Cultivo do manga em Portugal

Hoje vou falar do meu testemunho pessoal sobre o cultivo da manga em Portugal.
Há uns anos atrás era impensável pensar plantar árvores tropicais no centro e no norte do pais. Hoje as coisas mudaram, as pessoas dão-se a novas experiências, e lançam-se na esperança de conseguirem bons resultados.

Na região da Bairrada já há bastantes árvores tropicais, temos árvores de abacate que dão frutos em abundância, alguns até são lançados no comercio. Também já tenho visto grandes árvores de anona, arraça, goiaba e até lichia.

A minha experiência com as árvores de manga


Eu pertenço ao quadro dos aventureiros, gosto de experimentar de tudo um pouco. Tenho árvores de quase todo o tipo e agora estou nas experiências novas, as árvores tropicais. Neste momento tenho árvores de abacate, manga, anona, feijoa, arraça e goiaba. A única que me brindou com fruta foi a manga, a qual se vê na foto, também têm a vantagem de ser comprada enxertada. As outras aínda são jovens e foram originadas com sementeira caseira.

Esta árvore de manga não foi a minha primeira experiência, já tive uma outra mangueira, também ela enxertada que me brindou com quatro deliciosas mangas. Sobreviveu dois anos, até que um inverno demasiado rigoroso a destruiu. Anda era jovem e frágil, descuidei-me e numa só noite ela ficou irrecuperável.

Agora tenho cuidado redobrado, Plantei a nova planta de manga num vaso maior, envolvi-a com manta térmica e coloquei-a num local protegido, debaixo de um telheiro. Já passou por dois Invernos, com noites bastante frias e com camadas de geada consideráveis, até agora agora resistiu e aínda me brindou com duas produções dos maravilhosos frutos que colho em Novembro. No primeiro ano produziu duas mangas, no segundo produziu 5. Vou manter a minha mangueira em vaso por mais uns anos e quando ela adquirir mais resistência e robustez, talvez a planta no solo, mas até lá vamos vendo. Para já as minhas certezas vão para as características das mangas produzidas em casa, com uma qualidade superior às compradas e com um gosto incomparável.

Gostaria muito que partilhassem as vossas experiências e a vossa opinião sobre o assunto. Aguardo ansiosamente pelos vossos comentários.

14 comentários:

  1. Gostaria de saber como se poda, pois eu tenho uma Manga mas nunca deu fruto

    ResponderEliminar
  2. Olá . Sou Andrea e também conseguir na minha casa umas quantas mangueiras através das sementes,a mais velha tem 4 anos e ainda não deu frutos...estou a procura de mais informações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que enxertar a mangueira.
      De semente demora 7 anos.

      Eliminar
    2. Demora até 7 anos, tenho uma com 4 anos que já frutificou (Açores)

      Eliminar
  3. Olá. Tenho um Zapote há vários anos, nos últimos 3 anos tem frutificado mas os pequenos frutos não tem resistido aos Melros que os destroem. Tenho também 1 Araçás Amarelo, Araçás Vermelho que tem carregado todos os anos. Tenho também 3 Feijoas que este anos estão mais carregadas que no ano passado. Um Mango em vaso que se está a desenvolver muito bem espero que frutifique no próximo ano. Todas as experiências que já fiz com Mangos plantados na terra todos acabaram por morrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podes cobrir a árvore com uma rede própria que há contra os pássaros

      Eliminar
  4. Bom dia
    Pode sff informar onde adquirir mangueiras já exertadas
    Cumps
    Fernando Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho arvores de manga, neste momento tenho uma manga de quase 1.5 kg para colher. As arvores teem 3 anos.
    Pode pesquisar no facebook por horta no apartamento.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. não é necessário inxertar a mangueira para ela produzir ?

    ResponderEliminar
  7. No Algarve há muitas mangueiras e papaeiras que dão frutos, em Vilamoura mesmo em frente ao Hotel Four Seasons, na Rua da Holanda, há 2 mangueiras diferentes no passeio que dão muitas flores em Maio e frutos em Agosto/Setembro e ambas têm cerca de 2m e picos de altura, em Albufeira numa zona chamada Vale de Carro há uma vivenda com cerca de 6 mangueiras enormes e frondosas que dão muitos frutos, nos jardins do Hotel Four Seasons há muitas goiabeiras. Entre Almancil e a Guia há muitas papaeiras, mangueiras, anoneiras, bananeiras, goiabeiras, abacateiras e alguns litchies. As papaeiras nesta zona geralmente vejo-as com papaias o ano inteiro mas em Maio/junho é quando amadurecem. A feijoa e araçá ou (goiaba da India) há muitas nos jardins do Parque Expo no penúltimo quarteirão junto à torre onde há muitas bananeiras mangueiras maracujareiros e inhames, onde também vejo mangueiras é na Charneca da Caparica e Cascais. As mangueiras enxertadas dão frutos ao fim de 2 anos, as restantes só após 5 a 6 anos. Se um dia forem ao sul de Espanha ocidental, na zona de Málaga em Torre Del Mar de Lagos até Torrox, existem as maiores estufas de frutos da Europa, mangas muito doces, papaias enormes e mais doces que as tropicais, anonas, goiabas, litchies, abacates etc... é um local digno de ser visitado para quem gosta um pouco de agricultura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu na zona de Faro no Algarve plantei uma manga tommy e uma sensação já enxertadas à uns 4 anos, uma deu 5 frutos e a outra 6 logo no 1.º ano, a sensação partiu-se no enxerto e rebentou no bravo, rebentou com uma força tal que no 2.º ano atingiu um pouco mais de 3 metros e deu umas 120/130 mangas mas um mais pequenas, este ano que passou deu umas 160/170 e com o aspecto da manga espada, enquanto a tommy somente tem dado 7/8, já este ano vai carregar. Há 2 anos plantei uma osten e deu 6 no 1.º ano, plantei tb uma Kent e deu 12 belos frutos no 1.º ano, agora já plante mais duas osten e duas kent. Já quanto à sensação que se partiu e agora está com 5 troncos grandes não sei se a enxerto ou não porque todas as que tenho são muito pouco fibrosas e esta tem um pouco mais, só que dá muitas.

      Eliminar
  8. Olá, gostaria de saber se já passou as mangas para um local definitivo e se a manga ao atingir cerca de 3/4 anos e atingir algum porte ainda é necessário proteger contra a geada (não sei se aquela manta térmica branca, muito leve é a mais adequada, já agora o que utiliza?)
    Tem também algum conhecimento sobre a Lichia, se acha que é melhor proceder como está a fazer com a manga em vaso e posteriormente passar para um local definitivo?

    ResponderEliminar
  9. Manga é uma fruta típica aqui do nordeste brasileiro, parte mais quente do país e próximo ao mar, acredito que o Algarve seja o melhor local para plantar, pois possui clima semelhante ao sul brasileiro (parte mais fria do Brasil).
    Mangueiras sem enxerto produzem frutos, porém levará mais tempo...5, 7 ou até 10 anos p/ o primeiro fruto.
    São árvores enormes dependendo da espécie, então precisa de bastante espaço, suas raízes são muito profundas, então não plantem muito próximo a casa (vivenda).
    Proteger contra geada acredito q seja bom, pois no nordeste brasileiro não há geadas e as temperaturas no inverno são em média 22°.
    Boa sorte a todos! Espero que consigam bons frutos! (E que consigam entender o meu português BR. rsrs)

    ResponderEliminar
  10. Boa noite gostaria de Adquirir uma arvore mangueira em Portugal podem me informar onde?



    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...