Cultivo do manga em Portugal

Cultivo de manga em Portugal
Hoje vou falar do meu testemunho pessoal sobre o cultivo da manga em Portugal.
Há uns anos atrás era impensável pensar plantar árvores tropicais no centro e no norte do pais. Hoje as coisas mudaram, as pessoas dão-se a novas experiências, e lançam-se na esperança de conseguirem bons resultados.

Na região da Bairrada já há bastantes árvores tropicais, temos árvores de abacate que dão frutos em abundância, alguns até são lançados no comercio (Cultivo do abacate). Também já tenho visto grandes árvores de anona, arraça, goiaba e até lichia.

Em Portugal a mangueira floresce no principio da Primavera e o fruto alcança a maturação em Novembro (segundo a minha experiencia na zona da Bairrada).

A minha experiência com as árvores de manga


Eu pertenço ao quadro dos aventureiros, gosto de experimentar de tudo um pouco. Tenho árvores de quase todo o tipo e agora estou nas experiências novas, as árvores tropicais. Neste momento tenho árvores de abacate, manga, anona, feijoa, arraça e goiaba. A única que me brindou com fruta foi a manga, a qual se vê na foto, também têm a vantagem de ser comprada enxertada. As outras aínda são jovens e foram originadas com sementeira caseira.

Esta árvore de manga não foi a minha primeira experiência, já tive uma outra mangueira, também ela enxertada que me brindou com quatro deliciosas mangas. Sobreviveu dois anos, até que um inverno demasiado rigoroso a destruiu. Anda era jovem e frágil, descuidei-me e numa só noite ela ficou irrecuperável.

Agora tenho cuidado redobrado, Plantei a nova planta de manga num vaso maior, envolvi-a com manta térmica e coloquei-a num local protegido, debaixo de um telheiro. Já passou por dois Invernos, com noites bastante frias e com camadas de geada consideráveis, até agora agora resistiu e aínda me brindou com duas produções dos maravilhosos frutos que colho em Novembro. No primeiro ano produziu duas mangas, no segundo produziu 5. Vou manter a minha mangueira em vaso por mais uns anos e quando ela adquirir mais resistência e robustez, talvez a planta no solo, mas até lá vamos vendo. Para já as minhas certezas vão para as características das mangas produzidas em casa, com uma qualidade superior às compradas e com um gosto incomparável.

Sugiro que leiam mais em: Cultura da mangueira (Mangifera indica)

Gostaria muito que partilhassem as vossas experiências e a vossa opinião sobre o assunto. Aguardo ansiosamente pelos vossos comentários.

81 comentários:

  1. Gostaria de saber como se poda, pois eu tenho uma Manga mas nunca deu fruto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha essa história é .Mentira a manga jamais produz em Portugal kkkkk achas kkkkk

      Eliminar
    2. Não é mentira. Tive uma mangueira enxertada que produziu no 1.º ano, 2 mangas. A geada e o frio mataram-na! Leiria, Portugal

      Eliminar
    3. Em Coimbra há uma manga que dá mangas à mais de 7 anos... É deliciosas.

      Eliminar
    4. O ano passado no Algarve em Altura vi uma mangueira cheia de frutos mais de 20 e nem 2 metros tinha

      Eliminar
    5. Aconselho a quem duvida da plantação de mangueirad em portugal a visitar a zona de Silves no Algarve.
      Faça a viagem de Algoz para Silves e verá os pomares de mangueiras a perder de vista.
      Aliás há mais de 10 anos que estão implantados estes pomares.
      Há quem esteja a desistir de laranjais para plantar mangueiras, infelizmente.

      Eliminar
    6. Olá sabe me dizer qual é a melhor altura para plantar árvores de manga?

      Eliminar
    7. Boas, manga é só meu fruto favorito, é tenho 2 pequenas árvores com mais de 6 anos que já perdi a conta, até ter coragem de podar no ano passado, e este ano faz 2 semanas começaram as 2 com ramos florais que já vão 8 e tem mais a espreitar. Sugiro poda desde cedo, e até enxertagem,vídeos no YouTube podem servir de desbloqueio. Tenho 8 sementes a germinar. Tenho 1 terraço de 30m2 virada para o Tejo e recebe sol das 8 às 18. Espero ter mangas em breve.

