícios das urtigas)  e oferece inúmeras aplicações na agricultura.

Benefícios e uso das urtiga na agricultura


O chorume de urtiga é muito utilizado na agricultura biológica, ajuda a tratar as plantas e a combater pragas. O seu modo de atuação baseia-se no fortalecimento das plantas e desta maneira elas ficam mais resistentes a determinadas doenças principalmente as que são causadas por fungos.

A urtiga também é usada por alguns povos no tratamento de aves, principalmente perus, com a finalidade os fortalecer. A técnica consiste em cozer as urtigas e mistura-las com farelos ou ração.


Fertilizante de urtiga com ação inseticida


O fertilizante de urtiga tem alto teor em azoto, silício, ferro e ainda é rico ,potássio, magnésio e micronutrientes. Estimula o crescimento das plantas e fortalece-as contra  doenças. Pode ser usado via foliar ou na rega das plantas.
Possui uma ação inseticida e é um excelente dinamizador do solo por estimular a flora microbiana.
➢ Como estimulante foliar: deve ser usado à razão de 1 litro de chorume para 10 litros de água.
➢ Para estimular as raízes: deve ser aplicado à razão de 2 litros de chorume para 10 litros de água. 
➢ Como inseticida: Aplique-o puro após uma maceração de apenas 12 horas.
➢ Estimular a germinação das sementes: mergulhe as sementes numa solução de 1 dl de chorume em 1 litro de água, por um máximo de 30 minutos.

Como fazer chorume de urtiga


Corte aproximadamente 1 Kg de urtigas frescas e meta-as num saco de ráfia.
Introduza o saco num recipiente de plástico com 10 Lt de água, coloque uma pedra por cima. Nunca utilize recipientes em metal.
Feche o recipiente e coloque-o à sombra. Note-se que a fermentação deste preparado vai libertar um odor desagradável, na hora de o fazer terá de escolher o local mais indicado, o mais afastado de casa.
O processo do chorume de urtiga é um pouco demorado, geralmente demora sempre acima de uma semana,dependendo das condições ambientais ( O calor acelera o processo). O produto estará pronto quando a fermentação terminar, ou seja quando deixar de avistar bolhinas.


Como armazenar o chorume de urtigas


Após o processo da fermentação, geralmentea a preparação começa a alterar-se e deve ser guardada de imediato. Quando o chorume de urtiga estiver pronto, retire a pedra e o saco. Filtre esta solução e verta-a com a ajuda de um funil para um garrafão ou garrafa, conforme a quantidade.
O preparado de urtigas pode ser guardado durante dois anos, ao abrigo da luz e do calor.

5 comentários:

  1. Belo artigo, isto é a solução perfeita para os campos de urtigas que surgem pelo terreno fora. A solução é coberta com um pedra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, as urtigas até dão jeito. Sim coloca-se uma pedra ou outro elemento pesado, para manter as urtigas no fundo.

      Eliminar
    2. Quando é que o preparado está pronto a ser utilizado/quanto tempo é necessário aguardar para ficar pronto a ser utilizado? Grata*

      Eliminar
    3. A calda de urtigas leva aproximadamente uma semana a ficar pronta. Depois de devidamente filtrado e armazenado pode usar quando quiser, até um máximo de 2 anos.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...