As vantagens da cinza na agricultura

As vantagens da aplicação de cinza na agricultura

As cinzas que resultam da combustão das madeiras das nossas lareiras são um excelente recurso para a agricultura. É um fertilizante perfeito em termos de proporções, à excepção do azoto. As cinzas são uma notável fonte macro nutrientes tais como o potássio e o fosforo, mas também incluem cálcio, magnésio e algum enxofre, boro, contém vestígios de ferro, manganês, zinco, cobre, sódio e molibdénio. Acrescenta nutrientes essenciais ao desenvolvimento equilibrado das plantas, além de não apresentarem poluentes ou contaminantes.

Como reutilizar cinzas na agricultura


A aplicação de cinzas minimiza os custos de produção, reduz a aplicação de adubos químicos, aumenta o teor de matéria orgânica no solo e favorece a microbiologia do mesmo. Deste modo contribuí para um planeta mais saudável e uma alimentação mais sã.

Age como um corretor de solo, contribui para a redução da acidez do solo. As cinzas contém carbonato de cálcio e pode ser usado como substituto da cal, com a vantagem de atuarem mais rápido, devido ao tamanho diminuto das suas partículas..

Usada sob a forma de calda juntamente com cal  têm um efeito repelente e protetor das plantas. Leia também: Como preparar a água de cinza e cal

As cinzas de madeira podem ser adicionadas à pilha de compostagem, enriquecendo esta principalmente com potássio. Contudo devem-se usar com moderação devido ao seu elevado PH .

Benefícios da cinza na agricultura


  • Têm um efeito protetor sobre as plantas, torna as plantas mais fortes, permitindo que elas fiquem mais resistentes a pragas e fungos.
  • Nutre e torna as frutas mais doces, devido ao seu alto teor em potássio. Este componente também aumenta a resistência das plantas a factores externos.
  • Têm ação repelente, colocada ao redor das plantas afugenta caracóis e lesmas. Polvilhada sobre as plantas repele coelhos.
  • Corrige solos ácidos, contudo devem ser usadas com precaução em solos alcalinos.
  • Polvilhar as plantas nas noites frias com geada, ajuda-as a resistir melhor ao frio.
  • Ajudam a prevenir ataques de brocas nas árvores, para tal fazer uma pasta e pincelar o tronco da árvore.

Plantas que gostam de cinzas


As cinzas de madeira contém uma grande percentagem de carbonato de cálcio, portanto as plantas que apreciam solos calcários ou ligeiramente calcários, são as que mais vão beneficiar.
Plantas que beneficiam com a adição de cinza: A macieira, o tomateiro, alface, couve flor, cenoura, batatas, couve repolho, couve bruxelas, brócolos, aipo, alho, espinafres, entre outras.

A maioria das árvores de fruto beneficia com a adição de cinza, desde que seja aplicada com moderação. Espalhe cerca de 1 a duas pazadas de cinzas à volta do tronco das árvores, passe levemente um ancinho. Além de outras vantagens , as cinzas são ricas em potássio e vão influenciar positivamente a doçura dos frutos.

O uso de cinza em plantas que apreciam solos ácido deve ser restrito. Plantas acidófilas: Mirtilos, pinheiros, azáleas, rododendros, gardênias, crótons, ixoras.

Precauções com a cinza


Aplique apenas as cinzas obtidas da combustão de madeira não tratada. Não utilize briquetes ou outros produtos comerciais que se usam para acender. Evite as cinzas de carvão, que contenham sal e restos de gorduras.

As cinzas obtidas da combustão de madeira de carvalho e plátano, apresentam um concentração maior de nutrientes em relação às outras. 

8 comentários:

  1. Essa matéria foi ótima para que eu me decidir em utilizar cinzas em minha horta sem agrotóxicos. Estou com uma plantação de quiabos e vou começar uma de pimenta de cheiro. Obrigado pela dica! Visite meu blog: olericulturafenix.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz que tenha gostado, eu tenho muito bons resultados com a cinza.
    Já estou visitando seu blog e acho-o muito interessante, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Ahhhhh...trabalho com festas em meu sítio e não vou jogar + jogar fora as cinzas da churrasqueira pq vou utilizar em volta das minhas plantas, afugentando bichinhos indesejáveis...VLW...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faca isso, pois as cinzas da churrasqueira contei gordura que reslinga da carne.

      Eliminar
    2. Pelo visto não leu toda matéria ou não entendeu, cinza de churrasqueira não pode usar nas plantas por causa do sal e da gordura

      Eliminar
  4. A cinza funciona no lugar do calcário obrigado

    ResponderEliminar
  5. Ótima matéria tudo que precisava saber!

    ResponderEliminar