      Eliminar
    8. Já tentei por semente várias vezes mas a semente apodrece sempre na terra. O que será que estou a fazer mal? Eu coloco a semente sobre a terra e depois cubro com uma camada fina de terra e vou regando de vez em quando. Quando passam 3-4 semanas vejo que não brota nada, vou a ver está podre

      Eliminar
    9. Abra o caroço e remova o feto, embrulhe-o em guardanapos húmidos e coloque dentro de um saco plástico com fecho.
      Coloque num local escuro e depois de 2x semanas vai ter raizes. Transfira com muito cuidado para um vaso. Regue frequentemente. A planta cresce rapidamente

      Eliminar
    10. Boa noite eu gostaria de saber como faço pra conseguir folhas de manga.

      Eliminar
    11. eu vivo e mais frio quando fui comprar me dizeram aí não da eu disse se não plaNto não da enfim eu plantei e já apanhei um, deu ou nao deu

      Eliminar
    12. Eu sou aqui do norte e tenho uma manga carregada de fruto

      Eliminar
    13. Boa tarde, há mais pessoa a plantar manga do que eu supunha. Alguém faz venda das folhas secas para chá? Grata por qualquer informação.

      Eliminar
  2. Olá . Sou Andrea e também conseguir na minha casa umas quantas mangueiras através das sementes,a mais velha tem 4 anos e ainda não deu frutos...estou a procura de mais informações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que enxertar a mangueira.
      De semente demora 7 anos.

      Eliminar
    2. Demora até 7 anos, tenho uma com 4 anos que já frutificou (Açores)

      Eliminar
  3. Olá. Tenho um Zapote há vários anos, nos últimos 3 anos tem frutificado mas os pequenos frutos não tem resistido aos Melros que os destroem. Tenho também 1 Araçás Amarelo, Araçás Vermelho que tem carregado todos os anos. Tenho também 3 Feijoas que este anos estão mais carregadas que no ano passado. Um Mango em vaso que se está a desenvolver muito bem espero que frutifique no próximo ano. Todas as experiências que já fiz com Mangos plantados na terra todos acabaram por morrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podes cobrir a árvore com uma rede própria que há contra os pássaros

      Eliminar
  4. Bom dia
    Pode sff informar onde adquirir mangueiras já exertadas
    Cumps
    Fernando Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No olx procure Teresa plantas e são muito em conta

      Eliminar
  5. Eu tenho arvores de manga, neste momento tenho uma manga de quase 1.5 kg para colher. As arvores teem 3 anos.
    Pode pesquisar no facebook por horta no apartamento.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde tenho uma mangueira nascida através do caroço de uma que me deram vinda da Tailândia , nunca foi enchertada , quando deu frutos á tres anos embor poucos 3 ou 4 , muito doces,o ano passado tudo o que deu com bom aspecto nao deu para provar, este ano deu uma carga enorme, são grandes e muitas cairam em pequenas por causa do vento.mas gostava de saber quando se devem apanhar pois já tenho algumas já grandes, apanhei uma com 710 gr mas ainda não estav bem madura. e uma abriu de alto a baixo não sei porquê,será por estar bastante tempo na árvore ?

      Eliminar
    2. ao que me disseram depois de dar o fruto deve-se evitar muita agua que faz o fruto rachar e estragar ainda na arvore.

      Eliminar
  6. não é necessário inxertar a mangueira para ela produzir ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro que sim, pode dar frutos mais tarde e os frutos ou podem ser excelentes ou sem nunhum gosto nem valor comercial, se não for enxertada, há sempre o risco!!

