Como fazer compostagem domestica

Como fazer compostagem domestica

"Na natureza na se cria, nada se perde, tudo se transforma"

A sustentabilidade ambiental é, sem dúvida alguma, um dos principais desafios da nova geração. Há procedimentos que estão ao alcance de todos e são um grande contributo para reduzir a pegada ecológica: a separação de resíduos e a compostagem doméstica.
A compostagem caseira é um processo ecológico sustentável que permite reduzir o volume de lixo que vai para os aterros, previne a contaminação do meio ambiente e dos lençóis freático. Como prémio obtém-se um adubo natural e económico rico em nutrientes essenciais ás plantas, uma excelente alternativa aos fertilizantes químicos.

Transforme o seu lixo em matéria orgânica 


A técnica é simples e não requer grandes conhecimentos técnicos, envolve o controle da decomposição dos resíduos orgânicos e transforma-os num adubo natural. O processo dá-se com a decomposição e fermentação de resíduos por ação dos microrganismos, que na presença de oxigênio resulta num composto orgânico.

Neste procedimento relativamente simples, só tem de juntar resíduos verdes a resíduos castanhos de um modo equilibrado para obter um material orgânico com aspeto de terra. É fundamental ter a maior diversidade de resíduos possível, numa proporção igual de verdes e castanhos.
São considerados resíduos verdes materiais com frescos com bastante humidade como exemplo: folhas verdes, frutas, aparas de relva, flores, ervas e plantas sem sementes, vegetais, borras de café, entre outos
Os resíduos castanhos são os materiais vegetais com pouca humidade como: folhas secas, palha, aparas de madeira, serradura, entre outros.

O local escolhido deve ser á preferencialmente à sombra, com um ponto de água por perto, caso seja necessário humedecer o composto. A compostagem deverá sempre ter um bom teor de humidade, mas nunca encharcada. 
Os materiais escolhidos são dispostos em camadas alternadas de resíduos verdes e castanhos, de modo a haver um equilibro que permita um retenção de calor entre os 60º a 70º. Revire periodicamente a pilha é essencial um bom arejamento, sem oxigénio os microrganismos não sobrevivem e eles são essências para a transformação dos resíduos orgânicos. 
O composto fica pronto ao fim de 2 a 12 meses dependendo dos materiais usados. Saberá que o composto está pronto, quando este apresentar a cor castanho escuro, uma textura granulosa e o cheiro agradável a terra.

Vantagens da compostagem


Elimina os organismos patogênicos, reduzindo assim a propagação de doenças.
Elimina as sementes ou outros órgãos de propagação de infestantes.
Mais rapidez na transformação dos materiais em matéria orgânica.
Um resultado mais equilibrado, devido aos vários tipos de materiais usados.
Melhora a estrutura do solo, a circulação da água e do ar no mesmo, a penetração as raízes das plantas e diminuir os riscos de erosão. 
Torna o solo menos sensível às secas por aumentar a sua capacidade de retenção de água.
É excelente fonte de nutriente: azoto, fosforo, potássio e inúmeros micro nutrientes, além de melhorar a capacidade de retenção destes elementos.
Aumenta a capacidade biológica e favorece a sobrevivência de inúmeros microrganismos essenciais ao solo e ás plantas.

Materiais que pode adicionar à compostagem


  • Lixo doméstico, praticamente todo o lixo orgânico da cozinha pode ser utilizado em compostagem, excluindo restos de carnes ou peixe por atraírem vermes, moscas e resultam em maus cheiros.
  • Estrumes dos animais (O valor do estrume)
  • Podas das árvores e arbustos, difíceis de serem degradados, mas em contrapartida deixam as pilhas volumosas e facilitam a penetração do ar.
  • Relva do jardim e folhas
  • Palhas ou fenos em pequenas quantidades.
  • Serradura, apresentam uma degradação bastante lente, convém alterná-las com elementos mais acelerados como esterco.
  • Papeis e cartão, excluindo os papeis coloridos devido às tintas tóxicas e não biodegradáveis.
  • Cinzas são uma ótima fonte de potássio e fosforo (Principais propriedades da cinza)
  • Penas, são muito ricas em nitrogênio.

Materiais que deve evitar na pilha de compostagem


  • Gorduras
  • Madeiras tratadas ou envernizadas
  • Lacticínios e todos os derivados
  • Carne
  • Peixe e marisco
  • Restos de plantas doentes
  • Medicamentos
  • Plantas tratadas com produtos quimicos

    2 comentários:

    1. Boa tarde!
      Faço compostagem diretamente no solo, e tapo com plástico mas dos lados não tapo totalmente para receber oxigênio. Estarei a fazer bem?
      Desde já obrigada pela atenção...

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Pode abrir uma pequena vala no solo, encher com os produtos a composto (restos batata,cenoura, erva....) Cobre com terra se estiver muito calor de vez em quando regue de forma a não encharcar, vai ver que passado alguns meses e matéria orgânica.

        Eliminar