Adubos e fertilizantes naturais

Adubos e fertilizantes naturais

 Acrescentar adubos ou fertilizantes aos canteiros ou aos vasos, têm como finalidade favorecer o crescimento, a saúde e a frutificação das plantas.Ter plantas bonitas e saudáveis com alternativas naturais e econômicas, não é difícil, a solução é bem simples e pode estar na cozinha, no jardim ou na horta.

5 alternativas de adubos naturais e econômicos


Os adubos naturais são a solução mais segura, mais fácil, mais barata e podem ser aplicados em todas as plantas, sejam da horta ou do jardim

Fertilizante de casca de ovo


As cascas de ovo são uma excelente fonte de cálcio, fosforo e potássio. Portanto da próxima vez que usar ovos não deite a casca fora.
Seque as casca de ovo, ao sol ou no forno. Depois de secas triture-s num almofariz ou num liquidificador. Espalhe sobre a terra à volta da planta, elas vão agradecer. Leia mais: Uso da casca de ovo na horta

Poderá igualmente preparar um adubo liquido. Ferva o pó de 20 cascas de 20 cascas de ovo em 3 litros de água, por alguns minutos. Depois deixe a mistura em infusão por 8 horas. aplique nas plantas uma vez por semana.

Fertilizante de cinza vegetais


As cinzas vegetais são uma excelente fonte de cálcio, magnésio fosforo e outros elementos essências ao bom desenvolvimento das plantas. Aplicam-se em camadas finas sobre a terra ou sob a forma de calda numa mistura com cal. Leia mais:
As vantagens da cinza na agricultura
Água de cinza e cal

Fertilizante de casca de banana


A casca da banana é rica em magnésio, fosforo e potássio. Corte a casca da banana  em pequenas porções e junte-as à terra das plantas.
Também pode triturar a casca de 5 bananas com 1 litro de água e regar as plantas com esta calda.

Adubo de borras de café


As borras de café são excelentes para nutrir as plantas, contém nitrogénio, potássio, zinco, magnésio, ferro, enxofre entre outros.
Deve-se usar uma parte de café com 4 partes de água e regar as plantas 1 vez por semana. Cuidado, elas podem acidificar a terra, em plantas sensíveis à acidez, junte casca de ovo ou cinzas.

Fertilizante de urtiga


O fertilizante de urtiga é rico em azoto, potássio, magnésio, silício, ferro e macro nutrientes. Além da ação fertilizante, a urtiga também possui propriedades protetoras, sendo uma boa auxiliar no combate a pragas.
Introduza 1 kilo de urtigas em 10 litros de água, deixar macerar na água por 2 ou três dias. Deve ser usado à razão de 1 lt de caldo para 10 litros de água.
Leia mais: Benefícios do uso das urtigas na horta.

5 comentários:

  1. Gostei da matéria já fiz uso algumas vezes

    ResponderEliminar
  2. Aconselho para cultivo do Broculo é fonomenal!!!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada queridos amei as vossas ideias estava mesmo a precisar para o meu jardim vou ja experimentar e direi o resultado, Muito Obrigada.

    ResponderEliminar