      Eliminar
  7. No Algarve há muitas mangueiras e papaeiras que dão frutos, em Vilamoura mesmo em frente ao Hotel Four Seasons, na Rua da Holanda, há 2 mangueiras diferentes no passeio que dão muitas flores em Maio e frutos em Agosto/Setembro e ambas têm cerca de 2m e picos de altura, em Albufeira numa zona chamada Vale de Carro há uma vivenda com cerca de 6 mangueiras enormes e frondosas que dão muitos frutos, nos jardins do Hotel Four Seasons há muitas goiabeiras. Entre Almancil e a Guia há muitas papaeiras, mangueiras, anoneiras, bananeiras, goiabeiras, abacateiras e alguns litchies. As papaeiras nesta zona geralmente vejo-as com papaias o ano inteiro mas em Maio/junho é quando amadurecem. A feijoa e araçá ou (goiaba da India) há muitas nos jardins do Parque Expo no penúltimo quarteirão junto à torre onde há muitas bananeiras mangueiras maracujareiros e inhames, onde também vejo mangueiras é na Charneca da Caparica e Cascais. As mangueiras enxertadas dão frutos ao fim de 2 anos, as restantes só após 5 a 6 anos. Se um dia forem ao sul de Espanha ocidental, na zona de Málaga em Torre Del Mar de Lagos até Torrox, existem as maiores estufas de frutos da Europa, mangas muito doces, papaias enormes e mais doces que as tropicais, anonas, goiabas, litchies, abacates etc... é um local digno de ser visitado para quem gosta um pouco de agricultura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu na zona de Faro no Algarve plantei uma manga tommy e uma sensação já enxertadas à uns 4 anos, uma deu 5 frutos e a outra 6 logo no 1.º ano, a sensação partiu-se no enxerto e rebentou no bravo, rebentou com uma força tal que no 2.º ano atingiu um pouco mais de 3 metros e deu umas 120/130 mangas mas um mais pequenas, este ano que passou deu umas 160/170 e com o aspecto da manga espada, enquanto a tommy somente tem dado 7/8, já este ano vai carregar. Há 2 anos plantei uma osten e deu 6 no 1.º ano, plantei tb uma Kent e deu 12 belos frutos no 1.º ano, agora já plante mais duas osten e duas kent. Já quanto à sensação que se partiu e agora está com 5 troncos grandes não sei se a enxerto ou não porque todas as que tenho são muito pouco fibrosas e esta tem um pouco mais, só que dá muitas.

      Eliminar
    2. Boas, será que me pode ajudar a encontrar mangueiras enxertadas?

      Eliminar
    3. Por norma em qualquer lugar que vende árvores

      Eliminar
    4. Olá tenho uma mangueira kent plantei à uns 2 meses no solo ela tem ai 1.40 de altura ,só tem ainda uma só guia quando devo fazer a 1 poda ? E onde devo fazer ela tem 3 fluxos. Algarve.

      Eliminar
    5. No you tube tem muitos videos a explicar como se poda.

      Eliminar
  8. Olá, gostaria de saber se já passou as mangas para um local definitivo e se a manga ao atingir cerca de 3/4 anos e atingir algum porte ainda é necessário proteger contra a geada (não sei se aquela manta térmica branca, muito leve é a mais adequada, já agora o que utiliza?)
    Tem também algum conhecimento sobre a Lichia, se acha que é melhor proceder como está a fazer com a manga em vaso e posteriormente passar para um local definitivo?

    ResponderEliminar
  9. Manga é uma fruta típica aqui do nordeste brasileiro, parte mais quente do país e próximo ao mar, acredito que o Algarve seja o melhor local para plantar, pois possui clima semelhante ao sul brasileiro (parte mais fria do Brasil).
    Mangueiras sem enxerto produzem frutos, porém levará mais tempo...5, 7 ou até 10 anos p/ o primeiro fruto.
    São árvores enormes dependendo da espécie, então precisa de bastante espaço, suas raízes são muito profundas, então não plantem muito próximo a casa (vivenda).
    Proteger contra geada acredito q seja bom, pois no nordeste brasileiro não há geadas e as temperaturas no inverno são em média 22°.
    Boa sorte a todos! Espero que consigam bons frutos! (E que consigam entender o meu português BR. rsrs)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Paulinha, tem um óptimo português. Estou em Portugal comprei uma mangueira enxertada, já floriu bastante, e neste momento só ficou com dois frutos. Gostaria de saber se esta árvore deve ou não ser bastante regada e se requer solos arenosos. Obrigada.

