1.14.2014

Adubos naturais

Fazer fertilizantes

Ter plantas bonitas e saudáveis com poucos gastos não é difícil. A solução pode estar na cozinha, no jardim e na horta.

5 adubos naturais à sua mão


Os adubos naturais são a solução mais segura, mais fácil, mais barata e podem ser aplicados em todas as plantas ornamentais ou na horta.

Cascas de ovo

As cascas de ovo são uma excelente fonte de cálcio e potássio. Portanto da próxima vez que usar ovos não deite a casca fora. Deve-se secar as cascas e depois de secas devem-se reduzir a pó. Depois é só aplicar este pó à volta da planta.
Também se pode optar por adubo liquido, para tal fervem-se durante alguns minutos, cerca de 20 cascas em 3 litros de água. Deixa-se esta mistura em infusão por 8 horas. Retiram-se as cascas e aplica-se nas plantas, preferencialmente uma vez por semana . As cascas retiradas podem ser jogadas na compostagem.


Cinza vegetais

As cinzas vegetais são uma excelente fonte de cálcio, magnésio fosforo e outros elementos essências ao bom desenvolvimento das plantas. Aplicam-se em camadas finas sobre a terra ou sob a forma de calda numa mistura com cal.


Casca de banana

A casca da banana é rica em magnésio, fosforo e potássio. Cortar a casca da banana  em partes pequenas e juntá-los à terra das plantas é a forma mais usual.
Também se pode triturar a casca de 5 bananas com 1 litro de água e regar as plantas com esta calda.

Borras de café

As borras de café são uma excelente fonte de  potássio, zinco, magnésio, ferro, enxofre entre outros.
Deve-se usar uma parte de café com 4 partes de água e regar as plantas 1 vez por semana.

Urtigas

O fertilizante de urtiga é rico em azoto, potássio, magnésio, silício, ferro e macro nutrientes.
Introduzir 1 kilo de urtigas em 10 litros de água, deixar macerar na água por 2 ou três dias. Deve ser usado à razão de 1 lt de caldo para 10 litros de água.


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...