1.08.2017

Cultivo do manga em Portugal

Hoje vou falar do meu testemunho pessoal sobre o cultivo da manga em Portugal.
Há uns anos atrás era impensável pensar plantar árvores tropicais no centro e no norte do pais. Hoje as coisas mudaram, as pessoas dão-se a novas experiências, e lançam-se na esperança de conseguirem bons resultados.

Na região da Bairrada já há bastantes árvores tropicais, temos árvores de abacate que dão frutos em abundância, alguns até são lançados no comercio. Também já tenho visto grandes árvores de anona, arraça, goiaba e até lichia.

A minha experiência com as árvores de manga


Eu pertenço ao quadro dos aventureiros, gosto de experimentar de tudo um pouco. Tenho árvores de quase todo o tipo e agora estou nas experiências novas, as árvores tropicais. Neste momento tenho árvores de abacate, manga, anona, feijoa, arraça e goiaba. A única que me brindou com fruta foi a manga, a qual se vê na foto, também têm a vantagem de ser comprada enxertada. As outras aínda são jovens e foram originadas com sementeira caseira.

Esta árvore de manga não foi a minha primeira experiência, já tive uma outra mangueira, também ela enxertada que me brindou com quatro deliciosas mangas. Sobreviveu dois anos, até que um inverno demasiado rigoroso a destruí-o. Anda era jovem e frágil, descuidei-me e numa só noite ela ficou irrecuperável.

Agora tenho cuidado redobrado, Plantei a nova planta de manga num vaso, envolvi-a com manta térmica e coloquei-a num local protegido, debaixo de um telheiro. Já passou por dois Invernos, com noites bastante frias e com camadas de geada consideráveis, até agora agora resistiu e aínda me brindou com dois maravilhosos frutos que colhi em Novembro. Vou manter a minha mangueira em vaso por mais uns dois anos e quando ela adquirir mais resistência e robustez, vou passá-la para a terra, mas até lá vamos vendo. Para já as minhas certezas vão para as caracteristicas das mangas produzidas em casa, com uma qualidade superior às compradas e com um gosto incomparável.

Gostaria muito que partilhassem as vossas experiências e a vossa opinião sobre o assunto. Aguardo ansiosamente pelos vossos comentários.

3 comentários:

  1. Gostaria de saber como se poda, pois eu tenho uma Manga mas nunca deu fruto

    ResponderEliminar
  2. Olá . Sou Andrea e também conseguir na minha casa umas quantas mangueiras através das sementes,a mais velha tem 4 anos e ainda não deu frutos...estou a procura de mais informações...

    ResponderEliminar
  3. Olá. Tenho um Zapote há vários anos, nos últimos 3 anos tem frutificado mas os pequenos frutos não tem resistido aos Melros que os destroem. Tenho também 1 Araçás Amarelo, Araçás Vermelho que tem carregado todos os anos. Tenho também 3 Feijoas que este anos estão mais carregadas que no ano passado. Um Mango em vaso que se está a desenvolver muito bem espero que frutifique no próximo ano. Todas as experiências que já fiz com Mangos plantados na terra todos acabaram por morrer.

    ResponderEliminar