      Eliminar
    2. Ola.Tenho uma mangueira numa estufa aqui em Portugal mas a maioria do fruto em pequeno, fica amarelo e acaba por cair.Ja deu mangas k ano passado (2)com aproximadamente 700gr. Cada, mas a maioria do fruto acaba por cair como disse. Alguém me sabe dizer o porquê ,ou o que poderei a fazer.
      Obrigados

      Eliminar
    3. Olá, não tenho uma resposta para si, tenho é o mesmo problema. Já conseguiu solucionar? Obrigado .

      Eliminar
    4. Provalvelmente uma doença fungica!!

      Eliminar
    5. Olá Joaquim Gaspar, sou Nelson de Moçambique, sugiro q regue no início e durante a floração. mantenha a humidade do solo, adicione adubo orgânico.

      Eliminar
    6. Olá Joaquim Gaspar, sou Nelson de Moçambique, sugiro q regue no início e durante a floração. mantenha a humidade do solo, adicione adubo orgânico.

      Eliminar
  10. Boa noite gostaria de Adquirir uma arvore mangueira em Portugal podem me informar onde?



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia.
      Eu tenho para venda.
      Plantei neste ano e posso exertar ou fazer poda de atraso.
      A poda de atraso é uma poda para desenvolvimento da árvore desde tenra idade e que permite em média a partir do terceiro ano produzir fruto.
      Pesa embora o facto de os frutos serem pequenos e alguns até não vingar dado a árvore estar a produzir precocemente.
      Estou também a produzir mamoeiros, tipos, (papaia e formosa o clássico mamao está chamada de formosa)
      Neste caso nao se consegue saber com exactidão o sexo da planta, que existe em "macho produz flor mas nao produz fruto e é indispensável á fêmea que produz flor e sem o macho não dá fruto é as hermafroditas que produzem as duas flores) o Grande problema e não se saber com exactidão o gênero antes da floração.
      No caso dos mamoeiros tem que replantar a cada dois anos.
      Se for plantando dois pés lor ano terá sempre frutos.
      Neste caso esta planta não tolera mesmo frio a baixo dos 21graus ou geadas fortes. Pode crescer até 5mt de altura.
      Os seu tronco e folhas são ótimos para vermicompostagem e assim enriquecer os solos e reter a humidade em alturas de secas. Boas colheitas.

      bogalheiro47@hotmail.com

      Eliminar
    2. Eu já comprei árvores de manga na Feira de São Pedro em Sintra , num grande armazém de venda de produtos para a agricultura em Alfaquiques , a caminho de São João das Lampas , Sintra . tinham árvores de manga já com alguns ramos . Eu plantei-a num vaso e em casa , pois já vou na 4ª tentativa para ter uma mangueira ! Também vi mangueiras à venda na cooperativa agrícula de Sintra , e também eram árvores com alguns ramos , portanto mais desenvolvidas . Depois existem à venda em vários viveiros , Horto do Rossio , em Caneças ; E podem mandar vir dos viveiros Castomil , ver site na net .Tem tabela de preços e contactos.

      Eliminar
  11. Viva. Semeei e tenho ja um caule com 30cm e folhas grabdes mas estao a ficar amareladas e escuras também. Fazem ideia o que possa ser?

    ResponderEliminar
  12. Boa noite
    Plantas frutíferas dao se com excepcoes aqui em Tavira Algarves. As árvores exóticas São caras alem disso muitas sucumbem e algumas espécie sao muitos sensíveis as variações climáticas, mas tambem a composição da terra e a regularidade da rega.
    Sou adepto da plantação arbórea o melhor uso dado à terra com o minimo de cuidados. O caso da figueira,estamos na época de a plantar por poda(estaquia). A variedade lampo é muito deliciosa e suculenta. Em julho amadurecem.porte grande, cor amarela e cinzento escuro.
    Tenho a florescer, por estaquia em vaso. Estamos no mês ideal.

    ResponderEliminar
  13. Quantas vezes se deve regar um mangueiro? Vivo em loulL

    ResponderEliminar
  14. parabens

    sou um fã desse fruto

    pois estive em africa largos anos

    tenho algumas de abacate para experiencia vou tentar a manga

    ResponderEliminar
  15. Olá, tenho uma mangueira plantada no quintal (Algarve) em terreno arenoso, floresce, dá bastante fruto, mas ainda pequenos ficam todos amarelos e caem . Alguém sabe dizer-me qual será o problema? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser q haja deficiência de algum nutriente. Sugiro que melhore o solo envolvente, adicionando composto orgânico.

      Eliminar
    2. José provavelmente tem falta de fósforo.

      Eliminar
  16. OlA eu tenho uma mangueira que semeia no solo já uns 5 anos cresce para cima já tem mais de 2 matos gostaria de saber se posso cortala em cima para ganhar mais ramos..pode ou não ser podadas cão a larajeira ..e ainda ao deu fruto.obrigado

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde,
    Tenho uma planta de manga germinada por mim.poderias me dar dicas de como trata la para ser resistente em Portugal? :)

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde
    Alguém que me possa responder onde posso comprar online árvore da manga?

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho uma manga que deve ter 20 anos
    É uma árvore muito grande dá frutos enormes bem vermelhos aqui na Fuseta
    Algarve

    ResponderEliminar
  20. Olá a todos os aventureiros na lide de árvores exóticas:) Tão bom saber que não sou o único!! Eu finalmente consegui germinar um caroço de manga após várias tentativas:) já tem alguns meses. Eu gostaria de saber quem me poderia fornecer um galho da vossa poda já a frutificar para fazer uma tentativa de enxerto:) Obrigado um bem haja a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      Não sei a onde vive, eu tenho uma mangueira a dar mangas, vivo na Parede, poderei lhe dar um ramo para enxertar, a qualidade da minha é palma.
      Boas aventuras.

      Eliminar
  21. Muito boa noite a todos. Também sou novo nestas andanças e ando a tentar ter algumas árvores de frutos. Já tentei plantar um caroço de manga e as primeiras tentativas não deram certo pois a temperatura era baixa. Agora que estamos no verão espero conseguir. Na pior das hipóteses vou tentar comprar uma árvore em alguma dessas feiras que costumam acontecer nos fins de semana, embora agora durante a pandemia seja difícil ou mesmo impossível. Sou da zona de Almada e conheço uma casa que tem uma mangueira enorme, o ano passado deu dezenas de frutos e muito bonitos. Obrigado a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O normal é consumo de manga madura, pronta a comer. mas o consumo de manga ainda verde, está a aumentar, para produção de pickles temperados especiais. 00351 966220844 ou 00351 962862977

      Eliminar
  22. Olá boa noite, alguém sabe me dizer qual é a altura melhor para plantar árvore mangueira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      A resposta é: Inequívocamente no Verão.A árvore precisa de estar num local amplo com luz solar directa e total no mínimo 6h por dia.A árvore precisa óbviamente de muito sol/calor.Geo-têxtil nas épocas mais frias é de todo uma opção válida e aconselhada.
      "Para além de muito sol, precisam de rega frequente e de fertilizantes com potássio e nitrogénio, mas há que ter cuidado, pois em excesso podem prejudicar o desenvolvimento das plantas e torná-las mais susceptíveis às pragas. O fertilizante deve, por isso, ser colocado apenas durante a Primavera e o Verão e em pequenas quantidades. À medida que o crescimento avança, a árvore necessitará de cada vez menos nitrogénio. A partir daqui, o fósforo e o potássio passam a ser os nutrientes essenciais. Abastecer ocasionalmente a base da árvore adulta com composto e feno ou luzerna é também muito importante. Outra prática útil para alimentar as mangueiras é pulverizar as folhas com uma solução à base de algas marinhas. Para além de alimentar, estes cuidados fortalecem a planta contra doenças e pragas."
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Este ano de Pandemia, pus-me a plantar Abacates, Mangueiras, Fysalis, Alfarroba, Pimenta do Reino, Preta e Branca, Gengibre, Maracujá. Algumas especies tem planta como os Abacates, Mangas, Maracujá. outras ainda nada... Vamos ver como acaba...

    ResponderEliminar
  24. Bom dia! Estou interessado em comprar mangas, estou fazendo pesquisa para um negócio e necessito de produto que não precisa ser comercial, ou seja, com aspecto bonito e vistoso. Se houver algum produtor, mesmo com pouca produção pode entrar em contacto comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde à todos eu tenho 8 variedades de manguas todas com bom frutos à bastantes anos estou em Amares Braga.

      Eliminar
  25. Boa noite

    Não sei a onde vive, eu tenho uma mangueira a dar mangas, vivo na Parede, poderei lhe dar um ramo para enxertar, a qualidade da minha é palma.
    Boas aventuras.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia uma mangueira que comprei enxertada há 2 anos deu flores que morreram agora está a morrer as folhas estão todas enrugadas a manga está mun vaso de 40 litros debaixo de um telheiro o que pode ter acontecido.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  27. Ola eu precisava de folhas? Alguem consegue me emviar? Grata

    ResponderEliminar
  28. Gostaria de obter as folhas da manga como posso fazer para telad

    ResponderEliminar
  29. Tenho uma manga que tem dados mangas a já alguns anos, este ano ficou com bastantes mangas, mas algumas apareceram com bicho, uma lagarta branca muito pequena mas que deixa a manga estragada, algum conselho para combater essa situação? Esta plantada em Fernão Ferro Seixal. Obrigado

    ResponderEliminar
  30. Holá direto ao solo moro em braga yem 1m 50 cm será que fiz mal prantar diretamente no chão ? Obrigado

    ResponderEliminar
  31. Boa noite, tenho uma mangueira +/- 1 ano a partir da semente , as folhas novas são verdes bem formadas e sem manchas pouco tempo depois começaram a escurecer tipo queimada ou seca. Rego todos o dias. Alguém me sabe dizer porque?

    ResponderEliminar
  32. Eu tenho um sitío no agreste de Pernambuco aqui no Brasil plantei e deu certo

    ResponderEliminar
  33. Olá amigos eu plantei este ano em Valença planta emxertada e já tem flor vamos ver o que produz mas o clima português agora já dá para arvores tropicais porque as temperaturas altas prolongam se até dezembro e quando vem a geada tapa se a árvore com uma tenda tipo índio e manta térmica aconselho as pessoas a plantar



    ResponderEliminar
  34. Um venezuelano amostrou me núm vídeo unm truque ao lado da árvore desviado 20cm convoquem um tubo de PVC na vertical para poder regar directo mas raízes e adubo líquido as árvores tropicais crescem o dobro porque a água vai directa as raízes experimentem vieram os resultados
    Chama se treino de raízes

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde ..tenho um mangueira cheia dr cachos que mostrei aqui mas porque faz uns cacho tão grandes e depois cai tudo será que é de não ser enxertada foi de semente mas está enorme.

    ResponderEliminar
  36. Eu tenho uma mangueira que comprei em vaso e tem com cerca de 4 anos. É pequena mas dá muito fruto, este ano tirei mais de 5 Kilos de mangas e são muito saborosas. Vivo no Algarve.

    ResponderEliminar
  37. Boas a todos,
    Alguem sabe informar onde pode ser vista uma árvore de Manga, no Norte de Portugal? Com pelo menos uns 3 metros de altura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na zona de Braga Amares amigo mangueiras ,abacatas, maracuja. Fejoa,goyava vermelha, araça,bananes etc.

      Eliminar
  38. Já plantei duas que comprei em vaso enxertadas,ambas não desenvolveram as folhas comecaram a cair e o tronco secou,não foi falta de rega, zona Vila nova de Gaia.,agora semeei hoje mesmo uma de caroço vamos ver se tenho mais sorte...

    ResponderEliminar
  39. Tenho uma que tenho protegido durante o inverno com uma mata térmica, e que este ano pela primeira vez me brindou com mais de vinte saborosas mangas.
    O tamanho é pequeno, mas o sabor é do melhor que encontrei até hoje.
    Vila Nova de Gaia.

    ResponderEliminar
  40. Tenho uma à cerca de 2 anos ano passado deu uma manga TOP mora nos arredores de Gondomar todos os anos protejo com uma estufa que fiz própria!!!

    ResponderEliminar